Como ter um jardim de borboletas em casa: plantas, cuidados e mais dicas
Se você viu um jardim cheio de borboletas em outra casa e quer ter uma igual, nós lhe diremos quais plantas você deve cultivar para atrair esses visitantes coloridos. Mas por que apostar nesse tipo de jardim? Porque é um ecossistema de borboletas e outros tipos de polinizadores, então o planeta agradece.
A chave está naquelas plantas que produzem muito néctar e na implementação de alguns truques para tornar seu jardim interessante para esses insetos. Continue lendo para saber mais!
Assim você poderá ter um belo jardim de borboletas em casa!
Para ter aquele jardim de borboletas que você sempre sonhou, você deve seguir alguns passos simples, mas necessários. Eles vão desde o estudo de espécies nativas de borboletas até a escolha de plantas e onde colocá-las. A seguir, contamos todos os detalhes.
1. Identificar as espécies nativas de borboletas
Cada país, mesmo cada cidade ou vila, tem características especiais e diferentes. Da mesma forma, e dependendo dessas condições, existem espécies nativas de determinadas áreas e você deve identificá-las.
Você pode fazer essa pesquisa com informações online, pesquisando em bibliotecas ou visitando uma , se tiver a sorte de morar perto de uma. Você também pode encontrar dados sobre as espécies de flores que essas borboletas endêmicas preferem e iniciar essa seleção com base nos dados.
2. Prefira plantas que tenham muito néctar
A base da alimentação das borboletas é o néctar que retiram das flores dos jardins e dos espaços verdes que ainda existem no planeta. Embora gostem de néctar em geral, existem algumas espécies da flora que o apreciam mais do que outras, então você deve apostar nessas.
Entre suas preferências também estão flores de cores vivas e muito brilhantes. Algumas das plantas que as borboletas mais gostam são as seguintes:
- Echinacea purpurea: é nativa da América do Norte e um ingrediente em medicamentos comerciais, com flores grandes e coloridas em rosa e roxo. Possui tubulares centrais de tom amarelo.
- Asclepias: é uma planta que pode crescer até um metro de altura e com flores que aparecem no topo em buquês entre 10 e 20 flores. Elas variam entre as cores amarelo e laranja.
- Lantana achyranthifolia: é uma planta que se parece muito com o trevo, mas tem folhas roxas bem marcantes. Quando o sol se põe, suas folhas se fecham e, de fato, ao longe parecem asas de borboleta.
- Calêndula: é uma planta que dá uma flor laranja e é até utilizada para consumo humano na forma de infusão.
- Cosmos: Também conhecida como flor de verão, pode crescer entre dois e cinco metros de altura. Suas flores nascem na ponta de seus caules, em cores como rosa brilhante, o que as torna muito marcantes.
Como você pode imaginar até agora, parece que as cores favoritas das borboletas são roxo, rosa, laranja e amarelo. Além disso, há algo comum nas plantas descritas e é que elas têm uma fragrância que também atrai.
3. Você deve variar as alturas e formas das plantas
Ao escolher as plantas para o seu jardim de borboletas, você também deve pensar em ter diferentes alturas e formas em suas folhas e flores. Assim, as borboletas estarão mais propensas a sentir interesse e querer buscar comida e abrigo ali.
Precisamente para isso, você deve deixar, na medida do possível, uma área onde a grama e outras cresçam naturalmente. Isso vai complementar naturalmente as plantas que você vai plantar.
4. Escolha um local no jardim que receba no mínimo seis horas de sol
O sol fará com que as espécies que você escolheu para criar seu jardim de borboletas cresçam melhor e brilhem muito, sendo mais atraentes para os polinizadores. Assim, garanta que o espaço escolhido tenha no mínimo seis horas de sol e seis horas de sombra.
A outra razão importante para garantir isso é que as borboletas são de sangue frio. Portanto, elas exigem descanso em um espaço quente.
5. Crie um abrigo para borboletas
As borboletas não virão ao seu jardim se houver ventos fortes que movam as plantas. Elas precisam de estabilidade durante a alimentação; caso contrário, elas gastam muita energia para se manterem.
Você pode pensar em colocar o jardim ao lado de uma parede ou construir uma cerca de madeira.
6. Adicione pedras para as borboletas descansarem
Nas flores, as borboletas vão se alimentar e depositar seus ovos. Embora também se apoiem sobre elas, você pode complementar o jardim com algumas pedras grandes e de arestas planas para que tenham um espaço para para descansar e se aquecer.
Por isso é importante que você coloque as rochas onde recebam seis horas de sol direto. Principalmente se esse horário ensolarado for à tarde.
7. A água é muito importante
As borboletas precisam de água para beber, por isso é conveniente criar um espaço onde a terra esteja sempre úmida, pois assim absorvem a água. Elas preferem este método e não uma fonte.
Faça um pequeno buraco no chão e mantenha-o úmido. Adicione água sempre que secar. Se não houver espaço suficiente, coloque um pouco de areia com água em um pires.
8. Deixe-lhes comida extra no jardim
Além das flores, você pode deixar pedaços para elas, como abacaxi e laranja. Coloque uma bandeja onde eles ficam expostos para sua diversão.
Outra opção é colocar um comedouro É um implemento que você pode comprar em uma loja especializada.
Você também pode fazer comida de borboleta com água e açúcar. Você coloca uma parte de cada coisa, deixa a mistura ferver e, quando estiver frio, oferece no comedouro.
Seu jardim de borboletas está pronto!
Ter um jardim de borboletas em casa não é tão difícil quanto você imagina. Basta escolher muito bem as flores que elas gostam, plantar em uma área estratégica e pensar em protegê-las e alimentá-las.
Agora, se você seguir os conselhos dados, logo verá como seu jardim recebe a visita desses insetos e outros polinizadores. Com certeza você também receberá a visita de abelhas e beija-flores.
Fonte: melhorcomsaude