Se realmente queremos viver em um mundo mais sustentável, a reciclagem precisa ser cumprida à risca, reaproveitando o máximo que pudermos do que descartamos diariamente. Para incentivar essa prática, a cidade de Cluj-Napoca, na Romênia, teve uma ideia genial: permitir que os moradores troquem lixo reciclável por passagens gratuitas de ônibus!
Para ter direito ao transporte 100% gratuito, o cidadão precisa entregar 15 recicláveis. Quantidades menores também são aceitas, só que o desconto em cima do preço do bilhete é parcial.
O primeiro ponto de coleta foi inaugurado em agosto de 2022 e funciona de maneira muito simples. Primeiramente, a pessoa precisa lavar em casa o material que vai descartar (você já deve ter visto gente colocando um recipiente todo emporcalhado no lixo reciclável, mas não é uma prática correta).
‘;
({ {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734//Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
São aceitas embalagens com no máximo 3 litros. No local de entrega, o morador deve inserir cada item um por um no contêiner, que é processado por máquinas com sensores inteligentes.
A população abraçou a proposta, separando corretamente embalagens de plástico, alumínio, metal e vidro. Ou seja, um sucesso!
A medida tomada pela cidade de Cluj-Napoca também tem o objetivo de estimular as pessoas a usarem ônibus em tempos de inflação e de combustíveis mais caros por conta da guerra da Ucrânia.
Sem falar no fato de que mais gente andando de transporte coletivo é sinal de menos veículos de uso individual (como carros e motos) liberando gases poluentes.
Funcionaria no Brasil?
Segundo o site , iniciativas como essas também já foram implantadas em países como Itália, Lituânia e Indonésia, apresentando resultados animadores. A gente fica aqui pensando: que tal o Brasil copiar essa prática?
Uma boa ideia talvez seja começar com cidades pequenas do interior, nas quais, teoricamente, seria mais fácil de organizar um sistema semelhante. Dando certo, poderíamos ir expandindo para as cidades de médio e grande porte. Com certeza, seria uma grande vitória para a sustentabilidade e o meio ambiente!
Mas, voltando para Cluj-Napoca, você sabia que não é a primeira vez que a cidade aparece aqui no Awebic? Há alguns anos, ela foi destaque por outro projeto INCRÍVEL: teve o valor da passagem isento de cobrança.
Isso, com certeza, seria bem-aceito por aquelas pessoas que amam livros e estão sempre com um em mãos para lá e para cá. Cluj-Napoca parece mesmo ser uma cidade à frente do seu tempo com essas políticas, não é mesmo? Dá até vontade de marcar uma viagem para lá, arrumar as malas e ir conhecer.
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic