Resiliência, determinação e muita força de vontade é o que define a história contada hoje. Lucas Nunes da Silva, de 26 anos, que até então era catador de materiais recicláveis, nunca deixou de sonhar com o dia em que ingressaria em uma universidade.
Apesar de ter uma rotina cansativa, trabalhando como catador de materiais recicláveis, o jovem nunca desistiu e sempre teve o apoio dos pais. Morador de Recanto das Emas, no Distrito Federal, Lucas conseguiu ser aprovado em 2 graduações públicas, além de 4 residências.
A trajetória estudantil do rapaz, reflete a realidade de muitos brasileiros. Todo o ensino de Lucas foi feito em escolas públicas e sem muitos recursos para investir. Ao fazer 18 anos, o jovem precisou começar a trabalhar, para ajudar nas despesas de casa.
É através desta realidade que Lucas consegue nos passar uma mensagem de superação e fé.
Estudar sempre foi uma prioridade para ele…
Mesmo com uma jornada exaustiva, que iniciava às 5 da manhã e encerrava às 11 da noite, Lucas sempre encontrou formas para estudar. Ele também pode contar com o incentivo de outras pessoas, que doavam livros e compartilhavam conhecimento.
“Sempre soube que era a única forma de ascender socialmente. Meus pais me mostraram que essa era a melhor alternativa para mudar de vida. Então, quando saí da escola tive que trabalhar, mas continuei estudando. Estudava no ônibus e nas madrugadas, também consegui muitas doações de livros. As pessoas se impressionam, mas eu me acostumei com essa rotina”, afirma Lucas.
A recompensa por todo o esforço…
Não dá para negar que Lucas precisou enfrentar alguns sacrifícios até que fosse recompensado. Essa recompensa chegou em forma de aprovação para o curso de enfermagem, na Escola Superior de Ciências da Saúde.
O jovem se formou no ano passado e já conquistou 4 vagas para residências espalhadas pelo Brasil. Em uma delas, na Universidade Federal de Goiás, Lucas alcançou o primeiro lugar. O jovem também teve a aprovação no Exame Nacional de Residência, em Belo Horizonte.
Os caminhos de Lucas atualmente…
Hoje em dia, o jovem se orgulha em dizer que está finalizando a segunda graduação. Dessa vez, na área de educação física, pela Universidade de Brasília. Ele também se destaca no quadro de funcionários do Hospital Regional da Asa Norte.
Os planos para o futuro…
E é óbvio que alguém com uma história tão bonita, não iria se contentar apenas com essas conquistas. Lucas já entendeu que é capaz de coisas extraordinárias e pretende unir suas 2 profissões no futuro.
“Durante a infância eu sonhei em ser jogador de futebol, mas não deu certo. Então eu realizei esse sonho cursando educação física. No futuro, pretendo abrir uma clínica e juntar as minhas duas profissões de enfermeiro e educador físico”, completa Lucas.
Fonte: Metrópoles
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic