Por
Em 07.03.23
Dona Dalva é diarista e mora há muitos anos na Vila Matilde, em São Paulo, mas sua casa tinha sérios problemas de estrutura e precisava passar por uma reforma. No início de 2014, o imóvel começou a ruir, a necessidade de transformação era urgente e os recursos eram poucos. Apesar disso, os arquitetos da Terra e Tuma aceitaram o desafio de renovar a construção com agilidade e sem ultrapassar o orçamento enxuto da proprietária, cerca de R$150 mil. Conheça o projeto, que inclusive foi premiado, e surpreenda-se:
Publicidade
“Utilizamos nossas recentes experiências com estrutura e blocos aparentes, para viabilizar uma obra de baixo custo, com maior controle e agilidade. Após a etapa de demolição, a obra pôde ser concluída em 4 meses”, explicam os profissionais.
Outro desafio para os arquitetos era o lote da residência, um terreno estreito de 4,8m de largura com 25m de profundidade. Apesar do pouco espaço disponível, eles planejaram uma residência de 95m², que conta com sala, , cozinha, área de serviço e duas suítes. Para a conexão dos ambientes da casa, foi feito um pátio com um na área central da casa, que ajuda a iluminar e ventilar o interior de forma natural.
Relacionadas
Os blocos de concreto cumprem tanto a função estrutural, quanto a de vedação na construção. A opção por deixá-los aparentes também ajudou na economia e garantiu um visual simples e moderno para os ambientes.
No pavimento superior, fica uma das suítes que foi planejada para receber visitas. Além disso, na área sobre a laje foi feita uma pequena . Esse é um espaço que futuramente pode ser coberto e utilizado para uma ampliação da casa.
Além de garantir melhores condições de vida para Dona Dalva, a casa foi um marco no ano de 2016 e levou o prêmio de melhor construção pelo Archdaily. Sobre o projeto, os arquitetos afirmam que foi “uma solução simples, resultado de um processo longo, complexo e gratificante”. Aproveite e conheça uma .
Fonte: tuacasa