Imagine uma casa luxuosa de praia, situada em um penhasco com vista para o Oceano Pacífico, onde a força das ondas do mar batem constantemente nas rochas. Parece um sonho, certo? Mas essa é a realidade da Casa Acantilado, projetada por Zozaya Arquitectos.Localizada na baía de Zihuatanejo, no litoral do México, a construção é um exemplo da arquitetura integrada perfeitamente à natureza. Conheça o projeto e deslumbre-se com uma construção e vista de tirar o fôlego.
Antes de tudo, é importante mencionar que “acantilado” significa “penhasco” em espanhol. Ela está situada justamente em um extenso rochedo com diversas espécies de aves que constroem seus ninhos nas encostas. A propósito, um farol vizinho é uma importante referência para os pescadores.
Entrada pela área superior
A casa no penhasco possui um terreno íngreme, assim, para acessá-la, é preciso subir até o topo, uma vez que não há outro caminho. Não tem uma porta de entrada, mas há uma cobertura generosa de palha que abriga a área social e proporciona uma visão deslumbrante do Pacífico e das falésias ao redor.
Produção local
A casa foi construída seguindo a técnica vernacular, que prioriza o uso de materiais e conhecimentos locais. A estrutura é feita principalmente de pedra, madeira e folhas de palmeira. Os arquitetos implementaram métodos tradicionais de ventilação cruzada e utilizaram materiais frescos para reduzir o consumo de energia.
Conexão com o oceano
A piscina com borda infinita oferece uma conexão direta com o oceano e faz parte da estrutura principal. Além disso, está suspensa sobre colunas cilíndricas de concreto e apresenta tons de azul, que se misturam harmoniosamente com o movimento das ondas do mar.
Pedra sobre pedra
A sala de estar e jantar oferecem uma perspectiva espetacular do deck, que contorna a propriedade e a piscina infinita. As paredes com acabamento de concreto exposto, presentes tanto na área interna quanto externa, conferem uma imponência à residência, o que lembra a robustez das muralhas de uma fortaleza.
Luxuosa conexão
Uma grandiosa escadaria de concreto conecta o espaço social superior ao saguão do térreo, oferecendo acesso aos quatro quartos da casa. Eles dividem uma área comum aberta, que se integra ao ambiente natural, e proporcionam uma bela vista para o horizonte do oceano.
Vista privilegiada
Cada quarto possui sua própria varanda e, graças ao ângulo em que a casa foi construída, é possível contemplar paisagens panorâmicas do Pacífico. Decorados com artesanato local e móveis feitos à mão, os espaços de descanso são autênticos e complementam perfeitamente o ambiente tropical.
Tesouro escondido
Ao descer por uma sequência de degraus de concreto, encontra-se uma segunda piscina da casa, que se assemelha a uma gruta.
Com harmonia e respeito ao meio ambiente, a casa no penhasco mostra que projetos arquitetônicos podem estar onde você menos imagina. Com uma proposta inovadora e sustentável, a “casa invisível”, construída no deserto da Califórnia, também é uma obra de arte.
Fonte: tuacasa