Mais de 80% da população brasileira tem alguma crença. A participação em missas, cultos e rituais é uma parte importante da rotina daqueles que escolhem viver a fé em meio às suas comunidades religiosas. Mas, para muitos idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção, essa rotina já não é mais possível. E é por meio da TV que eles continuam a exercer a sua fé, com programação ainda mais ampliada após a chegada da nova parabólica digital.
Esta é a realidade da pensionista Julieta Teixeira de Andrade, de 82 anos. Por muito tempo, ela frequentou a igreja católica, mas, com problemas de saúde, não consegue mais ser ativa como antes. E foi na TV que ela encontrou uma forma de continuar a alimentar sua crença. A rotina começa cedo, às 5h Julieta assiste à primeira missa da manhã e intercala entre canais para rezar o terço e ouvir palestras de todos os lugares do país durante o dia. Julieta reside com sua filha, Renata Teixeira de Souza, de 46 anos, esteticista, que nem sempre consegue estar presente para a mãe, que precisa de cuidados.
“Acompanhar aos canais religiosos dá a ela uma sensação de ocupação, já que costumava ser muito ativa na igreja, frequentando missas e estando presente dentro da comunidade religiosa. Agora, ela se atém às missas por meio dos canais da nova parabólica digital e criou uma rotina para si com auxílio da programação religiosa”, contou a filha.
Renata disse ter sido informada sobre a disponibilidade para a substituição da antena antiga pela nova parabólica digital por meio das redes sociais, e agendou a troca com a Siga Antenado pelo site da entidade. “Perder o sinal da tv afetaria muito a minha rotina, eu preciso de um ponto de escape para que possa trabalhar tranquilamente. Tenho minha mãe dentro de casa, que precisa estar sempre assistida e a TV é a ‘companhia’ dela para esses momentos em que não posso estar presente”.
Renata completa que, depois da substituição da antena, tudo mudou para melhor. “Ficou uma maravilha! Os canais pegam super bem, com ótimo som e imagem, e tem até mais opções de canais. Para mim, era uma necessidade fazer essa troca e eu super recomendo para quem ainda não fez”, contou.
Sobre a Siga Antenado
A Siga Antenado é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que está substituindo gratuitamente as parabólicas tradicionais por parabólicas digitais para famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é garantir que essas famílias continuem tendo acesso aos canais de TV aberta com uma qualidade superior de imagem e som.
Desde o início do projeto, mais de 42 mil kits com a nova parabólica digital foram instalados em todo o Estado de Mato Grosso, e mais de 4,3 milhões em todo o país. A substituição traz diversas vantagens, incluindo a oferta de mais de 80 canais gratuitos, entre eles, diversos canais regionais.
Como Participar
Famílias interessadas em realizar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital devem entrar em contato com a Siga Antenado pelos canais de atendimento disponíveis: o site www.sigaantenado.com.br ou o telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp. Entre os pré-requisitos, é necessário ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e funcionando. O beneficiário deve informar seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e, então, marcar a data de sua preferência para que a instalação seja realizada.
Fonte: obomdanoticia