O cabelo é um dos maiores cuidados e atos de afirmação que uma mulher costuma ter. O que pode parecer futilidade para muitos é, na verdade, uma forma de se empoderar e reconhecer as suas origens e raízes – em especial quando se trata de mulheres negras.
No entanto, anos de opressão fizeram com que muitas pessoas pretas tivessem vergonha e escondessem o seu afro hair e os cachinhos maravilhosos.
Um desses casos é o de Jesuína que passou por uma transformação incrível recentemente. O trabalho foi feito pela cabeleireira e especialista em cachos Taísa Arruda, natural de Rondônia e que atualmente atende em Porto Velho e São Paulo.
O passo a passo foi postado no Instagram da profissional e rapidamente viralizou, gerando comentários e relatos emocionantes dos internautas.
“Me emocionei com a reação dela e da filha, que coisa mais linda”, escreveu uma seguidora. “Eu não estava preparado mesmo. Eu acho lindo demais ver a reação dessas mulheres conhecendo a verdadeira identidade delas. A minha mãe tem o cabelo cacheado/crespo (não dá para dizer porque está sempre com química) e o meu sonho era que ela passasse por essa transformação, mas ela é muito resistente”, comentou um internauta. “Amei não é só um cabelo, vc está devolvendo a ela auto estima”, enfatizou outra.
No vídeo, Thais explica que Jesuína vivia de cabelos presos, o que danificava os fios e os deixava ressecados e sem formato. O objetivo, como explica a profissional, não é apenas fazer um corte novo, mas explicar para a cliente como cuidar das madeixas no dia a dia.
Ver essa foto no Instagram
Para isso, a cabeleireira não economizou nos produtos de reconstrução capilar e apostou em um corte moderno e cheio de camadas. O resultado trouxe lágrimas aos olhos de Jesuína que se emocionou a ver o novo estilo de cabelo!
CUIDADO E AMOR-PRÓPRIO EM PRIMEIRO LUGAR
E quantas Jesuínas, infelizmente, existem por aí! Mulheres que foram ensinadas e achar o seu cabelo e seus traços feios. Mas ainda bem que os tempos mudaram e agora mais e mais pessoas estão tendo a de redescobrir a beleza natural e única que elas possuem.
Se antes as prateleiras dos super mercados e lojas de cosméticos eram quase que exclusivas para cabelos lisos e loiros, agora o que não falta são opções para todas as cores e tipos de cabelos, indo desde fios crespos até cacheados e ondulados. Sem contar o boom de mulheres que abraçaram os seus grisalhos e descobriram a beleza que os cabelos mais maduros possuem!
Jesuína é uma baita inspiração para quem ainda tem receio de assumir os cachinhos naturais e olhar com mais carinho para a beleza incrível desse tipo de madeixas tão incríveis. Afinal, a verdadeira beleza está em uma pessoa feliz e segura de si.
Se você está passando por um processo de transição capilar ou de construção de amor-próprio, saiba que você não está sozinho. E lembre-se: nunca é tarde para começar a se amar!
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.