No evangelho de Mateus, encontramos uma passagem fundamental para compreender a essência do ensinamento de Jesus sobre amar o próximo.
Na verdade, Jesus Cristo, em Mateus 22:34-46, é questionado por um fariseu sobre qual é o maior mandamento da Lei.
Com isso, a resposta de Cristo é reveladora, lançando as bases para o entendimento do amor ao próximo, conforme a Bíblia.
Foi pensando nisso que selecionamos o trecho da Bíblia que fala sobre amor ao próximo para você entender os planos de Deus.
O que a Bíblia diz sobre amor ao próximo?
Amar ao próximo, à luz da Palavra de Deus, não é apenas um mandamento, mas uma manifestação do nosso amor a Deus e uma expressão da nossa fé.
Portanto, devemos ler e reflita na passagem de Mateus 22:34-46 e entender o quanto é poderoso seguir os conselhos de Cristo. Veja o texto a seguir:
Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou: “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?” “É filho de Davi”, responderam eles. Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho?” Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas. (Mateus 22:34-46)
As mensagens de amor encontradas na Bíblia encherão seu coração de amor e esperanças. Aproveite cada momento para buscar mais a Deus.
A resposta de Cristo aos fariseus
É importante notar que Jesus responde ao fariseu, afirmando que o maior mandamento é amar o Senhor, o seu Deus, de todo:
- Coração;
- Alma;
- Entendimento.
No entanto, Cristo não para por aí, e emenda imediatamente, dizendo que o segundo maior mandamento é semelhante ao primeiro:
“Amar o próximo como a si mesmo.”
Logo, essa dualidade na resposta do Filho de Deus é de extrema importância. Isso porque ela estabelece uma conexão intrínseca entre o amor a Deus e o amor ao próximo. Concorda?
Até mesmo os Salmos sobre amor-próprio irão abrir sua mente e fazer você entender o amor de Deus de forma significativa.
O que nos impulsiona a amar?
Amar ao nosso Senhor Todo-Poderoso de todo o coração é o primeiro passo, pois esse amor é a fonte de inspiração e motivação para amar o próximo.
Com isso, quando amamos a Deus sinceramente, isso se reflete em nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor.
Você precisa entender também que o amor a Deus capacita os cristãos a enxergar a imagem de Deus nas pessoas, a reconhecer sua dignidade e valor intrínseco.
Logo, esse amor a Deus impulsiona cada um de nós a amar o próximo de forma incondicional, assim como amamos a nós mesmos.
O que significa amar o próximo como a si?
A verdade é que amar o próximo significa tratar os outros com compaixão, respeito e consideração. Use frases sobre o amor de Deus para entender certas circunstâncias da vida.
Da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados, devemos, então, tratar as outras pessoas, não é mesmo?
Além disso, amar o próximo significa:
- Estender a mão para ajudar os necessitados;
- Perdoar aqueles que erram.
- Ser compassivo diante do sofrimento alheio.
Esse sentimento, na verdade, vai além da proximidade física, é um amor que transcende as barreiras de:
- Raça;
- Religião;
- Classe social;
- Nacionalidade.
Portanto, é um amor que reconhece a humanidade compartilhada de todos e busca o bem-estar e a felicidade do próximo.
Você ama a Deus sobre todas as coisas?
É importante destacar que Jesus Cristo destaca que nos dois mandamentos, se baseia toda a Lei e os Profetas, são eles:
- Amar a Deus;
- Amar o próximo.
Em outras palavras, esses mandamentos são a síntese de toda a mensagem divina contida na Palavra de Deus e você precisa guardá-la no coração.
Uma das melhores formas de aprender aos poucos o amor de Deus para outras pessoas é através de versículos sobre o amor de Deus.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Além disso, quando vivemos de acordo com esses princípios, cumprimos o propósito da Lei, que é promover o amor, a justiça e a paz.
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Quem é o Cristo para você?
Na verdade, é importante notar que a passagem de Mateus 22 termina com uma pergunta de Jesus sobre o Cristo.
Esse questionamento lembra aos cristãos sobre a importância de reconhecer a divindade e a autoridade de Jesus como Filho de Deus.
Logo, esse reconhecimento é fundamental para a compreensão completa do seu ensinamento sobre o amor ao próximo. Busque a Deus também esses versículos para ler antes de dormir.
É um chamado para vivermos de maneira que reflita o amor e a compaixão que Jesus demonstrou durante a sua vida na Terra.
Quando amamos ao próximo como a nós mesmos, estamos seguindo os passos de Cristo e construindo um mundo mais harmonioso e cheio de amor.
…
Você gostou de saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre amor ao próximo? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas lindas palavras de amor e carinho.
Fonte: awebic