Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Bernardo, menino com nanismo, agora faz parte da Turma da Mônica

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Tem novidade na Turma da Mônica! Os quadrinhos que conquistaram gerações inteiras por suas histórias divertidas incluíram um novo integrante: Bernardo, um garoto com nanismo. O mais curioso é que o personagem foi inspirado em um menino da vida real, o Bernardo Hoffman, que mora em Caxias do Sul (RS).

O livro com o Bernardo chama Nosso Amigo com Nanismo e mostra Mônica, Cebolinha, Magali e outros no primeiro dia de aula na Escola Limoeiro.

Eles conhecem o personagem na entrada da sala de aula e, logo de cara, acham que ele é um aluno mais novo devido à sua baixa estatura. A partir da convivência com o novo colega de sala, passam a descobrir mais sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

2024 word1
Bernardo, o garoto que inspirou o personagem da Turma da Mônica (: arquivo pessoal)

O lançamento do livro está previsto para 25 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. A publicação tem 32 páginas ilustradas e será lançada pela editora Culturama, cujo diretor-presidente, Fabio Hoffman, é o pai do Bernardo.

“A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”, disse, ao , , o famoso criador da Turma da Mônica.

2024 word1
Capa Do Livro Com O Novo Personagem (Imagem: Culturama/Divulgação)

Como é a vida de Bernardo

O Bernardo da vida real é aluno do 3º ano do ensino fundamental e concilia os estudos com a música e o futebol, suas grandes paixões. Na escola, o garoto precisou de alguns ajustes em relação à altura dos móveis para que pudesse se adaptar. Sua mãe, Flávia, também faz um trabalho de conscientização para mostrar ao filho que ele não se limita à deficiência.

“A gente sempre procurou deixar claro para ele que o nanismo é um pedaço, é uma característica da vida dele, não é o todo. Ele é o Bernardo teimoso, inteligente, esperto, que gosta disso e daquilo e tem nanismo.

Ele tem muitos amigos, tem uma vida, digamos, normal, mas é óbvio que tem pessoas que vão olhar e apontar. Já passamos por algumas coisas. O mais importante que a gente teve que aprender é o fortalecimento dentro de casa, para que ele possa ir para a rua e conseguir superar essas coisas”, diz a mãe.

e aperte o botão

Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

E é justamente por meio da representatividade que podemos combater o preconceito e dar voz a todas as pessoas Parabéns a toda a equipe da Turma da Mônica pela iniciativa!

O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário

2024 word1

apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.