Os bangalôs oferecem uma atmosfera charmosa e aconchegante. Essas residências são muito desejadas devido ao estilo de construção, com ambientes integrados e ampla área externa. No Brasil, o bangalô é muito popular no campo e em praias, principalmente por oferecer refúgio, sossego e contato com a natureza.
O que é bangalô?
O termo bangalô é tradicionalmente indiano e denomina a residência que pertence a uma só família. Na Índia, a construção é vista como um símbolo de status. Apesar de sua origem, o estilo arquitetônico foi difundido pelos ingleses e americanos. Assim, os bangalôs ficaram conhecidos como casas pequenas de um andar, com varandas que integram o ambiente interno ao externo.
Os bangalôs modernos podem ser de um andar ou um andar e meio. Eles não se limitam às pequenas construções. Geralmente, são construídos com madeira ou estrutura mista, além de terem telhado de palha e estilo rústico praiano. Embora seja popular como casa de campo, praia e hospedagens, o bangalô está cada vez mais presente na área urbana.
Diferença entre bangalô e chalé
É comum o bangalô ser confundido com o chalé. Entretanto, existe uma diferença entre as duas habitações. O bangalô é uma casa térrea, de um andar ou um andar e meio, cercada por uma varanda. A construção é muito popular em lugares quentes.
Já o chalé é uma habitação originária da Suíça, muito comum em lugares frios, com telhado de duas águas (em formato de triângulo). A inclinação da cobertura evita o acúmulo de neve. Além disso, o telhado faz parte da estrutura interna, com modelos que se prolongam até o chão.
15 fotos de bangalô para você construir seu refúgio
Já pensou em passar as férias de verão ou o final de semana em um bangalô aconchegante? Abaixo, confira projetos, com propostas contemporâneas, que valorizam a arquitetura brasileira e o contato com a natureza.
1. O bangalô é ideal para quem gosta de natureza
2. Uma ótima opção de casa na praia
3. E a residência perfeita para aproveitar o sossego do campo
4. A piscina é muito comum nesse tipo de construção
5. O estilo pode ser moderno, com elementos rústicos e naturais
6. Ou uma construção mista, com madeira e alvenaria
7. Vale apostar em um projeto sustentável
8. Um bangalô modesto para quem busca simplicidade
9. Um bangalô contemporâneo para quem busca sofisticação
10. Um bangalô praiano para quem deseja ter os pés na areia
11. Já considerou morar em um bangalô?
12. Há propostas bem rústicas
13. É importante valorizar o entorno
14. A área de lazer com piscina fica perfeita
15. Tenha seu resort particular!
Seja na cidade, na praia ou no campo, há muita procura por casas de temporada. O bangalô é perfeito para se desconectar da vida agitada e aproveitar dias de descanso. Para deixar a experiência ainda mais acolhedora, invista em um projeto com neuroarquitetura, que valoriza as emoções e o bem-estar dos residentes.
Fonte: tuacasa