A celebração da quinta-feira de lava-pés é um costume religioso bastante tradicional na semana santa da Páscoa. Um ato lindo de auxílio ao próximo e humildade, Jesus Cristo nos ensinou uma forma amorosa de cuidar do próximo.
Dando um significado lindo para as comemorações da páscoa na quinta-feira muitos cristãos utilizam da cerimônia de lava-pés para relembrar a trajetória de Cristo passando pela morte e ressurreição.
Um ato de humildade e que significa muito para quem deseja de fato contribuir para o bem-estar do próximo e compartilhar do amor de Deus, na quinta-feira da semana santa é uma data especial e significativa para quem deseja comemorar o verdadeiro significado da Páscoa.
É importante você saber o significado e a importância da cerimônia e celebração da quinta-feira de lava-pés para as festividades de Páscoa e o amor e misericórdia de Deus para com todos nós.
O que significa quinta-feira de lava-pés na páscoa?
São vários os cristãos ao redor do mundo que celebram na quinta-feira de lava-pés o ato de Jesus Cristo de uma idade em lavar os pés dos seus discípulos antes da condenação, crucificação, morte e ressurreição.
Na verdade, a quinta-feira de lava-pés relembra a quinta-feira da semana santa, um momento bastante importante para toda a trajetória de Cristo até a paixão.
É muito importante comemorar todos os dias da semana santa para deixar o domingo de Páscoa ainda mais significativo.
Você pode utilizar desse dia da semana santa para fortalecer seu amor ao próximo e fé em Jesus Cristo, melhorando ainda mais a forma humilde de auxiliar o próximo e compartilhar o mandamento mais importante de Deus: amar o próximo.
Cultive mais do amor e auxílio ao próximo e viva o verdadeiro significado da páscoa para adorar a Deus e relembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário.
Quinta-feira de Lava-Pés na Bíblia
Você pode encontrar da palavra de Deus nos quatro evangelhos principais do novo testamento a passagem que Jesus Cristo lava os pés dos seus discípulos.
Confira a seguir no livro de João capítulo 13 versículo do 1 ao 15 a passagem que detalha a cerimônia da quinta-feira de lava-pés na Bíblia.
Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:1-15)
Oração para a quinta-feira de lava-pés
Amado Deus, graças te dou pela sua bondade, amor e misericórdia. Por cuidar de mim em cada detalhe, mesmo eu pecando, errando e falhando tanto com o Senhor e com as pessoas.
Pai, hoje eu quero reconhecer diante de Ti meus defeitos, reconheço que falho em ouvir, em amar, em perdoar da maneira que deveria.
Sei que minhas atitudes já te magoaram e isso me entristece pois quero demonstrar gratidão a Ti, quero te servir da melhor maneira possível, buscando fazer aquilo que é de Seu agrado.
Também quero ter uma atitude de humildade perante as pessoas, reconhecendo meus erros e falhas com elas para não agir mais desta forma e peço o auxílio do Espírito Santo nisto.
Também peço que me dê humildade para pedir perdão aqueles que eu preciso, que haja sensatez e sabedoria nas palavras que eu proferir.
Oro pedindo que meu coração seja limpo de toda soberba, raiva, má ambição ou ressentimentos. Senhor, por favor, tire todo o peso do meu falar e que de meus lábios saiam palavras que edifiquem.
Já te agradeço também por poder contar com o Senhor em todos os momentos. Meu Deus, teu é o poder, a glória e a honra para sempre.
É no nome de Jesus que eu oro, agradeço e peço que as minhas palavras cheguem como um perfume suave ao Senhor!
Amém!
Confira aqui no Awebic mais conteúdos sobre Páscoa:
- Simplificando o que significa a celebração do Lava-pés na quinta-feira santa para você entender
- Mostramos qual o livro da Bíblia que fala sobre a Semana Santa e a mensagem mais importante dele
- 3 rituais de Semana Santa que não podem passar desapercebidos nesse feriadão
- Palavra de Deus sobre a páscoa: leia essa mensagem antes de dormir
…
Você gostou de saber mais sobre a celebração de quinta-feira de lava-pés para comemorar a Páscoa? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes palavras de bênçãos de Deus.
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic