Aprenda a criar um plano de limpeza semanal perfeito para sua casa
Gostaria de criar um plano de limpeza semanal para sua casa? Às vezes, o trabalho doméstico pode fazer com que você se sinta sobrecarregado. Desordem, sujeira em vários espaços e até maus cheiros estão na ordem do dia.
Por isso, mesmo que seja difícil, é necessário despender algum tempo para realizar a limpeza. Felizmente, existem estratégias simples para realizar essa tarefa de forma mais eficiente, completa e rápida.
O que levar em conta para criar um plano de limpeza semanal?
As casas podem ser muito diferentes umas das outras, assim como os seus habitantes, o seu número de espaços e os seus equipamentos. Tudo isso está ligado ao layout de um programa de limpeza. Portanto, antes de começar a planejar o cronograma perfeito, uma série de condições deve ser levada em consideração.
Os enfatizam que a limpeza e desinfecção da casa são essenciais para prevenir a propagação de doenças.
Disponibilidade
O dia a dia é repleto de ocupações; trabalho, estudo, tarefas de cuidado, papelada, entre outros. Por isso, nem sempre é fácil encontrar um tempo para se dedicar à limpeza. Embora dependa da sua rotina pessoal, é aconselhável reservar entre 30 minutos e 1 hora diária para a higiene doméstica.
Tamanho da família
Um ambiente com uma pessoa não é o mesmo que uma casa com com 4 quartos. É claro que o tempo destinado à higienização está condicionado ao número de metros quadrados a serem trabalhados.
Número de pessoas
Assim como o tamanho importa, o mesmo acontece com o número de ocupantes. Uma pessoa solteira, um casal sem filhos, um casal com 3 filhos ou uma casa com 2 animais de estimação implicam diferentes tarefas de limpeza. Porém, em todos eles é favorável um planejamento semanal que ordene e classifique a tarefa.
Tempo na casa
Outro aspecto a ter em conta é o tempo que se passa dentro de casa. Você trabalha home office ou o espaço fica vazio a maior parte do dia? No segundo caso, a limpeza provavelmente será menos frequente, embora o acúmulo de poeira e sujeira seja praticamente o mesmo.
Diferentes possibilidades para gerar programas de limpeza
Nas tarefas diárias de limpeza, existem ações que devem ser realizadas todos os dias, outras semanalmente e outras mensalmente. Não é necessário limpar profundamente todos os cantos da casa todos os dias, embora seja necessário lavar a louça e varrer a poeira.
Às vezes é difícil decidir por onde começar e também lembrar quais tarefas semanais foram executadas recentemente. Para realizar uma organização em todos os detalhes da limpeza, é aconselhável criar um programa ajustado às disponibilidades pessoais e aos detalhes da casa.
Para isso, é possível destinar 1 hora por dia para a tarefa geral, distribuindo entre 10 e 15 minutos para cada ação específica. Ou seja, 15 minutos para varrer, 15 para esfregar, outros 15 para limpar a cozinha e o mesmo para o banheiro.
Nessas tarefas diárias, é uma limpeza bastante superficial. Porém, para outros casos pode ser mais funcional distribuí-los por cômodos. O que significa dedicar 1 hora por dia à higienização geral da cozinha. No dia seguinte, 1 hora para o banho, e assim por toda a estadia.
Outras pessoas optam por acumular todas as ações de um único dia da semana.
Exemplos para criar um plano de limpeza semanal
Embora existam várias formas de organizar a limpeza, existem 2 tipos de programas que geralmente funcionam para todos os tipos de residências. Trata-se de subdividir cada dia da semana de acordo com o quarto ou a ação de higiene.
A seguir, descrevemos um possível exemplo para cada programa. Claro, é possível ajustá-lo às necessidades e possibilidades de cada caso.
Programa por tarefa
Uma das opções para organizar a limpeza semanal é realizar cada tarefa em um dia diferente. Desta forma, nenhuma ação é negligenciada, permitindo que sejam distribuídos da forma que melhor se adapte às necessidades individuais.
- Segunda-feira. Varra a poeira e esfregue todos os pisos em cada um dos quartos. Se sobrar tempo, limpe os móveis e dê brilho.
- Terça-feira. Lide com alguns setores específicos, como limpeza e organização da geladeira. Você também pode sacudir e limpar os tapetes (se os tiver).
- Quarta-feira. Cuide da desinfecção nos espaços principais, ou seja, da cozinha e no banheiro. Higienize o forno, micro-ondas e pratos. No banheiro, desinfete o vaso sanitário, a pia e o chuveiro.
- Quinta-feira. Lave as roupas que são mais usadas na semana. Lembre-se que as manchas implicam um processo de limpeza prévio antes de as colocar na máquina de lavar. Além disso, as roupas devem ser retiradas e penduradas assim que o programa de lavagem terminar.
- Sexta-feira. Passar as roupas que precisam. Se for usado o programa de máquina de lavar correto e as roupas esticarem rapidamente, será muito mais fácil.
- Fins de semana. Cuide das tarefas e detalhes que faltaram na semana. Realize lavagens de roupa específicas por cor e tipo de tecido. Troque lençóis e colchas.
Programa por espaço
Outra forma de criar um plano de limpeza semanal é cuidar de um cômodo para cada dia. A tarefa envolve tirar o pó do chão, paredes, luminárias, molduras e acabamentos. Além de varrer, polir móveis, lavar tapetes e passar pano em cada ambiente.
- Segunda-feira. Higienize completamente a sala principal.
- Terça-feira. Mesma tarefa, mas no restante dos cômodos.
- Quarta-feira. Desinfeção completa do banheiro. Inclua armários, balcões de limpeza e espelhos.
- Quinta-feira. Dedique-o à cozinha. Higienize micro-ondas, fornos, louças e pia.
- Sexta-feira. Arrume a garagem, varra a entrada e todos os espaços extras.
- Fins de semana. Reserve para lavar a roupa e cuidar de detalhes que ficaram faltando durante a semana.
Dicas para criar um plano de limpeza semanal
Além de planejar e seguir um cronograma de limpeza, as seguintes ações ajudam a manter uma casa limpa e organizada.
- Tenha ferramentas. É necessário ter elementos de limpeza em bom estado, bem como produtos desinfetantes, alvejantes e detergentes para cada superfície. Não se esqueça das luvas de proteção se forem usados produtos químicos e um carrinho para transportar todo o equipamento com mais conforto.
- Tenha a lista de tarefas. Ter o cronograma de limpeza por perto ajuda você a lembrar qual é a próxima tarefa e concluir cada etapa.
- Descanse quando necessário. Você não precisa ficar sobrecarregado. Alguns dias você pode não ter energia suficiente para seguir o programa. É possível descansar e recuperar o atraso durante o resto da semana.
- Tente a manutenção. Se a ordem for cuidada no dia a dia, as instâncias de limpeza serão mais fáceis.
- Se divirta. Coloque o rádio, a música ou qualquer outro entretenimento de fundo para tornar a tarefa mais agradável.
Avalie o programa e ajuste-o até ficar perfeito
É difícil encontrar a rotina de limpeza perfeita na primeira semana. Trata-se de testar e modificar as tarefas até encontrar aquela que melhor se adapta aos ambientes de cada casa e à disponibilidade pessoal. Você pode tentar um cronograma de 1 a 2 semanas e, em seguida, avaliar onde houve lacunas ou escassez de cronograma.
Fonte: melhorcomsaude