Atualmente, a busca por soluções para melhorar o aspecto da pele tem crescido de maneira significativa. Um exemplo é o aumento da venda de produtos e tratamentos contra o envelhecimento precoce. E o ácido hialurônico se tornou um grande aliado nessa jornada.
Esta substância, que também é usada nos procedimentos de harmonização facial, atinge as camadas mais profundas da pele, promovendo diversos benefícios. Assim, o ácido hialurônico passou a ser estampado nos rótulos de diversos produtos e muita gente prioriza as opções que possuem ele em sua composição.
Mas o que muitos não sabem é se essa substância pode ser usada por todos, quais são os reais benefícios e outras dúvidas. Então, se você quiser saber mais, continue a leitura!
O que é o ácido hialurônico?
Naturalmente produzido pelo corpo humano, o ácido hialurônico é uma substância capaz de reter água, possuindo então propriedades hidratantes. Além disso, ele estimula o colágeno da pele, deixando-a com um aspecto mais firme.
A partir dos 25 anos de idade, há uma diminuição de forma natural da produção do ácido hialurônico no corpo. Isso ocasiona o aparecimento de rugas, da flacidez e da perda de viço.
Por isso mesmo, muitas pessoas buscam por tratamentos com o ácido hialurônico, como por exemplo as aplicações tópicas ou injetáveis, cremes, etc. O ativo consegue preencher os espaços entre as células da pele, sendo utilizado para reduzir as rugas e as linhas de expressão.
Para que serve e quais são os benefícios do ácido hialurônico?
Por ser uma substância natural, o ácido hialurônico também pode servir para outros objetivos relacionados à saúde, já que a pele não o rejeita.
Portanto, podemos citar como principais benefícios:
- Recuperar e melhorar a elasticidade da pele: o ácido hialurônico é capaz de reter água na pele e, por isso, consegue hidratá-la muito bem. Além disso, o ácido é capaz de melhorar sua estrutura, agindo diretamente nas fibras elásticas e de colágeno. Consequentemente, diminuindo a flacidez.
Dessa maneira, o ácido hialurônico é capaz de rejuvenescer a pele e preencher as linhas de expressão, suavizando os sinais da idade.
- Reduzir alguns tipos de olheiras: o ácido hialurônico é capaz de preencher e, em alguns casos, clarear a região das olheiras. O procedimento é feito com uma cânula ou agulha, e deve ser realizado com profissionais que são qualificados em clínicas com o suporte necessário.
- Atenuar cicatrizes profundas causadas por acne: o tratamento deve ser combinado com outras técnicas, como o microagulhamento, peelings médios e lasers fracionados.
- Ajudar a aliviar a dor de aftas ou de úlceras na mucosa da boca: na forma de gel hidratante, o ativo é capaz de servir como um protetor e cicatrizante da mucosa oral. Assim, é capaz de aliviar imediatamente a dor e o desconforto causados pelas aftas ou pelas úlceras na boca.
Tipos de ácido hialurônico e como usar:
Existem algumas variações nas formas do ácido hialurônico, que pode ser encontrado na forma de gel, cápsulas, colírio, solução oral ou até mesmo por meio de aplicações e injeções locais para o tratamento.
Mas atenção, consulte-se com um médico para uma orientação ideal.
Assim, dependendo do objetivo do paciente, a forma de uso também pode variar, como por exemplo:
1. Ácido hialurônico injetável
Conhecida por ser bastante usada no procedimento de harmonização facial, a forma injetável do ácido hialurônico é apresentada em gel e é capaz de aumentar o tamanho dos lábios e da mandíbula, promovendo um efeito estético desejado por muitas pessoas. Além disso, nesse método de aplicação, é possível tratar outros problemas estéticos, como as olheiras, cicatrizes de acne, rugas, sulcos e linhas de expressão.
O procedimento é feito por um profissional e dura em torno de 30 minutos. Os resultados surgem após a primeira sessão e podem durar de 6 meses até 2 anos, a depender do organismo do indivíduo e da quantidade de gel.
2. Creme com ácido hialurônico
Por conseguir reter grande quantidade de água, esse tipo de creme proporciona uma aparência firme e lisa na pele. O produto pode ser usado por homens e mulheres, a partir de 18 anos.
Para usar o creme, é recomendado:
- Higienizar a pele antes da aplicação;
- Aplicar pouca quantidade do produto no rosto;
- Em seguida, massagear suavemente.
3. Colágeno + ácido hialurônico
O colágeno é considerado uma proteína formada por aminoácidos que são sintetizados pelo organismo. Assim, suas fibras são capazes de oferecer resistência, elasticidade e flexibilidade para a pele. Quando associado ao ácido hialurônico, a pele pode ficar mais saudável, hidratada e firme.
Essa associação pode ser ingerida em sachês que são diluídos em líquidos, cápsulas ou até mesmo em gomas. É importante enfatizar que o uso deve seguir uma orientação médica.
4. Solução oral de ácido hialurônico
É nessa apresentação que o ácido hialurônico ajuda a reduzir a dor e o desconforto causados por úlceras ou aftas na boca. Para usar a solução oral, é recomendado:
- Fazer a higienização da boca;
- Aplicar a solução diretamente sobre a afta ou úlcera;
- Manter a solução por pelo menos 1 minuto;
- Cuspir em seguida;
- Fazer uso de 2 a 3 vezes por dia, durante uma semana.
Como usar ácido hialurônico na rotina de skincare?
Vários são os produtos que podem auxiliar na rotina de Skincare. A depender do seu tipo de pele, é interessante o uso de produtos que tenham o ácido hialurônico na fórmula. Portanto, é importante saber como e quando utilizá-los em sua rotina de cuidados com a pele.
- Para a higienização da pele: pode ser realizada com um sabonete ou gel de limpeza que tenha o ácido hialurônico em sua composição. Essa deve ser a primeira etapa da rotina de skincare.
- Para a hidratação: os hidratantes faciais que contém ácido hialurônico e niacinamida na fórmula promovem a hidratação por mais tempo na pele. Os séruns que são formulados com glicerina e com o ácido hialurônico também possibilitam uma hidratação mais duradoura.
- No tratamento da pele: sérum, ampolas e cremes com ácido hialurônico podem ser usados com o objetivo de tratar algum incômodo estético (linhas de expressão, rugas etc).
- Para proteção: o filtro solar que com o ácido hialurônico é ideal para proteger a pele dos danos externos (como os raios solares e a poluição do ambiente). Além disso, é capaz de promover hidratação para a pele enquanto a protege.
Contraindicações do ácido hialurônico
O ácido não deve ser usado por pessoas que tenham alergias à substância ou por qualquer outro componente das fórmulas dos produtos que o contenha.
Pessoas grávidas, lactantes, com doenças autoimunes ou com histórico de reações alérgicas graves devem se atentar ao uso da substância.
Por isso é importante se atentar a fórmula e seguir as recomendações médicas.
Fonte: araujo