Você já parou para pensar sobre a ressurreição de Jesus Cristo através da própria Bíblia, a Palavra de Deus? Sobre as mensagens que os versículos principais falam sobre?
A ressurreição de Jesus Cristo é fundamental da fé cristã em todo o mundo. Se podemos definir em uma palavra seria “necessária”. A verdade é que sem a ressurreição de Cristo:
- a crença na graça salvadora de Deus por meio de Seu Filho é destruída.
Quando Jesus Cristo, o Filho de Deus ressuscitou dos mortos, Ele confirmou sua identidade como o Filho de do Todo Poderoso e sua obra de:
- Expiação;
- Redenção;
- Reconciliação;
- Salvação.
O fato é que a ressurreição de Jesus Cristo foi uma ressurreição real, literal e física do corpo de Jesus dentre os mortos. Foi a vitória sobre a morte.
Quer saber mais sobre um dos eventos mais importantes para a história da humanidade? Então continue a seguir!
A importância da ressurreição de Jesus Cristo
Lendo a Palavra de Deus, aprendemos que Jesus Cristo foi preso, julgado e considerado culpado por alegar ser um rei. Inocente, sendo quem dizia ser, só falava a verdade.
O corpo Cristo foi pendurado em uma cruz entre dois ladrões. Após a sua morte, o corpo de Jesus Cristo foi envolto em panos de linho e colocado em uma tumba com uma grande pedra rolada na abertura.
No terceiro dia da morte do Filho de Deus, uma manhã de domingo (domingo de Páscoa), Maria Madalena e outra Maria foram ao túmulo e o encontraram vazio.
Sentado na pedra rolada estava um anjo do Senhor Todo Poderoso que lhes disse para não temer porque Jesus Cristo havia ressuscitado.
Quando as mulheres saíram para contar aos discípulos, Jesus Cristo encontrou-se com eles e mostrou-lhes suas mãos perfuradas por pregos.
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento falam da verdade de Jesus Cristo ressuscitado, sobre como ele iria sobreviver aquela morte de cruz.
A verdade é que Jesus testificou de sua ressurreição antes de morrer na cruz e seus discípulos testemunharam seu corpo após a ressurreição.
A ressurreição de Cristo é o fundamento da esperança cristã
A história da ressurreição é o relato de Jesus Cristo ressuscitando dos mortos após ser crucificado na cruz e sepultado no túmulo.
O fato concretiza que Jesus Cristo é a pedra angular da doutrina cristã e o fundamento da esperança cristã.
Ao ressuscitar dos mortos, Jesus Cristo cumpriu sua própria promessa de fazê-lo e solidificou a promessa que fez a seus seguidores de que eles também seriam ressuscitados dos mortos para experimentar a vida eterna:
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. (João 14:19)
Após sua ressurreição, Jesus apareceu aos dois discípulos no caminho de Emaús, mas eles não o reconheceram. Lembra desse trecho da Bíblia?
Eles até conversaram longamente sobre Jesus Cristo, mas não sabiam que estavam em Sua presença. Eles não o viram!
É possível que o Salvador ressuscitado, Jesus Cristo, tenha visitado você, mas você não o reconheceu?
Por que a ressurreição de Jesus Cristo é tão importante?
O fundamento de toda a doutrina cristã depende da verdade da ressurreição. Já dá para entender nesse pouco que esclarecemos, não é?
Jesus Cristo, o Filho de Deus disse:
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11:25-26)
A verdade é que sem a ressurreição de fato, Jesus Cristo poderia ser considerado simplesmente um grande mestre e um bom homem. A morte teria o vencido.
Porém, depois que Cristo ressuscitou dos mortos, seus seguidores sabiam com certeza que Jesus era quem afirmava ser.
A ressurreição e a vida, o Salvador do mundo
Com isso, a ressurreição de Jesus Cristo possibilitou que os cristãos de todo o mundo recebessem o poder da vida de Cristo vivendo dentro deles.
Veja a seguir alguns versículos sobre essa afirmação:
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Filipenses 1:21)
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
Da mesma forma, a ressurreição do Filho de Deus selou a promessa do Senhor de que todos os que creem nEle experimentarão a vida de ressurreição e compartilharão a eternidade:
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:15)
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4:14)
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3)
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. (1 Coríntios 15:20)
“Bem-aventurados os que choram”: seu consolo está GARANTIDO!
A história da ressurreição
Depois que Jesus Cristo foi crucificado, José de Arimateia colocou o corpo do Filho de Deus em seu próprio túmulo. Uma grande pedra cobria a entrada e soldados guardavam a tumba lacrada.
No terceiro dia, um domingo, várias mulheres (são todas mencionadas nos relatos do evangelho) foram ao túmulo ao amanhecer para ungir o corpo de Jesus. Foram as mulheres:
- Maria Madalena;
- Maria, a mãe de Tiago;
- Joana;
- Salomé.
Um violento terremoto ocorreu quando um anjo do céu rolou a pedra. Os guardas tremeram de medo quando o anjo, vestido de branco brilhante, sentou-se na pedra.
O anjo anunciou às mulheres que Jesus, que foi crucificado, não estava mais no túmulo:
“Ele ressuscitou, assim como disse.”
Em seguida, o anjo instruiu as mulheres a inspecionar a tumba e ver por si mesmas.
A seguir, ele disse-lhes que informassem os discípulos. Com uma mistura de medo e alegria, eles correram para obedecer à ordem do anjo, mas de repente Jesus os encontrou no caminho. Eles caíram a seus pés e o adoraram.
Jesus então disse-lhes:
“Não tenham medo. Ide dizer aos meus irmãos que vão para a Galileia. Lá eles me verão.”
Quando os guardas relataram o que havia acontecido aos principais sacerdotes, eles subornaram os soldados com uma grande soma de dinheiro, dizendo-lhes para mentirem e dizer que os discípulos haviam roubado o corpo durante a noite.
Mais artigos sobre Jesus Cristo
Não há nada melhor do que a celebração de Páscoa para te contar mais algumas história e mostrar significados importantes sobre Cristo e a Bíblia. Leia ainda:
- Essa poesia cristã conseguirá marcar ainda mais a Páscoa na sua vida
- 110 frases da Páscoa para compartilhar e ensinar o verdadeiro valor dessa data
- O que é Sábado Santo ou Sábado de Aleluia na Páscoa?
- 29 lindos Salmos de Páscoa para deixar sua semana cheia de gratidão
- Ovo de Páscoa, Coelho, Jesus… 🤔 Será mesmo que esses significados podem ter ligações?
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
…
Você gostou da mensagem sobre a ressurreição de Jesus Cristo através dos versículos da Bíblia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre a Bíblia.
Fonte: awebic