Todos nós já dissemos coisas que as pessoas interpretaram de maneira muito diferente do que pensávamos. Principalmente se não pensamos bem antes de falar.
Escorregões verbais ocorrem frequentemente porque dizemos coisas sem saber das implicações sutis que elas carregam.
Entender essas implicações requer consciência social – a capacidade de captar as emoções e experiências de outras pessoas.
A TalentSmart testou a inteligência emocional (QIE) de mais de um milhão de pessoas e descobriu que a consciência social é uma habilidade que falta em muitos de nós.
Porque estamos tão focados no que vamos dizer em seguida – e em como o que as outras pessoas estão dizendo está nos afetando – que perdemos completamente de vista outras pessoas.
Isso é um problema porque as pessoas são complicadas. Você não pode esperar entender alguém até concentrar toda sua atenção na direção dele ou dela.
A beleza da consciência social é que alguns ajustes simples no que você diz podem melhorar muito seu relacionamento com outras pessoas.
Para esse fim, existem algumas frases que as pessoas emocionalmente inteligentes têm o cuidado de evitar em conversas casuais.
As frases a seguir são nove das piores ofensas. Você deve evitá-las a todo custo se for uma pessoa que se importa com os outros de verdade.
1. “Você parece cansado”
Pessoas cansadas são incrivelmente desagradáveis – elas têm olhos caídos e cabelos bagunçados, dificuldade de se concentrar e ficam muito irritadas.
Dizer a alguém que ele parece cansado implica todos os itens acima e mais alguns. Em vez disso, diga:
“Está tudo bem?”
A maioria das pessoas pergunta se alguém está cansado porque está pretendendo ser útil (quer saber se a outra pessoa está bem).
Em vez de deduzir a disposição de alguém, pergunte. Dessa forma, ela pode se abrir. Mais importante, ela verá você como preocupado, em vez de rude.
2. “Nossa, você perdeu muito peso!”
Mais uma vez, um comentário bem-intencionado – nesse caso, um elogio – cria a impressão de que você está sendo crítico.
Dizer a alguém que ela perdeu muito peso sugere que ela costumava parecer gorda ou pouco atraente. Em vez disso, diga:
“Você está fantástico(a).”
Essa é fácil. Em vez de comparar como ela se parece em relação a antes, apenas elogie-a por aparentar ótima. Isso tira o passado da jogada.
3. “Você era bom demais para ela mesmo”
Quando alguém termina um relacionamento de qualquer tipo, pessoal ou profissional, este comentário implica que ele tem mau gosto e fez uma má escolha.
Em vez disso, diga:
“Azar o dela!”
Isso fornece o mesmo apoio e otimismo sem qualquer crítica implícita. Não precisamos de mais, só isso.
4. “Você sempre…” ou “Você nunca…”
Ninguém sempre ou nunca faz nada. As pessoas não se veem como unidimensionais, então você não deve tentar defini-las como tal.
Essas frases deixam as pessoas na defensiva e se fecham para sua mensagem, o que é uma coisa muito ruim, porque você provavelmente usa essas frases quando tem algo importante para discutir.
Em vez disso, diga:
Simplesmente aponte o que a outra pessoa fez e que é um problema para você. Se atenha aos fatos.
Se a frequência do comportamento é um problema, você sempre pode dizer: “Parece que você faz isso com frequência” ou “Você faz isso com frequência suficiente para eu perceber”.
5. “Você está muito bem para uma pessoa da sua idade”
Usar “para o seu” ou “para a sua” como um qualificador sempre parece condescendente e rude. Consegue perceber isso?
Ninguém quer ser inteligente para um atleta ou estar em boa forma em relação a outras pessoas que estão à beira da morte.
As pessoas simplesmente querem ser inteligentes e estar em forma. Em vez disso, diga:
“Você está ótimo(a).”
Esta é mais uma fácil. Os elogios genuínos não precisam de qualificadores.
6. “Como eu já disse antes…”
- Todos esquecemos as coisas de tempos em tempos.
Essa frase faz parecer que você se ofendeu por ter que repetir, o que é difícil para quem ouve (alguém que está genuinamente interessado em ouvir sua perspectiva).
Se sentir ofendido por ter que repetir algo sugere que você é inseguro ou acha que é melhor do que todos os outros (ou ambos!). Poucas pessoas que usam essa frase realmente se sentem assim.
Em vez disso, diga:
Quando você disser de novo, veja o que pode fazer para transmitir a mensagem de uma maneira mais clara e interessante.
Dessa forma, elas se lembrarão do que você disse.
7. “Boa sorte”
Essa é sutil. Certamente não é o fim do mundo se você deseja boa sorte a alguém, mas você pode fazer melhor, pois essa frase implica que eles precisam de sorte para ter sucesso.
Em vez disso, diga:
“Eu sei que você é capaz.”
Isso é melhor do que desejar sorte, porque sugerir que a pessoa tem as habilidades necessárias para obter sucesso proporciona um enorme impulso de confiança.
Você se destacará de todos os outros que simplesmente desejam sorte.
8. “Você é quem sabe” ou “O que você quiser”
Embora você possa ser indiferente à pergunta, sua opinião é importante para a pessoa que está perguntando (ou então ela nem teria lhe perguntado).
Em vez disso, diga:
“Eu não tenho uma opinião formada, mas algumas coisas a considerar são…”
Quando você oferece uma opinião (mesmo sem escolher um lado), isso mostra que você se importa com a pessoa que está perguntando.
9. “Bom, pelo menos eu nunca ___”
Esta frase é uma maneira agressiva de desviar a atenção do seu erro, apontando um erro antigo e provavelmente irrelevante que a outra pessoa cometeu (e que você já deveria ter perdoado).
Em vez disso, diga:
“Sinto muito.”
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Assumir seu erro é a melhor maneira de levar a discussão a um lugar mais racional e calmo, para que você possa resolver as coisas. Admitir a culpa é uma maneira incrível de evitar que as coisas esquentem.
Reunindo tudo
Na conversa do dia a dia, são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Experimente estas sugestões e você ficará surpreso com a reação positiva que receberá.
Não estamos aqui para espalhar qualquer outra dor. Vamos juntos construir ciclos seguros e confiantes entre pessoas que nos importamos.
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Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado no Linkedin escrito por Dr. Travis Bradberry.
Fonte: awebic