Uma das principais dúvidas de quem tem a pele oleosa é quais são os produtos ideais para cuidar dela e como usá-los. E a limpeza do rosto é o primeiro passo na rotina de skincare, e por isso deve ser realizada corretamente.
Além de limpar a pele, ela é capaz de amenizar o aspecto gorduroso, bem como diminuir o brilho em excesso, controlar os poros dilatados e evitar cravos e espinhas.
Porém, se a limpeza for excessiva ou com um sabonete inadequado, o efeito rebote pode ocorrer, provocando ainda mais produção de sebo na pele e intensificando o problema. Por isso, se você quer saber qual o melhor sabonete para pele oleosa, continue a leitura!
Características da pele oleosa
Quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, consequentemente a pele fica oleosa. Dessa maneira, as principais características da pele oleosa são:
- Brilho intenso;
- Sensação pegajosa da pele;
- Tendência ao surgimento de cravos e espinhas;
- Poros dilatados e irregulares.
Se sua pele apresenta essas características, provavelmente ela é oleosa.
Cuidados com a pele oleosa
Para os cuidados com a pele oleosa, é recomendado:
- Fazer a limpeza do rosto 2 vezes ao dia, sendo pela manhã e à noite;
- Investir em um protetor solar e maquiagens oil-free (sem óleo);
- Usar lenços antibrilho se a pele produzir muito sebo ao longo do dia;
- Retirar a maquiagem antes de dormir;
- Fazer esfoliação 1 vez por semana.
Como escolher o melhor sabonete para pele oleosa?
Para escolher o melhor sabonete para pele oleosa, é importante levar em consideração alguns fatores, como:
Sabonetes com textura em gel:
Uma das principais características da pele oleosa é que ela tem poros dilatados. Dessa forma, as impurezas acabam entrando na pele com maior facilidade.
A textura em gel acaba sendo mais leve, não acumulando resíduos nos poros e também pode promover uma ação purificante na pele, amenizando a sensação de gordura na pele.
1. O Gel de Limpeza Neutrogena oferece uma limpeza purificante e profunda, que elimina as impurezas e toxinas, reduzindo também a oleosidade da pele, sem ressecar. Ele não agride e é capaz de proporcionar uma sensação de suavidade e frescor.
2. Outra ótima opção é o Actine Control, ideal para peles mistas e oleosas, e conta com um complexo único de ativos dermoenergizantes. Assim, ele age nos poros eliminando as impurezas sem ressecar a pele. Além disso, previne a formação de acne e controla a oleosidade por até 9 horas.
3. Já o Normaderm elimina as impurezas, remove a oleosidade de forma duradoura e reduz a acne. Limpa sem danificar a barreira da pele.
Sabonetes em barra:
Apesar das opções em gel ou líquida serem mais ideais, o sabonete em barra pode incluir ação antiacne, vitaminas e microesfoliantes. Além disso, ele consegue fazer mais espuma, e para quem prefere massagear a pele, esta pode ser uma ótima alternativa.
4. O Sabonete Effaclar em barra é capaz de desobstruir os poros e reduzir a oleosidade de forma duradoura, além de ter eficácia antiacne comprovada. Também oferece com uma combinação única de ácido salicílico, zinco e LHA, que é considerada uma nova geração de renovação celular.
5. O Epidac OC Barra também consegue limpar profundamente a pele e controlar a oleosidade por até 12 horas, sem causar irritação ou ressecamento. Ele conta com o ácido salicílico associado ao Complexo Oil Control que, juntos, removem as células mortas, diminuem a oleosidade e os poros aparentes. o Epidac OC Barra também é capaz de prevenir o surgimento da acne, deixando a pele limpa e com sensação de frescor.
Sabonetes também podem ter ativos hidratantes:
A sensação de ressecamento que alguns sabonetes podem deixar não é boa, pois pode levar ao chamado efeito rebote. Se a pele ficar totalmente seca, a tendência é produzir mais sebo, e assim deixá-la mais oleosa.
A pele oleosa pode sofrer com a falta de hidratação, e por isso é importante escolher um sabonete que também contará com esse benefício.
É indicado para a pele normal ou com tendência a oleosidade, e oferece uma combinação de surfactantes suaves. Ele é capaz de remover a oleosidade, sujeira e maquiagem da superfície da pele, sem deixá-la repuxada ou ressecada.
7. Outra excelente opção é o Profuse Puriance , pois possui ação calmante, remove o excesso de oleosidade e conta com uma tecnologia inovadora que desobstrui os poros sem irritar a pele.
Rotina de Skincare
Em apenas alguns passos (incluindo a limpeza), você consegue cuidar da pele oleosa e mantê-la bonita e saudável, confira:
- Conforme explicado no texto, o primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete próprio para a pele oleosa pela manhã, ao acordar;
- Na segunda etapa, um sérum antioleosidade é bastante recomendado. Opte por um que possua multibenefícios, como ação clareadora ou hidratante.
- Aplique um protetor solar de textura oil free e toque seco, reaplicando quando necessário;
- Antes de dormir, aposte em uma solução micelar e remova a maquiagem e outros resíduos acumulados durante o dia. Em seguida, lave o rosto para evitar o excesso de oleosidade.
- Para finalizar, aplique um hidratante facial de textura leve, isso irá repor os nutrientes da região e preservar as fibras de colágeno.
Fonte: araujo