O mundo está cada vez mais sem sono. Muitas pessoas consideram o período da noite ótimo para fazer muitas coisas. Você tem algo que já virou hábito noturno?
Porém, acabam não vendo o outro lado que isso pode trazer para você. Muitos deles você precisa analisar se de fato é saudável ser feito sempre pela noite por afetar seu sono.
A insônia também pode ser causada por apneia do sono e trabalho por turnos; hipotireoidismo e hipertireoidismo; depressão e ansiedade; álcool e maconha; doença pulmonar crônica; e insuficiência cardíaca congestiva.
Existem centenas de causas de insônia
O paciente com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) usa drogas que ajudam na respiração, mas estimulam o coração e a excitação.
O paciente com insuficiência cardíaca recebe medicamentos como os betabloqueadores, que diminuem a quantidade de trabalho que o coração faz, mas geralmente despertam as pessoas.
Pior que, praticamente qualquer pessoa que não consegue dormir pode desenvolver insônia psicofisiológica – um medo de insônia que pode induzir a insônia por si só.
Chegou a hora de mudar seus hábitos
Recentemente, a terapia cognitivo-comportamental da insônia (TCC-i) foi endossada por grupos clínicos nacionais e experimentou um boom nas terapias online.
Algumas meta-análises declaram os tratamentos online tão bons quanto a terapia cara a cara; outros acham que o oposto é verdadeiro.
Mas há coisas que você pode fazer quando se depara com insônia. Alguns casos pode ser revolucionário para sua rotina e vida.
Aqui estão 5 maneiras de dormir, mesmo quando sua insônia é causada por vários fatores. Vamos repassar essas informações?
1. Levante-se no mesmo horário todos os dias
Muitas pessoas me dizem que isso é impossível. Porém, saiba que isso é questão de habito. Difícil, reconhecemos, mas não impossível – não mesmo.
Os trabalhadores de turnos não podem fazer isso se quiserem manter seus empregos. Os horários das escolas das crianças entram em conflito com os adultos indo trabalhar.
Outras pessoas me dizem que acordar com um alarme viola sua liberdade. Diga isso para o seu relógio biológico. O tempo governa a vida – praticamente toda a vida neste planeta.
Durante centenas de milhões de anos, evoluímos para responder internamente às mudanças do sol e da lua, das estrelas e das estações.
Quando as pessoas se levantam no mesmo horário todos os dias, elas ancoram seu relógio biológico em um lugar que as faz funcionar adequadamente.
Como começar?
Você quer que seu motor de carro funcione sem um temporizador?
Há muitas evidências de que interromper seu relógio interno pode levar a várias doenças, ganho de peso, aumento do risco de infecção e morte prematura.
Você não quer ouvir o seu corpo quando ele diz que é hora de dormir? Bem, ele não pode dizer para você ir dormir se não souber a hora.
Para fazer tudo funcionar melhor, você também deve tentar ir para a cama em um horário padrão. Isso realmente mantém o seu relógio biológico saudável.
Haverá muitos obstáculos para acordar cedo
Mas os trabalhadores por turnos podem tentar manter um cronograma nos dias em que estão fora do trabalho.
Os pais podem discutir isso com treinadores esportivos que querem que seus filhos treinem nas primeiras horas da manhã (quando as lesões são mais prováveis).
Os estudantes universitários podem dizer aos administradores da escola que não querem sessões de estudo que comecem à meia-noite.
Você tem que começar em algum lugar. Os relógios controlam quando você dorme: eles são inatos. Deixe que eles te ajudem; por favor, não lute contra eles.
2. Obtenha luz
Uma das drogas mais abundantes no planeta, a luz pode funcionar melhor do que o Prozac para tratar a depressão. E ainda é de graça!
A luz aumenta o estado de alerta, literalmente nos iluminando. Exercitar-se na luz pode criar músculos maiores. A luz rapidamente liga diferentes partes do sistema imunológico.
Pensa que para por aí? Não mesmo! A luz é o maior zeitgeber, ou “doador de tempo” no nosso sistema de relógio biológico.
As pessoas que recebem a luz da manhã dormem melhor. Elas têm melhores humores. Elas acordam mais rápido – e muitos de nós podem demorar uma ou duas horas para acordar completamente.
3. Faça uma lista de todos os medicamentos que você toma e verifique se eles induzem insônia
De preferência, você fará isso com seu médico, embora possa encontrar algumas informações úteis online. E eu quero dizer todas as drogas. Não apenas medicamentos prescritos, mas qualquer coisa que possa mudar seu sono.
Isso inclui tudo que está na mesa, incluindo suplementos que prometem juventude, beleza, melhor pele e coxas mais finas.
Não se esqueça do álcool servido no jantar, do chocolate na sobremesa, da batida misturado com alcaloides semelhantes à cafeína e dos cigarros e da maconha que você gosta de fumar.
O grande gastrônomo francês Brillat-Savarin disse: “Diga-me o que você come e eu lhe direi o que você é.” Substitua “comer” por “ingerir” e ele não estava tão errado.
4. Mova-se
Seu corpo é feito para caminhar, passear, andar e escalar. Não para passar o dia inteiro ou grande parte dele imersa no sedentarismo.
Se suas pernas não se movem, use seus braços. Se você estiver preso a uma mesa no trabalho, caminhe rapidamente até o banheiro ou ao redor do prédio. Se você estiver preso dentro, use as escadas para curtos períodos de treinamento intervalado.
Quanto mais em forma você estiver, melhor você dormirá. Muitas formas possíveis de exercício fazem parte da vida cotidiana. Use-as sempre que puder.
5. Escreva
Treine seu cérebro para pensar em termos de soluções, não apenas problemas. Criar um diário tem mais benefícios do que você pensa, veja:
- Ter um registro diário te ajudará a ser mais feliz
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
O tratamento comportamental cognitivo funciona para muitas coisas, além da insônia. Pode ajudar no tratamento da ansiedade. É provavelmente a melhor terapia para a depressão.
Mas a terapia cognitivo-comportamental também pode se tornar parte de uma visão de mundo que o ajudará a superar muitas coisas todos os dias.
Se o mundo parece assustador para você agora, essa é outra razão para pensar em maneiras de resolver os problemas que enfrentamos.
Anote seus problemas:
E seus planos de resolução – pode fazer muito mais do que ajudar no sono. Se te divertir e ajudar, comece anotando até mesmo seus sonhos. Só anote!
Podemos treinar nosso cérebro para ver o que pode ser feito para consertar as coisas, incluindo problemas intratáveis, como insônia.
E escrevendo por alguns minutos todos os dias, podemos encontrar novas maneiras de ajudar a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor.
Ajudar-se a dormir mais faz mais do que ajudar seu corpo a se sentir descansado e alerta. Pode fazer você ver e lidar com o mundo de uma maneira diferente e melhor – o que proporciona esperança.
Insônia pode abalar a esperança. É hora de retornar a esperança para a noite. Temos certeza que isso poderá te ajudar com essas grandes escolhas!
—
Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Psychology Today, escrito por Matthew J. Edlund.
Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos
Fonte: awebic