No início da tarde desta terça-feira (03.01), o treinador Vítor Pereira foi apresentado oficialmente no Ninho do Urubu. O português de 54 anos concedeu entrevista coletiva e respondeu às perguntas feitas pela imprensa. Confira alguns trechos:
Agradecimento
“Gostaria de agradecer a confiança e retribuir com compromisso e dedicação, que é sempre o que faço. O grande desafio me foi lançado por um clube desta dimensão, em um ano onde muitos títulos estão em disputa. Será um grande desafio profissional, é com muita honra e responsabilidade que eu e minha equipe aceitamos. Vamos trabalhar para conseguirmos grandes resultados”.
Elenco, estrutura e estilo de jogo
“Um dos motivos que me convenceu a aceitar o convite foi a qualidade do elenco. Temos uma estrutura de altíssimo nível, então pretendemos criar juntos um jogo atrativo, onde os jogadores possam desfrutar e a torcida também. 42 milhões é muita gente junta”.
Escola europeia no Brasil
“Para mim os técnicos não têm nacionalidade, não tem idade, é competência. Há muitos técnicos que são competentes, que para mim foi uma grande surpresa, porque eu não acompanhava o campeonato brasileiro com essa atenção toda. Aqui no Brasil existe uma diversidade tática muito grande, os times jogam de uma forma diferente e com jogadores com muita qualidade técnica”.
Preparação para a Supercopa e o Mundial
“O trabalho foi muito bem feito, com títulos e eu não vou chegar e pintar a casa de novo, vou pintando da minha maneira divisão por divisão, e para a casa ficar construída do nosso jeito leva algum tempo. Mas, a minha experiência permite a observar os comportamentos, sem perder muito tempo, para que as ideias possam ser alinhadas. Só vou poder dizer quando estivermos próximos ao jogo contra o Palmeiras”.
Na noite desta terça-feira (3), os Filhos do Terrão fizeram o primeiro confronto na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, o Timão derrotou o Zumbi por 4 a 0. Os gols alvinegros foram marcados por Matheus Araújo, Pedro, Jean (contra) e Ryan. Com a vitória, o Coringão lidera o grupo 12 no critério de saldo de gols.
Timão escalado
Para a partida diante do Zumbi, o técnico Danilo Andrade escalou um onze inicial formado por: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Thomas, Matheus Araújo e Pedrinho; Guilherme Biro, Pedro e Arthur Sousa. À disposição no banco de reservas estavam: Felipe Longo, Alemão, Renato, Zé Vitor, Ryan, Breno Bidon, Kayke, Wesley e Felipe Augusto.
Primeiro tempo
O Corinthians começou a partida em alta intensidade. Já no começo do duelo, a pressão imposta pelo Timão surtiu efeito. Aos três minutos, após linda troca de passes, Biro lançou Arthur Sousa, que foi derrubado dentro da área. Matheus Araújo bateu cruzado com o pé direito e inaugurou o placar.
Com o gol no início, o Alvinegro seguiu dominando a partida. Aos sete minutos, Biro enfiou a bola para Pedrinho, que dividiu com o goleiro e quase aumentou o marcador.
O Timão seguiu criando oportunidades, deixando o Zumbi acuado no campo defensivo. Aos 11, Biro arriscou de fora da área. A bola desviou na marcação e foi para a linha de fundo.
Logo na sequência, Murillo lançou em profundidade para Léo Mana. O lateral cruzou na medida para Arthur Sousa, que chegou na frente da marcação, mas finalizou para fora.
As triangulações alvinegras aconteciam, mas a equipe não conseguia furar o bloqueio adversário. Aos 22 minutos, Pedro cobrou escanteio fechado e quase marcou gol olímpico.
Pouco depois, a zaga do Zumbi afastou o cruzamento de Arthur Sousa. No rebote, Thomas finalizou de voleio e o goleiro defendeu.
Aos 28, o zagueiro Murillo arriscou de fora da área. O goleiro adversário se atrapalhou para fazer a defesa, mas ficou com a bola.
Na reta final da primeira etapa, mais uma chegada do Timão. Murillo achou Pedrinho na área, mas o camisa 10 cabeceou para fora.
Aos 42 minutos, o primeiro susto da equipe adversária. O atacante do Zumbi ganhou da zaga do Timão, bateu para o gol, mas parou em boa defesa de Kauê.
Segundo tempo
Em busca de manter a velocidade no ataque, o treinador Danilo fez uma mudança no intervalo. Wesley entrou no lugar de Pedrinho, e a etapa final começou com o Corinthians mantendo a pressão no campo adversário.
O Alvinegro seguiu criando oportunidades. Pela direita, Biro enfiou para Arthur Sousa. O camisa 9 cruzou rasteiro para trás e Pedro estufou as redes para marcar o segundo do Timão.
A confiança do Corinthians seguia alta e a pressão intensa. Biro sofreu falta na entrada da área. Matheus Araújo cobrou e o goleiro fez linda defesa. Em seguida, o Timão ampliou o marcador. Aos nove minutos, Pedro cobrou escanteio e Jean cabeceou contra.
Aos 20 minutos, mais mudanças no Corinthians. Saíram Biro, Matheus Araújo e Arthur Sousa para as entradas de Kayke, Ryan e Felipe Augusto.
O Timão continuou com o controle do jogo, e o placar elástico deu tranquilidade à equipe na segunda etapa. Aos 30, Pedro e Thomas saíram, para Breno Bidon e Zé Vitor entrarem.
O Timãozinho seguia implacável no duelo. Aos 32 minutos, Wesley bateu bem de fora da área, obrigando o goleiro adversário a fazer boa defesa.
Em seguida, Ryan aproveitou a bola sobrada dentro da área e bateu rasteiro para fora. Aos 47, porém, o volante não perdeu. Wesley enfiou, a bola desviou na marcação, mas chegou limpa para Ryan deslocar o goleiro e fechar o placar.
Próximo jogo
O segundo jogo da primeira fase do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta sexta-feira (6), às 21h45, contra o Fast Clube-AM, na Arena Fonte Luminosa.
Após o período de recesso do final do ano, o grupo de jogadores da equipe masculina profissional do Tricolor voltou, na tarde desta terça-feira, aos treinamentos que integram a Pré-Temporada Mr. Jack.bet.
Com estreia nos gramados programada para o próximo dia 17 de janeiro, diante do São Luiz, na Arena, pela Recopa Gaúcha, os atletas retomaram hoje as atividades, mas com os trabalhos fechados para a imprensa.
O grupo foi orientado a uma tarde de treinamentos físicos, com um circuito, seguido de corridas em torno do gramado.
A grande novidade do dia ficou por conta da chegada do novo reforço do Tricolor, o uruguaio Luis Suárez, que desembarcou em Porto Alegre pouco depois do meio-dia e foi recepcionado por centenas de torcedores gremistas. No CT, o atacante realizou avaliações, isocinético, passou pela fisioterapia e também correu no campo.
O volante Thiago Santos foi liberado pela comissão técnica para acompanhar uma questão familiar e se juntará com o grupo no final de semana.
A terça-feira ainda contou com o anúncio do lateral-direito Fábio como mais um reforço para a temporada 2023.
Nesta quarta-feira, o grupo volta aos trabalhos em dois turnos: pela manhã fará trabalhos com bola no campo, e, à tarde, atividades físicas na academia de musculação.
Fonte: odocumento