A seleção comandada por Lionel Scaloni já chegou a Buenos Aires para comemorar a conquista do Tricampeonato Mundial de Futebol no Qatar.
Lionel Messi e os colegas chegaram por volta das 2h20, em Buenos Aires. Os jogadores e a equipa técnica seguiram num autocarro pelas principais ruas da capital argentina contemplados pela grande multidão de adeptos.
Os jogadores foram acompanhados pelas ruas por uma multidão que aguardava ansiosamente a chegada do avião da companhia Aerolíneas Argentinas. Este segundo voo foi acompanhado ao vivo por milhares de torcedores. Ao todo, mais de 30 mil pessoas seguiram a viagem pelo radar online.
A equipe deixou a cidade de Doha, no Qatar, ainda na manhã da última segunda-feira (19) indo em direção a Roma, capital da Itália, de onde fizeram uma escala antes do retorno para a América do Sul.
O planejamento da AFA (Associação Argentina de Futebol) é de que os jogadores descansem pela manhã na sede da entidade, em Ezeiza, para que sigam depois por cerca de 30km para a festa programada para esta terça-feira.
A celebração pela conquista da Copa do Mundo acontecerá ao 12h (de brasília), no Obelisco de Buenos Aires, monumento histórico localizado na Praça da República que fica cruzamento de duas importantes avenidas da capital: Corrientes e 9 de Julio.
#Arjantin Milli Takımı ülkesine ulaştı.
🔴🇦🇷Buenos Aires- Argentina
Sabaha karşı saat 03:00 olsa da; yollar tıklım tıklım#Messi #Argentina
pic.twitter.com/s23spKBzzq— Hüsamettin Aslan (@HusamettinAslan) December 20, 2022
A morte de Pelé nesta quinta-feira (29.12), aos 82 anos, ganhou amplo destaque nos sites dos principais jornais e veículos de imprensa do mundo, com textos relembrando fatos da história pessoal e profissional do brasileiro e elencando vultuosos números — como o recorde de mais de 1.280 gols já marcados e a conquista de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).
O site principal da bbc, em inglês, logo colocou na manchete e no topo da página notícias sobre a morte. O texto principal, assinado pela BBC Sport, afirma que Pelé é “possivelmente o maior jogador” que já existiu. O site noticioso da BBC, a BBC News, também manchetou e destacou várias matérias no topo da página sobre Pelé, incluindo uma live sobre a morte, com transmissão ao vivo de pequenos textos.
Também britânico, o Guardian igualmente destacou a notícia da morte e a história de Pelé na manchete e no topo do site, assim como o The Sun, cuja página ficou repleta de textos sobre o brasileiro e exibiu como manchete “The king is dead” (“O rei está morto”).
Já o americano The New York Times abriu uma seção, abaixo da manchete, destacando três textos sobre o brasileiro e uma pequena galeria de fotos com registros da vida dele. O texto principal afirma em um trecho: “Um herói nacional no seu Brasil de nascença, Pelé era amado ao redor do mundo — pelos muito pobres, entre os quais ele foi criado; pelos muito ricos, em cujos círculos ele transitava; e por qualquer um que o visse jogar.”
Segundo a matéria, Pelé “ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”.
“Para alguns, foi o maior de todos (e não só no futebol, mas no conjunto de todos os esportes). Por si só, já seria arriscado citá-lo como ‘o maior jogador de futebol’ — Maradona, Cruyff e Messi, o recente campeão mundial, querem se sentar no mesmo trono —, e a outra comparação é impossível. Nesse ponto, a discussão seria interminável”, diz o texto do Clarín.
A matéria afirma que, além da “imensidade” como atleta, Pelé foi o primeiro jogador que “se transformou em uma personalidade total, global”, tornando-se “o personagem, ao menos desportivo, mais famoso do mundo”.
Do grupo Clarín, o jornal esportivo Diário Olé inundou sua página com matérias sobre Pelé, afirmando na manchete: “Dor mundial: morreu Pelé”.
O Jornal de Angola, o principal diário do maior país lusófono da África, destacou no topo de seu site uma sequência de quatro matérias sobre Pelé, três delas destacando as reações de Neymar, Ronaldo Fenômeno e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à notícia do falecimento.
Portais de redes importantes, como a CNN e o site em inglês da Al Jazeera, igualmente destacaram a morte do Rei do Futebol na manchete.
*Com informações da BBC/Brasil
Fonte: odocumento