Com a presença de mais de 300 pessoas na manhã desta quarta-feira no Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu o Encontro de Gestores Municipais onde foram apresentadas as principais ações da entidade durante os três anos e seis meses do governo Mauro Mendes. O encontro teve como assuntos pertinentes ao fortalecimento das ações esportivas em todo o Estado de Mato Grosso.
Cleide Elizabeth, diretora de Esportes do município de Querência foi a primeira a destacar o fomento do esporte no estado, principalmente em sua cidade. O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves lembrou de quando chegou na Secel como Adjunto de Esporte e Lazer em janeiro de 2019, onde encontrou uma secretaria sucateada, endividada e sem credibilidade na época.
Os esforços do atual secretário à época, deputado e professor Allan Kardec e depois com Alberto Machado, o Beto Dois a Um, mais a vontade do governador Mauro Mendes, conseguiram sanar as principais dificuldades que tinha a secretaria, começando a quitar os dois anos de pagamentos do programa Bolsa Atleta e quitando dividas da entidade.
“graças a força de vontade de toda equipe da Cultura e do Esporte e no empenho dos secretários Allan e depois o Beto conseguimos resgatar a força e credibilidade da pasta e hoje a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer é a segunda maior do estado em termos de recursos e a primeira em trabalhos desenvolvidos”, frisou.
E Jefferson Neves não parou por ai lembrando que mesmo com a pandemia da Covid-19, já em 2020 com apoio de vários municípios do Estado conseguiu reeditar os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções para atletas/estudantes de 12 a 17 anos reunindo representantes de dezenas de cidades do interior de Mato Grosso e este ano já foram realizadas as 10 etapas da fase regional reunindo a participação de representantes de 126 municípios do estado.
“Nosso sonho é para atingirmos a participação de representantes dos 141 municípios do estado beneficiando os estudantes com a participação esportiva como um incentivo a mais no processo de desenvolvimento curricular do aluno. Nossa equipe não vai esmorecer e vamos continuar trabalhando forte e precisamos da participação de todos vocês para conseguirmos atingir nosso principal objetivo que é o fomento do esporte em nosso estado”, finalizou.