Sophia @princesinhamt
Esportes

Médico cuiabano participa de Mundial de Judô na Polônia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O judoca, professor de judô e cirurgião plástico, médico cuiabano Dr. Vladis Felsky dos Anjos participa entre os dias 08 e 11 de setembro do Campeonato Mundial de Veteranos de Judô (acima de 30 anos), em Cracóvia, na Polônia. Ele viaja com mais três judocas de Cuiabá, que treinam no Projeto Judô Bope, do qual Dr. Felsky é professor. A equipe tem apoio da Unimed Cuiabá.

Desde 2017, o médico é Kodansha, título dado ao Sexto Dan, que luta com a faixa vermelha e branca. O título é um reconhecimento aos judocas que aprendem e compartilham o judô e seus valores. O médico conquistou a faixa-preta em 1987.

“Este ano tive o privilégio de ser o campeão da Copa São Paulo de Judô, campeão brasileiro, campeão sul-americano e campeão pan-americano. Todos esses títulos representam uma vida de treinos, disciplina e amor ao esporte”, conta Dr. Vladis.

Ele participou em anos anteriores dos Campeonatos Mundiais na Holanda, México, Itália e Marrocos, onde a judoca Lorenna Antoneli (categoria 57kg) foi a campeã. Ela treina no projeto Judô Bope, ao lado de Felsky (73kg), Varneilda Rodrigues (63kg) e Helber Borges de Moura (66kg). Os quatro representarão o Brasil na Polônia.

Graduações do Judô

No judô, os graduados de Primeiro ao Quinto Dan utilizam a faixa preta e são cognominados Yudansha. Entre Sexto e Oitavo Dan, os judocas utilizam a faixa coral (sequência das cores vermelha e branca), e recebem o nome de Kodansha. No Nono e Décimo Dan, os mestres utilizam uma faixa toda vermelha.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.