Ao todo, a competição contará com 10 times e a primeira fase será de ponto corrido. Todas as equipes se enfrentarão nesta etapa em jogos de ida e volta. Oito equipes se classificam para a fase do mata-mata, nas quartas-de-final. Já os dois últimos estão automaticamente rebaixados para a série B do Mato-grossense. Já o campeão garante vaga na série D e na Copa do Brasil.
A final do Estadual está marcada para o dia 8 de abril, Aniversário de Cuiabá. A expectativa é de que a partida ocorra na Arena Pantanal. Já durante a competição alguns jogos das equipes da capital deverão ocorrer no Dutrinha, já que o gramado da arena passa por manutenção.
O Mato-grossense terá quatro times da baixada cuiabana: Mixto, Operário, Cuiabá e Dom Bosco. Já os outros seis são do interior. Rondonópolis conta com duas equipes: União e Academia. A região médio Norte terá três times: Nova Mutum, Luverdense e Sport Sinop, e Cáceres volta à série A com o Cacerense.
O campeonato conta com o patrocínio da Eletromóveis Martinello e do Sicredi. Com o apoio das duas empresas, a Federação Mato-grossense de Futebol poderá custear os gastos com transporte, hospedagem e alimentação das 10 equipes, o que representa cerca de R$ 700 mil em toda a competição. Com isso, os times conseguem concentrar os recursos nos investimentos das equipes, o que também ajuda a elevar a qualidade da competição.
“Com certeza teremos um grande campeonato! A FMF tem feito todo esforço em prol dos nossos clubes e da competição em si. As equipes têm obrigação de correr atrás da parte técnica, financeira, buscar novos parceiros, para investir nas contratações de jogadores. Nós temos um concorrente forte da série A, que é o Cuiabá e é tido como favorito, então as outras equipes acabam sendo incentivadas a melhorar e acredito que com isso quem ganha é o campeonato, que acaba sendo mais valorizando”, comentou o presidente da FMF, Aron Dresch.
Cuiabá x Mixto
União x Academia
Luverdense x Nova Mutum
Operário x Dom Bosco
Sport Sinop x Cacerense
Fonte: leiagora