Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, os Jogos Escolares Paralímpicos envolvem participantes devidamente matriculados nas redes pública e privada de ensino, dos gêneros masculino e feminino.
As modalidades em disputa são atletismo, bocha, natação, tênis de mesa e parabadminton. Os campeões estaduais de cada modalidade, gênero e faixa etária representarão Mato Grosso nas etapas nacionais dos Jogos, que são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Para o superintendente de Esporte Lazer da Secel, Otávio Favaro, a realização da etapa estadual é um passo importante que vai ao encontro do movimento paralímpico nacional desenvolvido pelo CPB.
“É a primeira vez que haverá uma seletiva estadual em Mato Grosso para definir os representantes do Estado nas fases nacionais. Como envolve todos os municípios, o evento constrói um movimento que potencializa o esporte de inclusão e estimula o acesso de crianças e jovens com deficiência às práticas esportivas por todo o Estado”, destaca.
Sediadas em Cáceres, as competições mato-grossenses serão realizadas no Centro de Referência Paralímpica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e em outras instalações esportivas do município, que é parceiro da Secel-MT na realização do evento.
As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online, contendo as informações individuais do atleta. Além disso, cada município deve enviar a ficha de inscrição com assinatura dos participantes, bem como documentos anexos preenchidos, ao e-mail suel@secel.mt.gov.br.
Tanto o formulário online quanto os demais documentos, incluindo os regulamentos geral e específico, estão disponíveis no site da Secel.
Fonte: leiagora