Os japoneses conseguiram virada histórica diante dos tetracampeões mundiais e primeira vitória no Qatar 2022, nesta quarta-feira (23.11).
-
Japoneses derrotam tetracampeões na estreia
-
Gundogan, de pênalti, fez o gol alemão; Ritsu Doan e Asano viraram o jogo
-
Alemanha enfrentará a Espanha na próxima rodada; Japão mede forças com a Costa Rica
Alemanha 1 – 2 Japão
Gols : Gundogan (30 do 1º Tempo), para a Alemanha; Doan (30 do 2º Tempo) e Asano (38 do 2º Tempo), para o Japão
Quatro anos depois, o mesmo resultado. Após perder em 2018, a Alemanha voltou a ser derrotada na estreia da Copa do Mundo FIFA de 2022. Dessa vez, o algoz foi uma valente seleção do Japão, que buscou uma grande virada em menos de dez minutos.
Dispostos a evitar uma surpresa como na Rússia, os comandados de Hansi Flick tomaram a iniciativa no começo da partida e não demoraram a encontrar o caminho do gol. Com pouco mais de meia hora de bola rolando, Gundogan, de pênalti, abriu o placar.
O segundo tempo começou muito equilibrado entre os dois tempos. A Alemanha buscava o segundo gol, mas corria riscos no contra-ataque. E foi justamente assim que o Japão esperava sua vitória. Aos 30 minutos, Doan aproveitou a bola que sobrou dentro da área e estufou a rede de Neuer. Aos 38, foi a vez de Asano mudar os rumos do jogo. O atacante dominou a bola em profundidade, avançou pelas costas da defesa alemã e venceu no alto, sem chances de defesa.
Com o jogo empatado em 1 a 1, o Japão começou a se aventurar em busca da virada. Aos 38 minutos do segundo tempo, uma chance se ofereceu para Takuma Asano, que não desperdiçou. O atacante japonês invadiu a área e chutou forte, no alto, para superar o goleiro Neuer e virar o jogo.
Número
Apenas oito minutos se passaram entre o primeiro e o segundo gol do Japão na partida. O curto intervalo simboliza a forte pressão definida pelos japoneses naquele momento da partida. As mudanças do técnico Hajime Moriyasu mudaram a partida, e os jogadores só precisaram desse período para levar isso para o placar. Essa foi a primeira vitória de virada do Japão em toda a história da Copa do Mundo.
Fonte: Agência Esporte
A Inglaterra está nas quartas de final da Copa do Mundo e vai encarar a França, sua rival histórica. A equipe manteve o ritmo da primeira fase na tarde deste domingo, contra o Senegal, e venceu sua primeira eliminatória por 3 a 0.
O embate teve grandes atuações individuais, principalmente do meio-campista Jude Bellingham e do centroavante Harry Kane, participando direta ou indiretamente dos três gols anotados.
O duelo, porém, não foi fácil. Senegal teve duas grandes chances com o placar 0 a 0, parando em grande defesa de Pickford na primeira. A Inglaterra tinha dificuldades de sair da defesa, mas a dupla Bellingham-Kane entrou em cena.
Primeiro Bellingham recebeu do centroavante e cruzou para Henderson abrir o placar. Depois, driblou dois, deu a Foden e o ponta achou Kane. O centroavante dominou e fez o 2 a 0 no último lance do primeiro tempo.
A tranquilidade com a vantagem ficou nítida no segundo tempo, repleto de espaço para os ingleses. Em uma das saídas, Foden achou Saka para fazer o terceiro. O bastante para que todos saíssem aplaudidos de campo, já de olho nos franceses.
Inglaterra e França agora se enfrentam para saber quem estará na semifinal do torneio. O embate está marcado para sábado, dia 10, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha).
Momento-chave
Aos 39 minutos, a Inglaterra conseguiu sair da pressão do Senegal, Kane recebeu na intermediária e serviu Bellingham. O jovem chegou na lateral da área e cruzou rasteiro para Henderson, que finalizou de primeira e abriu o placar.
Número
Aos 32 anos, Henderson se tornou o segundo jogador mais velho a fazer um gol pela Inglaterra na Copa do Mundo. Apenas Tom Finney, que fez um aos 36 anos, em 1958, fica acima do volante nessa lista.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento