Um dos maiores nomes do vôlei brasileiro, Maria Isabel Barroso Salgado, a Isabel do vôlei, morreu na manhã desta quarta-feira (16) no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ela disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, passou a jogar vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade. A ex-atleta deixa cinco filhos e cinco netos.
Na última segunda-feira (14), Isabel havia sido anunciada como integrante do grupo técnico de esportes para a transição de governo do presidente Lula, que assumirá o país em janeiro.
A ex-jogadora nasceu no Rio de Janeiro e se tornou uma das maiores referências no esporte. Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando foi para o Modena, da Itália, em 1980.
Na última segunda-feira, a ex-atleta foi indicada para a pasta do esporte na equipe de transição do presidente eleito, Lula. Em 2016, foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica já no Rio, cidade-sede dos Jogos e sua terra natal.
Além disso, a carioca atuou nas Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984, na época em que a seleção brasileira feminina dava seus primeiros passos na profissionalização.
Após o fim da carreira nas quadras, foi nome importante também no vôlei de praia, onde chegou a atuar ao lado de Jackie Silva, uma das suas principais amigas da época de quadra. Após se aposentar, ela migrou para a carreira de treinadora.
Isabel é mãe de Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas do vôlei de praia. Ela chegou a formar dupla e a treinar Carol e Maria Clara, mas depois optou por cuidar da carreira dos filhos.
Fonte: esportesenoticias