Grandes públicos movimentaram o Beira-Rio em 2022. Ano de recorde batido no futebol feminino brasileiro, feito estabelecido graças às 36.330 pessoas que lotaram o Gigante na partida de ida da final do Brasileirão A1, a temporada passada também registrou a maior presença de torcida (43.191) em um jogo disputado no Beira-Rio desde a reabertura dos portões após as medidas tomadas para combate à pandemia de Covid-19. Ao todo, 650 mil acessos ocorreram nos duelos travados pelo Clube do Povo em sua casa.
O Beira-Rio foi o principal palco dos 87 jogos e seis eventos sediados pelo Inter na última temporada. No Gigante, ocorreram 31 partidas do futebol masculino e outras sete das Gurias Coloradas. Já o CT de Alvorada recebeu 29 confrontos, nove a mais do que os disputados no SESC, enquanto todos os eventos foram realizados no Gigantinho. Confira os maiores públicos do ano:
1 – 43.191 – Inter x Melgar-PER (11/08) 2 – 40.598 – Inter x Colo-Colo-CHI (05/07) 3 – 39.541 – Inter x Atlético-MG (31/07) 4 – 36.573 – Inter x Fortaleza (17/04) 5 – 36.330 – Gurias Coloradas x Corinthians (18/04) |
Agora, o calendário reserva mais emoções para os Colorado em 2023. Com as iminentes disputas de Gauchão, Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, o Inter estima sediar 119 jogos na próxima temporada, além de 15 eventos. O número representa um acréscimo de 44% em comparação ao registrado em 2022, e o Clube já está se preparando para torná-lo realidade – assim como fez em 2022, quando desenvolveu uma série de melhorias para garantir uma experiência ainda mais satisfatória aos seus torcedores e torcedoras.
A morte de Pelé nesta quinta-feira (29.12), aos 82 anos, ganhou amplo destaque nos sites dos principais jornais e veículos de imprensa do mundo, com textos relembrando fatos da história pessoal e profissional do brasileiro e elencando vultuosos números — como o recorde de mais de 1.280 gols já marcados e a conquista de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).
O site principal da BBC, em inglês, logo colocou na manchete e no topo da página notícias sobre a morte. O texto principal, assinado pela BBC Sport, afirma que Pelé é “possivelmente o maior jogador” que já existiu. O site noticioso da BBC, a BBC News, também manchetou e destacou várias matérias no topo da página sobre Pelé, incluindo uma live sobre a morte, com transmissão ao vivo de pequenos textos.
Também britânico, o Guardian igualmente destacou a notícia da morte e a história de Pelé na manchete e no topo do site, assim como o The Sun, cuja página ficou repleta de textos sobre o brasileiro e exibiu como manchete “The king is dead” (“O rei está morto”).
Já o americano The New York Times abriu uma seção, abaixo da manchete, destacando três textos sobre o brasileiro e uma pequena galeria de fotos com registros da vida dele. O texto principal afirma em um trecho: “Um herói nacional no seu Brasil de nascença, Pelé era amado ao redor do mundo — pelos muito pobres, entre os quais ele foi criado; pelos muito ricos, em cujos círculos ele transitava; e por qualquer um que o visse jogar.”
Segundo a matéria, Pelé “ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”.
“Para alguns, foi o maior de todos (e não só no futebol, mas no conjunto de todos os esportes). Por si só, já seria arriscado citá-lo como ‘o maior jogador de futebol’ — Maradona, Cruyff e Messi, o recente campeão mundial, querem se sentar no mesmo trono —, e a outra comparação é impossível. Nesse ponto, a discussão seria interminável”, diz o texto do Clarín.
A matéria afirma que, além da “imensidade” como atleta, Pelé foi o primeiro jogador que “se transformou em uma personalidade total, global”, tornando-se “o personagem, ao menos desportivo, mais famoso do mundo”.
Do grupo Clarín, o jornal esportivo Diário Olé inundou sua página com matérias sobre Pelé, afirmando na manchete: “Dor mundial: morreu Pelé”.
O Jornal de Angola, o principal diário do maior país lusófono da África, destacou no topo de seu site uma sequência de quatro matérias sobre Pelé, três delas destacando as reações de Neymar, Ronaldo Fenômeno e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à notícia do falecimento.
Portais de redes importantes, como a CNN e o site em inglês da Al Jazeera, igualmente destacaram a morte do Rei do Futebol na manchete.
*Com informações da BBC/Brasil
Fonte: odocumento