Após o período de recesso do final do ano, o grupo de jogadores da equipe masculina profissional do Tricolor voltou, na tarde desta terça-feira, aos treinamentos que integram a Pré-Temporada Mr. Jack.bet.
Com estreia nos gramados programada para o próximo dia 17 de janeiro, diante do São Luiz, na Arena, pela Recopa Gaúcha, os atletas retomaram hoje as atividades, mas com os trabalhos fechados para a imprensa.
O grupo foi orientado a uma tarde de treinamentos físicos, com um circuito, seguido de corridas em torno do gramado.
A grande novidade do dia ficou por conta da chegada do novo reforço do Tricolor, o uruguaio Luis Suárez, que desembarcou em Porto Alegre pouco depois do meio-dia e foi recepcionado por centenas de torcedores gremistas. No CT, o atacante realizou avaliações, isocinético, passou pela fisioterapia e também correu no campo.
O volante Thiago Santos foi liberado pela comissão técnica para acompanhar uma questão familiar e se juntará com o grupo no final de semana.
A terça-feira ainda contou com o anúncio do lateral-direito Fábio como mais um reforço para a temporada 2023.
Nesta quarta-feira, o grupo volta aos trabalhos em dois turnos: pela manhã fará trabalhos com bola no campo, e, à tarde, atividades físicas na academia de musculação.
Na noite desta terça-feira (3), os Filhos do Terrão fizeram o primeiro confronto na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, o Timão derrotou o Zumbi por 4 a 0. Os gols alvinegros foram marcados por Matheus Araújo, Pedro, Jean (contra) e Ryan. Com a vitória, o Coringão lidera o grupo 12 no critério de saldo de gols.
Timão escalado
Para a partida diante do Zumbi, o técnico Danilo Andrade escalou um onze inicial formado por: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Thomas, Matheus Araújo e Pedrinho; Guilherme Biro, Pedro e Arthur Sousa. À disposição no banco de reservas estavam: Felipe Longo, Alemão, Renato, Zé Vitor, Ryan, Breno Bidon, Kayke, Wesley e Felipe Augusto.
Primeiro tempo
O Corinthians começou a partida em alta intensidade. Já no começo do duelo, a pressão imposta pelo Timão surtiu efeito. Aos três minutos, após linda troca de passes, Biro lançou Arthur Sousa, que foi derrubado dentro da área. Matheus Araújo bateu cruzado com o pé direito e inaugurou o placar.
Com o gol no início, o Alvinegro seguiu dominando a partida. Aos sete minutos, Biro enfiou a bola para Pedrinho, que dividiu com o goleiro e quase aumentou o marcador.
O Timão seguiu criando oportunidades, deixando o Zumbi acuado no campo defensivo. Aos 11, Biro arriscou de fora da área. A bola desviou na marcação e foi para a linha de fundo.
Logo na sequência, Murillo lançou em profundidade para Léo Mana. O lateral cruzou na medida para Arthur Sousa, que chegou na frente da marcação, mas finalizou para fora.
As triangulações alvinegras aconteciam, mas a equipe não conseguia furar o bloqueio adversário. Aos 22 minutos, Pedro cobrou escanteio fechado e quase marcou gol olímpico.
Pouco depois, a zaga do Zumbi afastou o cruzamento de Arthur Sousa. No rebote, Thomas finalizou de voleio e o goleiro defendeu.
Aos 28, o zagueiro Murillo arriscou de fora da área. O goleiro adversário se atrapalhou para fazer a defesa, mas ficou com a bola.
Na reta final da primeira etapa, mais uma chegada do Timão. Murillo achou Pedrinho na área, mas o camisa 10 cabeceou para fora.
Aos 42 minutos, o primeiro susto da equipe adversária. O atacante do Zumbi ganhou da zaga do Timão, bateu para o gol, mas parou em boa defesa de Kauê.
Segundo tempo
Em busca de manter a velocidade no ataque, o treinador Danilo fez uma mudança no intervalo. Wesley entrou no lugar de Pedrinho, e a etapa final começou com o Corinthians mantendo a pressão no campo adversário.
O Alvinegro seguiu criando oportunidades. Pela direita, Biro enfiou para Arthur Sousa. O camisa 9 cruzou rasteiro para trás e Pedro estufou as redes para marcar o segundo do Timão.
A confiança do Corinthians seguia alta e a pressão intensa. Biro sofreu falta na entrada da área. Matheus Araújo cobrou e o goleiro fez linda defesa. Em seguida, o Timão ampliou o marcador. Aos nove minutos, Pedro cobrou escanteio e Jean cabeceou contra.
Aos 20 minutos, mais mudanças no Corinthians. Saíram Biro, Matheus Araújo e Arthur Sousa para as entradas de Kayke, Ryan e Felipe Augusto.
O Timão continuou com o controle do jogo, e o placar elástico deu tranquilidade à equipe na segunda etapa. Aos 30, Pedro e Thomas saíram, para Breno Bidon e Zé Vitor entrarem.
O Timãozinho seguia implacável no duelo. Aos 32 minutos, Wesley bateu bem de fora da área, obrigando o goleiro adversário a fazer boa defesa.
Em seguida, Ryan aproveitou a bola sobrada dentro da área e bateu rasteiro para fora. Aos 47, porém, o volante não perdeu. Wesley enfiou, a bola desviou na marcação, mas chegou limpa para Ryan deslocar o goleiro e fechar o placar.
Próximo jogo
O segundo jogo da primeira fase do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta sexta-feira (6), às 21h45, contra o Fast Clube-AM, na Arena Fonte Luminosa.
O Verdão derrotou a Juazeirense-BA por 2 a 0, nesta terça-feira (03), no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto-SP, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols do atual campeão do torneio foram marcados por Pedro Lima e Ruan Ribeiro.
O time alviverde assume a liderança do grupo 3 da competição, com três pontos somados. Na próxima rodada, o Palestra enfrenta o América-SP, que entrou na chave após a desistência do Santana-AP, na sexta-feira (06), às 19h30 (de Brasília), no Anísio Haddad.
O Palmeiras manteve a longa invencibilidade em estreias de Copinha, marca que perdura desde 1996. Após conquistar o título do torneio de forma inédita e invicta em 2022, o Verdão vai em busca do bicampeonato com uma equipe reformulada, mesclando atletas que atuaram pelo Sub-17 e Sub-20 no último ano.
O jogo
Na primeira chance do Verdão na partida, Ruan Ribeiro ficou com a sobra dentro da área e cabeceou para defesa do goleiro. Aos dez minutos, Luis Guilherme fez grande jogada individual pela direita e cruzou na medida para Pedro Lima, que testou firme para abrir o placar. Aos 18 minutos, David Kauã foi derrubado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Ruan Ribeiro mandou no canto direito e fez o segundo do Palestra.
Logo em seguida, a Juazeirense teve pênalti a favor, mas Aranha cresceu debaixo das traves e defendeu a cobrança. Após cruzamento da esquerda, Kevin finalizou rente a trave e quase ampliou.
No segundo tempo, Luis Guilherme carregou pelo meio e finalizou de fora da área com perigo. Em seguida, o camisa 10 aproveitou vacilo da defesa, invadiu a área e chutou de direita para defesa do goleiro. Depois, foi a vez de Kauan Santos receber passe por elevação de Pedro Lima, finalizar e ver o arqueiro intervir novamente. Patrick também teve oportunidade, arrancando pela esquerda e chutando em cima do goleiro.
Palmeiras Sub-20: Aranha; Gilberto (Estêvão), Henri, Talisca e Ian; Léo (Vitor André), Pedro Lima e David Kauã (Patrick); Luis Guilherme (Wendell), Ruan Ribeiro (Edney) e Kevin (Kauan Santos). Técnico: Paulo Victor Gomes.
Regulamento
A primeira fase da Copinha conta com 128 equipes, que estão divididas em 32 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentam em turno único dentro da própria chave, e os dois melhores classificados avançam para a segunda fase. Em seguida, a competição tem terceira fase, oitavas, quartas, semifinal e final, sendo que todas as partidas são realizadas em confronto único.
Veja todos os jogos do Palmeiras na Copinha:
Primeira fase
03/01: Palmeiras 2 x 0 Juazeirense-BA – Anísio Haddad
Gols: Pedro Lima e Ruan Ribeiro
06/01 – 19h30: América-SP x Palmeiras – Anísio Haddad
09/01 – 19h30: Rio Preto-SP x Palmeiras– Anísio Haddad
Fonte: odocumento