O Galo enfrenta o São Paulo na noite desta terça-feira (01.10), com uma meta definida: conquistar os três pontos. A partida, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada no Morumbi, a partir das 21h30, na capital paulista.
Com 51 pontos na tabela de classificação, o Alvinegro ocupa a sétima colocação, e tem a mesma pontuação do sexto colocado, o Athletico-PR. O Tricolor Paulista é o oitavo colocado, com 50 pontos, e também luta por uma vaga na competição continental.
“Sabemos da importância de uma vitória para alcançar nosso objetivo, que é a classificação direta para a Libertadores”, afirmou o volante Jair durante entrevista coletiva na tarde de ontem.
Retrospecto
Atlético e São Paulo se enfrentam desde 1934. O histórico do confronto mostra grande equilíbrio entre as equipes. Foram 104 partidas, com 35 triunfos do Alvinegro, 33 empates e 36 vitórias da equipe paulista.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X ATLÉTICO
Competição: Campeonato Brasileiro
Rodada: 35ª do Brasileirão
Data: 01/11/2022
Horário: 21h30
Estádio: Morumbi
Cidade: São Paulo (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA) – SC
Árbitro Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA) – GO
Árbitro Assistente 2: Alex dos Santos – SC
Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores – SP
Analista de Campo: Celso Barbosa de Oliveira – SP
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway – PB
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios – SE
Observador de VAR: Ítalo Medeiros de Azevedo – RN
Fonte: Agência Esporte
O Palmeiras encarou o Fortaleza na noite desta quarta-feira (02.11), no Allianz Parque, já sabendo que era hendecacampeonato, confirmado com a derrota do Internacional. Em clima de festa, o Verdão manteve a consistência apresentada durante toda a campanha e venceu o adversário por 3 a 0, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Verdão chegou aos 77 pontos e abre treze pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional, que perdeu para o América no jogo que decretou o título palmeirense. Já o Fortaleza estaciona com 48 pontos, na décima colocação, e perde a chance de subir para o G8 nesta rodada.
Campeão do Brasileirão pela 11ª vez, o Palmeiras pode descansar os seus titulares nas três rodadas que restam. A equipe volta a campo neste domingo, às 18h30 (de Brasília), quando visita o Cuiabá. Mais cedo, às 16 horas (de Brasília), o Fortaleza recebe o Atlético-GO no Castelão.
O jogo
A partida começou sem grandes oportunidades claras, mas com o Palmeiras comandando as ações para se instalar no campo ofensivo. Aos 11 e aos 13 minutos o Palmeiras construiu duas boas jogadas pelas laterais, com Gustavo Scarpa e Rony, mas a arbitragem assinalou impedimento em ambas.
Pouco depois, porém, a dupla atuou junta para colocar o Verdão em vantagem. Aos 14 minutos, Scarpa conduziu a jogada pelo meio e deu um ótimo passe em profundidade para Rony, que saiu cara a cara com o goleiro e finalizou com categoria para abrir o placar.
Depois do gol, o Palmeiras continuou com o controle do jogo, enquanto o Fortaleza tentava acelerar e assustar nos contra-ataques. O Verdão voltou a chegar com perigo aos 28, quando Rony completou cruzamento de Dudu, mas a zaga desviou para escanteio. Na cobrança, Gustavo Gómez apareceu bem na área, mas o goleiro Fernando Miguel fez defesa segura.
As oportunidade animaram a equipe, que chegou ao segundo gol em mais uma ótima jogada, aos 32 minutos. Marcos Rocha lançou Dudu em profundidade, e o camisa 7 deu um toque de categoria para encobrir Fernando Miguel e anotar o segundo gol palmeirense.
Depois do intervalo, o Palmeiras voltou sem mudanças e manteve o ritmo para abrir margem ainda mais confortável. Logo no primeiro minuto, Endrick quase deixou o dele ao cabecear por cima do gol. No lance seguinte, Dudu cruzou rasteiro, a bola passou pelo jovem centroavante e encontrou Rony, que marcou mais um para o Verdão.
Em busca de diminuir o prejuízo, o Fortaleza começou a aparecer mais no ataque. Aos 11 minutos, Thiago Galhardo finalizou de canhota de fora da área, e Weverton fez grande defesa. Pouco depois, aos 14, o goleiro palmeirense voltou a aparecer bem para defender a finalização de Juninho Capixaba.
A resposta do Palmeiras veio em duas oportunidades com Zé Rafael. Primeiro, aos 16, o camisa 8 recebeu de Scarpa e chutou colocado para boa defesa de Fernando Miguel. No minuto seguinte, ele teve nova chance ao pegar a sobra na entrada da área, mas viu o goleiro fazer outra defesa em dois tempos.
Em ritmo forte, o Palmeiras seguiu em cima e viu brilhar novamente a estrela de sua grande joia. Aos 18 minutos, Endrick apareceu nas costas da zaga para completar o cruzamento rasteiro de Dudu e anotar o seu primeiro gol no Allianz Parque como profissional.
Com a goleada no placar, o Palmeiras cadenciou mais as jogadas e manteve o controle da partida. Abel Ferreira ainda promoveu mudanças na equipe para refrescar a energia dos atletas. A equipe ainda criou oportunidades para deixar o placar ainda mais elástico, mas a goleada por 4 a 0 deixou o Allianz em festa até o apito final.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 0 FORTALEZA
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Bruno Tabata); Endrick (Merentiel), Dudu (Mayke) e Rony (José López). Técnico: Abel Ferreira.
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Emanuel Brítez, Titi (Benevenuto) e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Zé Welison) e Lucas Crispim (Fabrício); Romarinho (Hércules), Robson e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 02 de novembro de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (Fifa-PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Rony, aos 14 do 1T e aos 2 do 2T, Dudu, aos 32 do 1T e Endrick, aos 18 do 2T (Palmeiras)
Cartões amarelos: Danilo e Gustavo Scarpa (Palmeiras); Titi (Fortaleza)
Público: 29.104
Renda: R$ 3.675.069,73
Fonte: Agência Esporte