O Flamengo venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na tarde deste sábado (29.10), no Estádio Monumental de Guayaquil. O gol do título rubro-negro foi marcado por Gabi, nos acréscimos da primeira etapa. Com o resultado, o Flamengo conquistou o tão sonhado Tri da América e faz a alegra da imensa Nação Rubro-Negra espalhada pelo mundo.
O jogo
A partida começou com muito equilíbrio, com as duas equipes brigando pela posse de bola no meio-campo. O Athletico apertava a saída de bola da equipe rubro-negra e dificultava a transação para o ataque. Os dez primeiros minutos eram bem truncados, com o Flamengo trocando passes em busca de espaços. A equipe paranaense aguardava para investir nos contra-ataques.
Aos 19’, Ayrton Lucas entrou em campo no lugar de Filipe Luís, que saiu contundido. Dez minutos depois, Arrascaeta cobrou falta, mas a bola não passou pela barreira. O time rubro-negro mantinha a posse de bola no ataque, mas encontrava dificuldades na hora de penetrar na área adversária. No final da primeira etapa, o zagueiro Pedro Henrique deu uma entrada dura em Gabigol e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso pelo árbitro.
Nos acréscimos, para delírio da Nação Rubro-Negra, o Mengão inaugurou o placar em Guayaquil! Aos 48’, Everton Ribeiro tabelou com Rodinei pela direita e cruza na área. Gabigol, o predestinado, apareceu livre na segunda trave para empurrar para as redes e deixar o Mengão em vantagem: 1 a 0.
O Flamengo voltou para a etapa complementar valorizando a posse de bola e insistindo nas jogadas ofensivas. Aos seis minutos, Gabi saiu cara a cara com o goleiro, mas chuta em cima de Bento. Por muito pouco o Mengão não fez o segundo.
O Mais Querido mantinha o domínio da partida e chegava com perigo ao gol adversário. Aos 15’, Pedro recebeu de Arrascaeta na entrada da área, girou o corpo e tenta o chute. A bola desviou e por muito pouco não entra.
Sem sofrer perigo, o time rubro-negro tocava a bola no campo ofensivo em busca do segundo, mas o Athletico se defendia. Aos 37’, Everton Ribeiro arriscou o chute de fora e a bola foi para fora. Nos minutos finais, o Rubro-Negro conseguiu administrar o resultado e saiu de campo com o tão sonhado tricampeonato da América, A Nação Rubro-Negra faz a festa pela Glória Eterna. O FLAMENGO É TRICAMPEÃO DA AMÉRICA!!!
Escalação do Flamengo
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Vidal), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabi (Cebolinha) e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior.
Escalação do Athletico-PR
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura (Terans), Fernandinho, Alex Santana (Matheus Felipe); Victor Bueno (Canobbio), Vitinho (Rômulo) e Vitor Roque (Pablo).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
FICHA TÉCNICA
Final da Conmebol Libertadores
Flamengo 1×0 Athletico-PR
Local: Estádio Monumental de Guayaquil, Equador
Data e hora: 29/10/2022 às 17h (de Brasília)
Arbitragem: Patricio Loustau (ARG), Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
Cartões amarelos: Pedro Henrique (CAP), Alex Santana (CAP), Arrascaeta (FLA) e Rômulo (CAP)
Cartão vermelho: Pedro Henrique (CAP)
Gol: Gabi (48’1ºT).
Fonte: Agência Esporte
O Cuiabá jogou a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (13.11), na Arena Pantanal e garantiu sua permanência pelo terceiro ano consecutivo na elite do Futebol Brasileiro.
O Dourado enfrentou o Coritiba e abriu o placar com Alan Empereur, com assistência de Marllon, aos 37 minutos, e voltou a marcar aos 44 minutos com Jonathan Cafu. Leo Gamalho garantiu um pelo Coritiba, com assistência de Nathan Mendes, aos 77 minutos. Alef Manga recebe cartão vermelho e deixa a partida.
O Cuiabá terminou na 16ª colocação no Campeonato Brasileiro com 41 pontos, somando 9 vitórias e 17 derrotas. O Coritiba terminou na 15ª colocação, mantendo 42 pontos, dentre eles 12 vitórias e 19 derrotas.
Ficha técnica
Cuiabá 2 x 1 Coritiba
Competição: Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pantanal
Cidade: Cuiabá, Mato Grosso
Árbitro: Flavio Rodrigues De Souza
Data: 13 de novembro de 2022 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Gols: Alan Empereur (Cuiaba), Jonathan Cafu (Cuiaba), Leo Gamalho (Coritiba)
Cartões Amarelos: Fabricio Daniel, Jesus Trindade, Alef Manga, Alef Manga, Andre Luis, Willian Farias
Cartões Vermelho: Alef Manga
CUIABÁ: António Oliveira, Walter, Joaquim, Marllon, Alan Empereur, Igor Cariús, Camilo, Jonathan Cafú, Rafael Gava, Denilson, André Luís, Deyverson
Coritiba: Guto Ferreira, Gabriel Vasconcelos, Natanael, Henrique, Luciano Castan, Rafael Santos, Jesús Trindade, Fabrício Daniel, Régis, Juan Diaz, Alef Manga, Matheus Cadorini
Fonte: Agência Esporte
Na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Goiás por 4 a 0 neste domingo (13.11), jogando no estádio Halié Pinheiro, em Goiânia. Os gols foram marcados por Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan.
Com o resultado, o Tricolor encerra o torneio nacional com 54 pontos, ficando em nono lugar na tabela de classificação.
Para vencer neste domingo, o time de Rogério Ceni procurou controlar o jogo durante todo o tempo. Na primeira etapa, o São Paulo conseguiu criar oportunidades e abriu o placar aos 19 minutos, quando Igor Gomes acionou Galoppo na área, e o argentino cabeceou para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Tricolor se manteve no ataque com o objetivo de ampliar o marcador. A estratégia surtiu efeito e a equipe balançou as redes em mais três oportunidades. Aos 25 minutos, Luciano recebeu um bom passe de Calleri e finalizou cruzado para marcar.
O terceiro gol ocorreu aos 31 minutos, quando Marcos Guilherme avançou para a área, trocou passes com Talles e chutou no canto direito. Quem sacramentou a goleada foi Juan, que aos 45 minutos recebeu passe de Talles, ficou cara a cara com o goleiro e aproveitou a oportunidade.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 0 x 4 SÃO PAULO
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Data: 13 de novembro de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Galoppo, aos 19’/1ºT (SPA); Luciano, aos 25’/2ºT; Marcos Guilherme, aos 31’/2ºT (SPA), Juan, aos 45’/2ºT (SPA).
Cartões amarelos: Maguinho, Auremir (GOI); (SPA)
Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Hugo (Henrique Lordelo); Auremir (Renato Junior), Matheus Sales (Danilo Barcelos) e Marquinhos Gabriel (Nathan Melo), Vinícius, Diego (Douglas Silva) e Nicolas. Técnico: Jair Ventura.
São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi, Léo e Welington (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Talles), Galoppo (Marcos Guilherme) e Igor Gomes; Luciano (Juan) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento