Sophia @princesinhamt
Esportes

Equador vence o Qatar e é a 1ª seleção a derrotar um anfitrião na estreia na Copa

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo FIFA, uma seleção anfitriã foi derrotada em sua partida de estreia na competição. E o responsável por dar ao Qatar esse triste registro foi Enner Valencia.

O atacante marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 dos sul-americanos sobre a equipe da casa, neste domingo, no estádio Al Bayt, em Al Khor, no jogo que abriu o Grupo A e o Mundial como um todo.

Com o resultado, os equatorianos largam na frente na corrida pela classificação às oitavas de final. Eles voltam a campo na sexta-feira, contra a Holanda, em jogo que até já pode lhes dar a vaga na próxima fase. No mesmo dia, o Catar terá um confronto decisivo frente ao Senegal.

2025 word3

A vitória equatoriana começou a ser construída aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Enner Valencia recebeu um passe em profundidade e foi derrubado pelo goleiro Saad Alsheeb. Após perceber que não haveria vantagem no jogo, o árbitro Daniele Orsato assinalou pênalti, que o próprio capitão tratou de transformar em gol.

Com vantagem no placar, o time dirigido pelo técnico Gustavo Alfaro teve tranquilidade para controlar o jogo e chegou ao segundo gol com um cruzamento perfeito para cabeçada do atacante do Fenerbahce.

Número

Craque do jogo

2025 word3

Capitão da seleção equatoriana, Enner Valencia foi a “cara” do jogo de abertura do Mundial. O veterano de 33 anos anotou três gols, mas apenas dois foram validados. No primeiro, anotado logo aos 3 minutos da primeira etapa, foi anotado impedimento na origem da jogada.

O que os treinadores disseram:

“Ele é o maior artilheiro da história do Equador, mas está passando por momentos difíceis e foi questionado algumas vezes no país. Por isso, os gols que marcaram significam muito para ele.” Gustavo Alfaro, técnico do Equador, sobre Enner Valencia.

“Temos muito a evoluir. Não é hora de desculpas, começou mal o torneio. O nervoso e o psicológico nos pegaram de jeito.” Félix Sánchez, técnico do Qatar

Fonte: Agência Esporte

2025 word3

O Brasil espera dançar na Copa do Mundo de 2022, mas num bom sentido. Ao menos foi o que assegurou a ponta-direita Raphinha, titular da equipe durante uma competição.

Segundo o jogador do Barcelona, ​​os atletas já se prepararam para várias celebrações. “Falar a verdade, a gente já tem umas dez danças para cada gol”, disse o jogador durante entrevista coletiva concedida após o treino desta terça, sendo provocado a responder o que faria se o tempo ultrapassasse a marca.

“Essa dança para o primeiro, essa para o segundo, essa para o terceiro… a gente tem dança até o décimo gol. (Se passar) a gente vai ter que renovar”, assegurou, com descontração.

A marca não é das mais fáceis de se alcançar. Nas últimas três edições da Copa, por exemplo, o Brasil só obteve o feito em 2014, quando balançou a rede em 11 oportunidades. Foram nove em 2010 e oito em 2018. Companheiros de ataque de Raphinha, Vinícius Júnior e Neymar se notabilizaram por comemorar seus gols com uma dança em várias oportunidades. O atleta do Barcelona promete se juntar a eles, de preferência já na estreia, contra a Sérvia, na quinta-feira, no Estádio Lusail.

O treino, em si, teve apenas 20 minutos aberto para a imprensa. Os jogadores foram posicionados para o tradicional “bobinho” no aquecimento, com o técnico Tite colocando uma tela no campo para mostrar alguns acontecimentos da atividade.

O comandante ainda andou lado a lado com um papel nas mãos enquanto se preparava para a movimentação. A equipe terá uma atividade totalmente fechada à imprensa na terça, provavelmente momento da definição do tempo que começa o embate contra os serviços. Assim como foi feito nos últimos dias, essa prática também terá início às 11h de Brasília (14h de Lisboa, 17h de Doha).

A estreia do Brasil na Copa do Mundo contra os sérvios será na quinta-feira (23.11), às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha).

Fonte: Agência Esporte

2025 word3

Nesta terça-feira (22.11), a seleção argentina fará sua estreia na Copa do Mundo do Qatar. Será contra a Arábia Saudita, às 7h de Brasília (10h de Lisboa, 13 de Doha), no Iconic Stadium, em Lusail.

Lionel Messi, em entrevista com a imprensa, o jogador do PSG esclareceu todas as dúvidas sobre o seu estado de saúde.

“Chego em um bom momento do pessoal e do físico. Treine diferenciado por convite, mas nada incomum. Eu me sinto muito ansioso e muito animado”, disse o ídolo.

O craque nascido na cidade de Rosário disputará sua quinta Copa do Mundo, que certamente será a última de sua carreira esportiva.

2025 word3

“Seguramente será minha última Copa do Mundo e minha última chance de realizar o grande sonho que todos desejamos”, afirmou Messi, de 35 anos.

“Esperamos continuar a fazer o que temos feito com este grupo, que continue crescendo jogo a jogo. Nos sentimos muito bem no grupo. Vai ser um jogo difícil, então significa o início da Copa do Mundo. Para muitos dos meninos, será a primeira experiência em uma Copa do Mundo. Vamos jogar como temos feito”, disse.

Luis Enrique, o técnico da Espanha, disse em sua transmissão no Twitch que se “La Roja” não sair campeã, ele quer que a Argentina seja campeã para Messi.

“Sou grato pelo amor que recebi ao longo da minha carreira esportiva. Fico feliz que haja muitas pessoas que querem que a Argentina vença a Copa do Mundo. Hoje eu aproveito muito mais tudo isso”, disse Lionel.

A equipe argentina conseguiu se sagrar campeã da Copa América de 2021, vencendo o Brasil, e pôs fim a uma sequência de 28 anos sem títulos em competições adultas.

Isso tirou um peso significativo das costas dos jogadores. “Fomos campeões e isso faz com que você trabalhe de uma forma diferente, porque as pessoas não estão tão atentas aos resultados. Esse grupo me lembra muito 2014, porque é muito unido. É muito bom chegar desta forma porque te dá muita confiança”, disse a estrela.

Fonte: Agência Esporte

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.