A Holanda teve a oportunidade de ser nesta sexta-feira a primeira seleção classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022 . Saiu na frente do Equador logo no começo da partida e só precisava manter a vantagem mínima para garantir a vaga com uma rodada de antecedência.
Só que o time dirigido por Louis van Gaal não conseguiu segurar a volúpia sul-americana. Dominado durante toda a partida, tomou um gol ainda no primeiro tempo (que foi invalidado pela arbitragem por conta de um impedimento) e cedeu o empate nos primeiros minutos da etapa final. Depois, ainda contorno com a ajuda do travessão para não tomar a virada.
Mesmo com a decepção do empate, a situação holandesa no Qatar-2022 ainda está bem tranquila. A do Equador, também.
As duas ficaram dividem a liderança do Grupo A, com quatro pontos, saldo positivo de dois gols e três gols marcados. Na última rodada, prevista para terça-feira, ambos jogam pelo empate para garantir a presença nos mata-matas decisivos.
Na despedida, a Holanda medirá forças contra o anfitrião Qatar, que até já está eliminado. Já o Catar fará um confronto direto pela vaga contra o Senegal, que tem três pontos e ainda pode seguir em frente entre os 16 melhores do Mundial.
Momento chave
O gol que mudou a história do jogo e que levou a definição sobre os dois classificados do Grupo A para a última rodada saiu aos 4 minutos do segundo tempo. Pervis Estupiñán recebeu a bola em condições de chutar pela esquerda e soltou uma pancada cruzada. O Andries Noppert fez uma grande defesa, mas não conseguiu empurrar a bola para longe do seu corpo. Antes que o arqueiro holandês pudesse se recuperar e agarrar a bola, Enner Valencia tratou de empurrá-la para dentro.
Os últimos 6 gols do Equador em Copas foram marcados pelo mesmo jogador: Enner Valencia. O atacante do Fenerbahçe foi às redes três vezes no Brasil-2014 e já repetiu a dose no Qatar-2022. Com isso, ocupa a artilharia básica da atual edição do torneio de futebol mais importante do planeta.
Fonte: Agência Esporte
Segunda rodada já vira decisão para que eu não conseguisse bons resultados na estreia.
-
Portugal, Bélgica, França e Arábia Saudita estão em uma ótima situação
-
Se perder para a Espanha, a Alemanha terá que depender dos outros resultados
-
As probabilidades serão atualizadas a cada partida
O FIFA+ fez um resumo dos principais cenários após a primeira rodada do Mundial do Qatar.
Quem já pode ser eliminado na segunda rodada? Quem já pode chegar às oitavas?
Grupo C
Polônia x Arábia Saudita (26 de novembro, 10h de Brasília) Argentina x México (26 de novembro, 16h de Brasília)
A Argentina será desclassificada em caso de derrota.
A Arábia Saudita se garante nas oitavas em caso de vitória.
México e Polônia não podem garantir nem a classificação nem a desclassificação antecipada ainda nesta segunda rodada.
Grupo D
Tunísia x Austrália (26 de novembro, 7h de Brasília) França x Dinamarca (26 de novembro, 13h de Brasília)
A França passa para as oitavas em caso de vitória.
A Austrália será desclassificada em caso de derrota.
Dinamarca e Tunísia não podem garantir nem a classificação nem a desclassificação antecipada ainda nesta segunda rodada.
Grupo E
Espanha x Alemanha (27 de novembro, 16h de Brasília) Japão x Costa Rica (27 de novembro, 7h de Brasília)
A Espanha se classifica se vencer, desde que a Costa Rica não vença o Japão.
O Japão se classifica se vencer, desde que a Alemanha não vença a Espanha.
A Alemanha não terá mais nenhuma chance de se classificar se perder, desde que a Costa Rica não vença o Japão.
A Costa Rica não terá mais chances de classificar se perder, desde que a Alemanha não vença da Espanha.
Grupo F
Bélgica x Marrocos (27 de novembro, 10h de Brasília) Croácia x Canadá (27 de novembro, 13h de Brasília)
A Bélgica se classifica para as oitavas se vencer.
O Canadá é desclassificado se perder.
Marrocos e Croácia não podem garantir nem a classificação nem a desclassificação antecipada ainda nesta segunda rodada.
Grupo G
Camarões x Sérvia (28 de novembro, 7h de Brasília) Brasil x Suíça (28 de novembro, 13h de Brasília)
A Sérvia será desclassificada se perder, desde que o Brasil não vença a Suíça.
O Brasil se classifica para as oitavas se vencer, desde que Camarões não vença a Sérvia.
Camarões será desclassificado se perder, desde que a Suíça não vença o Brasil.
A Suíça se classifica se vencer, desde que a Sérvia não vença Camarões.
Grupo H
Coreia do Sul x Gana (28 de novembro, 10h de Brasília) Portugal x Urugua i (28 de novembro, 16h de Brasília)
Portugal passa para as oitavas em caso de vitória.
Gana será desclassificada se perder.
Uruguai e Coreia do Sul não podem garantir nem a classificação nem a desclassificação antecipada ainda nesta segunda rodada.
E agora veja a situação dos grupos que já fecharam a segunda rodada
Grupo A
Holanda x Catar (29 de novembro, 12h de Brasília) Equador x Senegal (29 de novembro, 12h de Brasília)
Holanda e Equador, os dois vencedores da chave, só precisam de um empate na terceira rodada para avançar às oitavas de final. Ambos também podem se classificar mesmo com derrota, desde que o outro líder do grupo vença seu compromisso. Por isso, os holandeses torcem pelos equatorianos e vice-versa.
O Senegal também depende das suas forças para se classificar. Se ganhar no confronto direto contra o Equador, fica com a vaga. Caso empate, ainda poderá seguir em frente, mas desde que o já eliminado Qatar conseguiu vencer a Holanda.
Grupo B
País de Gales x Inglaterra (29 de novembro, 16h de Brasília) Irã x EUA (29 de novembro, 16h de Brasília)
A Inglaterra perdeu a chance de garantir a classificação antecipada, mas continua em situação muito confortável. Ela só poderá ser eliminada já na fase de grupos caso seja derrotada pelo País de Gales por pelo menos quatro gols de diferença.
Para terem alguma chance de avançar às oitavas, os gales precisam necessariamente derrotar Harry Kane e cia. Se golearem com vantagem de quatro gols, com certeza terão da vaga. Se a vitória for menor, terão de torcer por um empate entre Irã e Estados Unidos.
Esse jogo, aliás, é um confronto direto pela classificação. Quem ganhar, continua no Mundial. E, quem for derrotado, volta para casa. O empate só é bom para os iranianos, desde que Gales não vença os ingleses ou aplique uma goleada histórica por sete gols de diferença.
Fonte: Agência Esporte
Depois de encantar a todos na primeira rodada da Copa do Mundo, a Inglaterra encarou um valente time dos Estados Unidos nesta sexta-feira, no estádio Al Bayt, e não conseguiu sair do 0 a 0.
Os comandados de Gareth Southgate golearam o Irã por 6 a 2 no primeiro embate, enquanto o adversário tinha empatado por 1 a 1 com Gales. No encontro entre ambos, porém, as forças se equivaleram.
O primeiro tempo mostrou duas vezes com bastante intensidade na marcação e buscando acelerar as jogadas sempre que tinham a posse de bola. No placar de chances, duas para cada: Kane e Mount ameaçaram pelos ingleses, enquanto McKinnie e Pulisic chegaram per do gol do outro lado.
A etapa final foi melhor para os americanos em um primeiro momento. Com boa atuação do meio-campo, o tempo conseguiu afastar a Inglaterra para trás e criou volume de jogo. Chegaram a ser cinco escanteios seguidos, mas nenhum com uma finalização de qualidade.
Os técnicos buscaram mudanças com as substituições, mas as defesas seguiram sobressaindo nas disputas individuais com os respectivos ataques. Os ingleses, com quatro pontos, lideram o Grupo B. O Irã é o segundo, com três, enquanto os EUA têm dois. O quarto, mas ainda com chance, é Gales, que tem apenas um ponto conquistado.
Momento-chave
Aos 33 minutos, Pulisic recebeu pelo lado esquerdo e ajeitou para bater. O atacante teve tempo de cortar para o pé esquerdo e soltou a bomba, mas a bola acabou indo direto no travessão de Pickford. Foi a melhor chance de gol de todo o jogo, mas os ingleses respiraram aliviados.
Número
Esse foi o quinto 0 a 0 da Copa do Mundo FIFA-2022 até o momento na fase de grupos. O recorde histórico é de sete empates sem gols em disputas do principal torneio do mundo.
craque do jogo
Ninguém fez gol no confronto que encerro o cronograma de atividades da Copa-2022 nesta sexta-feira. Mas quem mais passou perto de balançar as redes foi Christian Pulisic. O camisa 10 norte-americano acertou uma bola na trave e levou para casa o BUDWEISER PLAYER OF THE MATCH.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento