O Cuiabá recebeu nesta sexta-feira o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF. Em nota, o clube informou que teve a confirmação da entidade sobre a emissão do documento nos próximos dias.
O Dourado é o primeiro mato-grossense a obter o selo que o consolida ainda mais como principal clube do estado e que, muito em breve, será referência na formação de atletas do país.
– É um momento marcante para o Cuiabá, internamente tem sido muito comemorado. É um momento especial, mais um passo nesse crescimento que o clube vem tendo ano após ano. Um passo gigante nas nossas categorias de base. Estamos cumprindo os critérios da CBF e isso é motivo de orgulho para todos – disse Pedro Smania, coordenador das categorias de base.
Nos últimos anos, o Cuiabá investiu pesado na base e, com o certificado da CBF, passa a ter um centro de excelência na formação de atletas que atende todos os requisitos por lei na formação. O CT da Base já conta com dois campos oficiais e em breve terá toda a estrutura de ponta que servirá de modelo no país.
– Esta chancela que a CBF concedeu ao Cuiabá nos protege juridicamente com tudo que tenha sido investido por parte do clube na base. Isso traz mais credibilidade para o mercado, uma segurança para o clube de que o investimento terá retorno. Isso é excelente para a marca do time e coloca o Cuiabá onde poucos estão e onde ele merece – completou Smania.
Para conquistar o certificado, o Dourado investiu pesado com a contratação de médico, assistentes sociais, psicóloga, técnico em enfermagem, contemplou atletas com bolsa-auxílio, além de melhorar a estrutura física para os jovens. Atualmente, o Cuiabá oferece as condições técnicas, educacionais e médicas para o desenvolvimento e evolução da base.
– Hoje, o Cuiabá oferece aos atletas em formação toda segurança e qualidade que precisam. Agora, poderemos firmar contrato de formação com os atletas e registar na federação. Os contratos preveem multa que garante ao Cuiabá indenização em caso de outros clubes oferecerem propostas aos jogadores em formação. Além disso, o clube tem preferência na profissionalização e renovação do primeiro contrato profissional – disse Ronei Schultze, responsável pelo Departamento de Projetos do Cuiabá.
Entre as conquistas recentes da base do Cuiabá estão o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022 e o vice-campeonato da Brasil Soccer Cup Sub-16. A categoria Sub-20 também alcançou o objetivo de disputar a Copa São Paulo da próxima temporada.
Além de garantir mais estrutura para os atletas e comissões técnicas das categorias de base, o Cuiabá terá em breve atletas nascidos em Mato Grosso em campo, reforçando a identificação do clube com o estado.
Fonte: esportesenoticias