Dois jogos abriram as disputas da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior na manhã desta quinta-feira (12). Cruzeiro-MG e Cuiabá-MT confirmaram o favoritismo e avançaram, seguindo vivos na briga pelo tão sonhado título da base. As duas equipes, inclusive, serão adversárias na terceira fase.
Jogando em Penápolis, o Cruzeiro tomou um susto, mas venceu o Parauapebas-PA, pelo placar de 3 a 1. Jhosefer abriu o placar logo no começo do segundo tempo, mas Carlos de pênalti deixou tudo igual para os paraenses. Mas, Denilson e Robert voltaram a balanças as redes e deram a vitória aos mineiros.
Já em Tupã, Cuiabá e Capivariano fizeram um duelo equilibrado, mas o time mato-grossense conseguiu levar a melhor e vencer por 2 a 1. Rikelme, autor de dois gols, foi o grande destaque do duelo.
Outros 14 jogos dão sequências ao primeiro dia de disputas da segunda fase nesta quinta-feira (12). Os destaques ficam para Palmeiras e Corinthians. De olho no bicampeonato, o time alviverde enfrenta o Sampaio Corrêa-MA. Dono de dez títulos, o alvinegro joga contra o Comercial-SP.
A busca do Grêmio pelo hexacampeonato gaúcho iniciou com vitória. Neste sábado, 21, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Estadual, o Tricolor venceu o Caxias, de virada, no Estádio Centenário pelo placar de 2 a 1. Os gols foram anotados por Bitello, no primeiro tempo, e Luis Suárez, na segunda etapa. O Caxias abriu o placar com Peninha.
Na escalação, em relação a última partida, quando conquistou o tetra da Recopa Gaúcha, Renato Portaluppi optou por manter o mesmo esquema de jogo, mas com uma mudança: Felipe Carballo na vaga de Villasanti.
Dentro de campo, logo nos primeiros segundos de partida, a equipe gremista pressionou os adversários e partiu para o ataque. Com um minuto jogado, Campaz cruzou na área, buscando Luis Suárez, mas o goleiro Bruno conseguiu afastar.
Enquanto o Grêmio trocava passes e tentava furar a defesa do Caxias, os donos da casa também tentavam assustar o Tricolor, que não conseguiu bloquear a tentativa adversária aos nove minutos. Peninha saiu cara a cara com Brenno e furou a defesa gremista, abrindo o placar.
O Grêmio seguiu com a mesma postura: troca de passes e posse de bola para chegar ao gol. Aos 14’, foi a vez de Bitello avançar pela direita, para dentro da pequena área. O camisa 39 chutou, mas a tentativa foi para fora.
O ponteiro passava e o Tricolor tinha a bola do jogo e permanecia na área do Caxias, mas a marcação da equipe da serra dificultava as ações tricolores.
Toda insistência surtiu efeito aos 26’, para delírio dos milhares de gremistas presentes. Primeiro, Ferreira acionou Luis Suárez, que apenas tocou na saída do goleiro, que defendeu. Na sobra, Bitello empurrou a bola para o fundo das redes, empatando a partida.
A equipe de Renato Portaluppi queria a vitória. Após marcar o gol, o Tricolor seguiu tomando conta da partida, colocando pressão no Caxias. Com 33’ jogados, por pouco, Bitello não marcou. O meia recebeu nas costas da defesa e tentou o segundo dele na partida por cobertura, mas o zagueiro adversário estava lá para tirar a chance em cima da linha.
Era um ataque após o outro. Aos 39’, Bitello acionou Luis Suárez, que recebeu de frente para o gol, girou e tentou o chute, que acabou desviando no adversário. Nos minutos finais, poucas finalizações aconteceram.
A segunda etapa iniciou sem mudanças na equipe do Grêmio.
Assim como no início do primeiro tempo, a partida seguiu movimentada, com as duas equipes tocando a bola com o objetivo de chegar ao ataque.
O ponteiro passava dos oito, quando Brenno precisou realizar uma grande defesa. Peninha driblou a defesa gremista e chutou forte da entrada da grande área, fazendo o arqueiro tricolor espalmar a bola. Na sequência, em cobrança de falta, Marcelo cobrou direto e obrigou Brenno a trabalhar mais uma vez.
Após os 10’, o jogo passou a ficar mais truncado, sem grandes chances de gol. Para tentar a vitória, Renato Portaluppi promoveu as primeiras trocas aos 23’. Diogo Barbosa, Gustavinho e Everton Galdino entraram nas vagas de Reinaldo, Carballo e Campaz.
Com 26’ jogados, o estreante Everton Galdino recebeu e, de fora da grande área, tentou o chute direto. A bola acabou subindo demais e foi por cima da meta adversária.
Após as trocas, o Grêmio tocava mais a bola e chegava ao ataque. Não deu outra, o Caxias deu espaço para o camisa 9 tricolor, que, após receber passe de Diogo Barbosa, fez o que sabe: fuzilou a rede da equipe da serra e virou a partida.
O Caxias, atuando em casa, assustou logo depois. Eron, dentro da grande área, bateu forte, mas o arqueiro Brenno estava atendo e espalmou o chute.
O ponteiro passava dos 38’, quando Renato Portaluppi realizou as últimas trocas na equipe. Ferreira e Luis Suárez saíram para as entradas de Thiago Santos e Thaciano.
Um minuto após as modificações, o Tricolor teve um pênalti a seu favor, depois de Bitello ser derrubado na área. O estreante da tarde, Everton Galdino, pegou a bola, bateu, mas o goleiro Bruno defendeu.
O Grêmio seguiu pressionando e, aos 45’, foi a vez de Thaciano tentar fuzilar a rede adversária, mas novamente o arqueiro do Caxias realizou uma grande defesa.
O Tricolor manteve a postura e não deixou o Caxias chegar na área, até o minuto final.
O Vasco da Gama venceu o Inter Miami por 3 a 0 pela Pixbet Flórida Tour na noite deste sábado (21), no DRV PNK Stadium, em Fort Laudardale, nos Estados Unidos. Nenê, Alex Teixeira e Figueiredo anotaram os gols do Gigante da Colina, que volta a campo na próxima quarta-feira (25), às 21h10, contra a Portuguesa, no Estádio Luso Brasileiro, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.
O JOGO
A partida começou com o Inter Miami tendo mais a posse da bola, mas sem conseguir transformar em chances. O Vasco conseguiu roubar a bola no campo de ataque e armar rapidamente os seus contra-ataques. A primeira chance veio aos 7 minutos, quando Gabriel Pec finalizou de fora da área e a boa desviou na defesa.
Aos 26, Eguinaldo roubou a bola no ataque, entrou na área e tocou para o meio, Nenê apareceu e emendou para o fundo do gol, VASCO 1 a 0. Aos 38 quase saiu o segundo. Nenê avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Pedro Raul, que jogou no contrapé do goleiro, mas a bola passou raspando a trave.
Na segunda etapa o Vasco voltou mais agressivo, aos 7 minutos, Figueiredo arriscou da ponta da área e a bola passou bem próximo ao gol. Aos 10, Nenê cobrou falta frontal e a bola parou na barreira. Aos 18, Puma Rodriguez avançou pela direita e arriscou de fora da área, a bola bateu na defesa e saiu pela linha de fundo.
Aos 23, Pec arriscou o chute, a defesa tirou, Figueiredo pegou o rebote e serviu Erick Marcus, que arriscou de primeira e a bola passou à direita do gol. Dois minutos depois, Alex Teixeira aproveitou o erro do goleiro adversário e ampliou, VASCO 2 a 0. Aos 43, Figueiredo recuperou na entrada da área, tabelou com Vinícius pela esquerda e pegou de primeira para fechar o placar, VASCO 3 a 0.
FICHA TÉCNICA
Inter Miami × Vasco da Gama
Pixbet Flórida Tour
Local: DRV PNK Stadium, Fort Laudardale (EUA)
Data e hora: Sábado (21/01), 21h30 (Horário de Brasília)
Cartões Amarelos: Corentin Jean, Campana e Mabika (Inter Miami); Jair e Zé Gabriel (Vasco)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Nenê (26’/1T), Alex Teixeira (25’/2T)
Escalação do Vasco:
Ivan; Puma Rodríguez (Paulinho), Miranda (Ulisses), Léo e Lucas Piton (Edimar); Zé Gabriel (Anderson Conceição), Jair (Erick Marcus) e Nenê (Alex Teixeira); Gabriel Pec, Eguinaldo (Figueiredo) e Pedro Raul (Vinicius)– Técnico: Mauricio Barbieiri
Escalação do Inter Miami:
Callender (Marsman); Yedlin (Boatwright), Mcvey (Modesto Mendez), Lowe (Mabika) e Allen (David Ruiz); Gregore (Okello), Pizarro (Cremaschi) e Taylor (Neville); Corentin Jean (LaCava), Campana (Robinson) e Lassiter (Azcona) – Técnico: Phil Neville
Fonte: odocumento