-
Camarões e Brasil se encontram pela terceira vez na fase de grupos de uma Copa
-
A equipa africana vem de empate com a Sérvia, enquanto os brasileiros batem à Suíça
-
Em seis confrontos, os camaroneses só venceram a Seleção uma vez
Depois de sofrer a oitava derrota consecutiva em Copas do Mundo na vitória contra a Suíça, Camarões manteve as esperanças de classificação para as oitavas de final arrancando um empate da Sérvia (3×3) graças à entrada enfrentada pelo atacante Vincent Aboubakar. O Brasil, por sua vez, já tem presença observada nos mata-matas. Após vencer a Sérvia no primeiro jogo com dois gols de Richarlison, a Seleção passou pela Suíça com gol de Casemiro. A maior preocupação brasileira continua sendo o tornozelo direito do astro Neymar, contundido na partida com os serviços. No lado camaronês não há o que calcular: é vencer ou vencer os pentacampeões mundiais para sonhar com a vaga na segunda fase.
Data e horário
Sexta-feira, 2 de dezembro, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha)
Estádio Lusail
arbitragem
Árbitro: Ismail Elfath (EUA) Auxiliares: Kyle Atkins e Corey Parker (EUA)
Prováveis escalações
Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro; Rodrygo, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior; Gabriel Jesus Suspenso com o próximo cartão amarelo: Fred
Camarões: Devis Epassy; Collins Faï, Nicolas Nkoulou e Jean-Charles Castelletto; Nouhou Tolo, André-Frank Zambo Anguissa, Pierre Kunde e Martin Hongla; Karl Toko Ekambi e Eric Maxim Choupo-Moting; Vincent Aboubakar Suspensos com o próximo cartão amarelo: Nicolas Nkoulou, Christian Bassogog e Collins Faï
Histórico do confronto
Esta será a terceira vez que Brasil e Camarões se enfrentam em Copas do Mundo. Os dois encontros anteriores também aconteceram na fase de grupos. Em 1994, os brasileiros venceram por 3 a 0 – o atual técnico da seleção camaronesa, Rigobert Song, esteve em campo naquela ocasião. Com apenas 17 anos à época, ele acabou recebendo um cartão vermelho direto no segundo tempo. Vinte anos mais tarde, na edição do Brasil 2014, os donos da casa se impuseram por 4 a 1 graças a dois gols de Neymar, um de Fred e outro de Fernandinho. Joël Matip descontou para a equipe africana.
Fonte: Agência Esporte
A Copa do Mundo FIFA do Qatar-2022 não teve uma seleção com 100% de aproveitamento na fase de grupos.
O Brasil, última equipe que poderia fechar a etapa classificatória com três vitórias nos três primeiros jogos, viu sua série de vitórias chegar ao fim nesta sexta-feira e foi derrotada por 1 a 0 para os Camarões.
Classificado com uma rodada de antecedência para as oitavas de final, uma equipe dirigida por Tite se deu ao luxo de levar a campo uma escalação formada exclusivamente por reservas (até o goleiro era o suplente).
Sem seus principais jogadores e o mesmo entrosamento exibido pelos titulares, o Brasil passou longe de repetir o domínio demonstrado nas vitórias por 2 a 0 sobre a Sérvia e 1 a 0 contra a Suíça. E foi punido já no finalzinho da partida, com um gol de cabeça de Vincent Aboubakar.
Apesar de ter perdido a invencibilidade, a seleção pentacampeã mundial fechou como primeira colocada do Grupo G, graças ao saldo de gols. Com isso, voltará a campo já na segunda-feira, contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final.
Apesar da vitória, Camarões se despediu da Copa. Os africanos ficaram atrás da Suíça, dona da segunda vaga da chave e adversária de Portugal na abertura dos mata-matas decisivos.
Momento chave
Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols, Camarões conseguiu encaixar um contra-ataque pelo lado direito. Jerome Ngom aproveitou a liberdade para fazer um cruzamento perfeito na cabeça de Aboubakar, que colocou para dentro. O camisa 10 se empolgou na defesa, tirou a camisa e, como recebeu o segundo cartão amarelo, acabou expulso.
Número
🇿🇦 2010 🇶🇦 2022 pic.twitter.com/G7B7mvIzqO
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 2, 2022
Aos 39 anos e 210 dias , Daniel Alves se tornou o jogador brasileiro mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. O veterano lateral direito quebrou o recorde que permanece a Thiago Silva, que companheiro de elenco, que foi a campo na rodada passada, contra a Suíça, com 38 anos e 67 dias.
Craque do jogo
Reserva no começo da Copa, Devis Epassy ganhou a posição de dono da meta de Camarões depois do corte de André Onana e ajudou a equipe africana a segurar um dos melhores ataques do planeta. Por isso, acabou escolhido pelos torcedores como vencedor do BUDWEISER PLAYER OF THE MATCH.
Fonte: Agência Esporte
Em um jogo muito disputado, foram os suíços que balançaram as redes primeiro. Após bola que sobrou dentro da área, Xherdan Shaqiri bateu firme e fez o primeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo.
A vantagem helvética não durou muito. Aos 26, Aleksandar se posicionou bem e, de cabeça, venceu o goleiro Sommer para empatar. Se um artilheiro sérvio marcou, o outro não ficaria para trás. Aos 35, a defesa da Suíça se confundiu, Vlahovic foi mais esperto e bateu cruzado para fazer seu primeiro gol na Copa do Mundo.
A vitória dava a classificação para os serviços, mas Embolo tratou de devolver a igualdade ao placar aos 44 minutos do primeiro tempo, completando boa trama suíça pela direita. Na volta para o segundo tempo, foi a vez de Freuler virar o jogo novamente: 3 a 2.
Com o resultado, a Suíça chegou a 6 pontos no Grupo G, terminou empatada com o Brasil, mas acabou na segunda colocação por ter um gol a menos de saldo. Nas oitavas de final, os suíços enfrentarão a seleção de Portugal.
A Suíça não gostou muito para responder assim que voltou para o segundo tempo. Com apenas três minutos de bola rolando, Freuler aproveitou lindamente jogou trabalhada dentro da área e finalizou sem chances para o goleiro, concluindo a segunda virada da partida.
Número
Ao entrar em campo, Xherdan Shaqiri tornou-se o atleta com mais jogos pela seleção da Suíça em Copas do Mundo. Ele chegou a 11 partidas junto com Granit Xhaka e Ricardo Rodríguez, que também estavam em campo. Mas o meia-atacante chegou a outro recorde. Ao marcar o primeiro gol do jogo, ele se tornou o primeiro jogador da Suíça a fazer gols em três Copas do Mundo diferentes.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento