No replay de um confronto que também aconteceu na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia-2018, a seleção brasileira repetiu exatamente o mesmo placar de quatro anos atrás e repetiu a vitória por 2 a 0 sobre o Sérvia.
O grande nome da primeira apresentação canarinho no Qatar-2022 foi Richarlison. O atacante do Tottenham marcou os dois gols da partida… e o segundo foi uma obra de arte digna dos melhores camisas 9 que jogaram pelo futebol pentacampeão mundial.
O Brasil teve uma atuação das mais seguras em sua estreia no Mundial. Os comandados de Tite dominaram a Sérvia durante todo o jogo e foram aumentando continuamente o ritmo de jogo até irem para a “decisão” na segunda etapa.
O resultado mantém uma escrita que mostra bem o tamanho da seleção em Copas. A única vez que ela perdeu em uma primeira rodada do torneio foi justamente na edição de estreia, lá em 1930. Curiosamente, o adversário daquela vez era a Iugoslávia (que virou Sérvia depois da independência dos hoje seus vizinhos).
O 2 a 0 fez o Brasil fechar a primeira rodada na liderança do Grupo H. A Suíça, seu rival da próxima segunda-feira, também tem três pontos, mas um saldo inferior (um gol, contra dois dos canarinhos). No mesmo dia, os derrotados Sérvia e Camarões fazem um jogo essencial para seu futuro na competição.
Momento chave
O Brasil já vencia por 1 a 0 e começava a ter espaço para contra-atacar quando Vinícius Júnior conseguiu progredir com a bola dominada pela ponta esquerda. O atacante do Real Madrid estava com a cabeça, viu Richarlison no meio da área e deu um passe rasteiro. O camisa 9 já domina a bola jogando-a para cima e emendou o voleio. Foi o voo do Pombo. Um golaço.
Número
10 titulares da partida desta quinta também participaram do encontro entre as duas filhas na Copa passada. A Sérvia escalou seis remanescentes (Nikola Milenkovic, Milos Veljkovic, Andrija Zivkovic, Sergej Milinkovic-Savic, Dusan Tadic e Aleksandar Mitrovic) e o Brasil, quatro (Alisson, Thiago Silva, Casemiro e Neymar).
Craque do jogo
Apaixonado pela seleção, Richarlison sempre falou que seus maiores sonhos eram disputar uma Copa do Mundo e brilhar na competição. Bem, bastou uma partida para que essa meta fosse atingida. Com os dois gols que decidiram a partida contra a Sérvia (um deles, uma pintura), o camisa 9 brasileiro foi a vitória do prêmio BUDWEISER Player of the Match, significado ao craque da partida.
Fonte: Agência Esporte
-
Camarões e Brasil se encontram pela terceira vez na fase de grupos de uma Copa
-
A equipa africana vem de empate com a Sérvia, enquanto os brasileiros batem à Suíça
-
Em seis confrontos, os camaroneses só venceram a Seleção uma vez
Depois de sofrer a oitava derrota consecutiva em Copas do Mundo na vitória contra a Suíça, Camarões manteve as esperanças de classificação para as oitavas de final arrancando um empate da Sérvia (3×3) graças à entrada enfrentada pelo atacante Vincent Aboubakar. O Brasil, por sua vez, já tem presença observada nos mata-matas. Após vencer a Sérvia no primeiro jogo com dois gols de Richarlison, a Seleção passou pela Suíça com gol de Casemiro. A maior preocupação brasileira continua sendo o tornozelo direito do astro Neymar, contundido na partida com os serviços. No lado camaronês não há o que calcular: é vencer ou vencer os pentacampeões mundiais para sonhar com a vaga na segunda fase.
Data e horário
Sexta-feira, 2 de dezembro, às 16h de Brasília (19h de Lisboa, 22h de Doha)
Estádio Lusail
arbitragem
Árbitro: Ismail Elfath (EUA) Auxiliares: Kyle Atkins e Corey Parker (EUA)
Prováveis escalações
Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro; Rodrygo, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior; Gabriel Jesus Suspenso com o próximo cartão amarelo: Fred
Camarões: Devis Epassy; Collins Faï, Nicolas Nkoulou e Jean-Charles Castelletto; Nouhou Tolo, André-Frank Zambo Anguissa, Pierre Kunde e Martin Hongla; Karl Toko Ekambi e Eric Maxim Choupo-Moting; Vincent Aboubakar Suspensos com o próximo cartão amarelo: Nicolas Nkoulou, Christian Bassogog e Collins Faï
Histórico do confronto
Esta será a terceira vez que Brasil e Camarões se enfrentam em Copas do Mundo. Os dois encontros anteriores também aconteceram na fase de grupos. Em 1994, os brasileiros venceram por 3 a 0 – o atual técnico da seleção camaronesa, Rigobert Song, esteve em campo naquela ocasião. Com apenas 17 anos à época, ele acabou recebendo um cartão vermelho direto no segundo tempo. Vinte anos mais tarde, na edição do Brasil 2014, os donos da casa se impuseram por 4 a 1 graças a dois gols de Neymar, um de Fred e outro de Fernandinho. Joël Matip descontou para a equipe africana.
Fonte: Agência Esporte
Está chegando a hora da decisão na Copa do Mundo FIFA Qatar-2022. Os 16 inscritos participantes da fase final do torneio serão conhecidos até sexta-feira. E, no sábado, a bola já vai começar a rolar para os mata-matas.
Mas, será que você já sabe o que aguarda a sua seleção preferida nos gramados do Oriente Médio?
O FIFA+ apresenta abaixo o caminho que cada equipe precisará trilhar para chegar à decisão do título mundial, dia 18 de dezembro, em Lusail. Esse material será atualizado ao fim de cada dia de disputas.
Fase final da Copa do Mundo-2022
Oitavas de final
Jogo 49 : Holanda x Estados Unidos Jogo 50 : Argentina x Austrália Jogo 51 : Inglaterra x Senegal Jogo 52 : França x Polônia Jogo 53 : Primeiro colocado do Grupo E x Segundo colocado do Grupo F Jogo 54 : Primeiro colocado do Grupo G x Segundo colocado do Grupo H Jogo 55 : Primeiro colocado do Grupo F x Segundo colocado do Grupo E Jogo 56 : Primeiro colocado do Grupo H x Segundo colocado do Grupo G
Jogo 57 : Vencedor do jogo 49 x Vencedor do jogo 50
semifinais
Jogo 61 : Vencedor do jogo 57 x Vencedor do jogo 58 Jogo 62 : Vencedor do jogo 59 x Vencedor do jogo 60
Disputa do 3º lugar
Jogo 63 : Vencedor do jogo 61 x Vencedor do jogo 62
Final
Jogo 64 : Vencedor do jogo 61 x Vencedor do jogo 62
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento