Um Sonho Internacional para os Atletas de Mato Grosso
Os atletas Tulinho, João Fantasma, Marcos Lobo e Jhonny Brabo, integrantes do projeto Jiu-Jitsu Rotam, representarão Mato Grosso no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que ocorre em Lisboa, Portugal, de 17 a 25 de janeiro. Apesar da intensa rotina de treinos e conquistas acumuladas, eles enfrentam o desafio de arcar com os custos de estadia e alimentação no exterior.
Segundo Eva Maria de Souza Cassiano, mãe de Tulinho, o grupo treina diariamente das 7h às 22h para estar preparado para a competição, que reúne os melhores atletas do mundo.
“Eles carregam uma bagagem de vitórias e estão dedicados para garantir o melhor resultado”, afirma Eva.
A Luta Fora dos Tatames
Embora o governo de Mato Grosso tenha custeado as passagens para Lisboa, os atletas não recebem o bolsa-atleta do programa Olimpus MT, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A justificativa para a exclusão é que o jiu-jitsu não é um esporte olímpico.
“Eles fizeram todo o processo para receber o benefício, foram habilitados, mas depois desabilitados por essa questão”, explica Eva.
A falta de apoio financeiro do programa torna as doações uma peça-chave para viabilizar a viagem e permanência dos atletas em Portugal.
O Impacto do Projeto Jiu-Jitsu Rotam
Criado em 2013, o projeto Jiu-Jitsu Rotam conta com cerca de 200 alunos e é referência no estado por suas conquistas em competições nacionais e internacionais. Além de formar atletas de alto nível, o projeto promove inclusão social e disciplina, sendo um modelo para outros estados.
“É o projeto que mais cresce e traz resultados para Mato Grosso. Esses meninos deixam sua marca por onde passam e são exemplo para outros atletas”, ressalta Eva Maria.
Como Ajudar
Os atletas contam com doações para cobrir os custos da viagem. As contribuições podem ser feitas via Pix: 667.844.331-49. Qualquer valor será bem-vindo e fará a diferença na trajetória dos lutadores.
Fonte: circuitocuiaba