Com 23 anos de idade, o Cuiabá iniciou sua história no Brasileirão na Série D. Com muita luta e acertos de gestão esportiva, escalou à elite e alcançou os primeiros vinte em 2021, tendo encerrado a Série B de 2020 na quarta posição.
Pela série C, quase foi rebaixado em duas ocasiões, mas escapou da degola por milagres na última rodada. Campeão absoluto do Mato-grossense, o time já o disputou na segunda divisão, mas não foi fruto de rebaixamento. A estreia ocorreu na segundona porque o time foi reativado em 2009, quando foi comprado pela família Dresch, atual proprietária.
Esta é a pior campanha do Dourado na primeira divisão. Em 2021, o time terminou na 15ª posição, com 47 pontos, somados em 10 vitórias, dezessete empates e onze derrotas.
Em 2022 terminou beirando o Z-4. Ficou na 16ª, com 41 pontos, conquistados em 10 triunfos, 11 empates e dezessete revezes.
O ano passado, também de muita emoção na reta final, foi o melhor do time: terminou em 12º e classificado para a Copa Sul-Americana. Foram 51 pontos somados após uma sequência histórica de seis vitórias seguidas, com um total de 14 triunfos, 9 empates e quinze derrotas.
Agora, restam menos de 1% de chances de permanência. Na penúltima posição há 15 rodadas, desde o revés para o Grêmio, em agosto, o Dourado tem apenas 29 pontos, somados em seis vitórias, onze empates 17 derrotas.
Fonte: Olhar Direto