Sophia @princesinhamt
Esportes

A corrida pela Chuteira de Ouro no Catar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1
Por enquanto, Cody Gakpo, Kylian Mbappé, Marcus Rashford e Enner Valencia lideram a disputa.
fifa

A briga pela Chuteira de Ouro no Qatar

3 gols

Álvaro Morata (Espanha), Cody Gakpo (Holanda), Enner Valencia (Equador)*, Kylian Mbappe (França), Marcus Rashford (Inglaterra).

2 gols Andrej Kramaric (Croácia), Bruno Fernandes (Portugal), Bukayo Saka (Inglaterra), Cho Gue-sung (Coreia do Sul), Ferrán Torres (Espanha), Kai Havertz (Alemanha)*, Lionel Messi (Argentina), Mehdi Taremi (Irã)*, Mohammed Kudus (Gana), Niclas Füllkrug (Alemanha)*, Olivier Giroud (França), Richarlison (Brasil), Ritsu Doan (Japão), Salem Al-Dawsari (Arábia Saudita)*.

* Já foi eliminado.

Os vencedores anteriores da Chuteira de Ouro

1930: Guillermo Stabile (8 gols), 1934: Oldrich Nejedly (5), 1938: Leônidas da Silva (7), 1950: Ademir de Menezes (8), 1954: Sandor Kocsis (11), 1958: Just Fontaine, França (13), 1962: Florian Albert, Garrincha, Valentin Ivanov, Drazan Jerkovic, Leonel Sanchez e Vava (4), 1966: Eusébio (9), 1970: Gerd Muller (10), 1974: Grzegorz Lato (7), 1978: Mario Kempes (6), 1982: Paolo Rossi (6 ), 1986: Gary Lineker (6), 1990: Toto Schillaci (6), 1994: Oleg Salenko e Hristo Stoichkov (6), 1998: Davor Suker (6), 2002: Ronaldo (8), 2006: Miroslav Klose (5), 2010: Thomas Muller ( 5), 2014: James Rodriguez (6), 2018: Harry Kane (6).

A Chuteira de Ouro será entregue ao jogador que marca mais gols ao longo da Copa do Mundo. Se dois ou mais jogadores anotarem a mesma quantidade de gols, o número de atendimentos (conforme determinado pelos membros do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA) será aceito como reconhecimento de desempate. Se o empate ainda permanecer, os minutos jogados no torneio serão levados em consideração (leva vantagem para quem permanecer em campo por menos tempo). Uma Chuteira de Prata e uma Chuteira de Bronze também serão premiadas ao segundo e terceiro colocado na artilharia, respectivamente.

Fonte: Agência Esporte

2025 word1

Com três gols de Gonçalo Ramos, portugueses fazem 5 a 1 na Suíça e pegarão Marrocos nas quartas.

  • Escalado na vaga de Ronaldo, Gonçalo Ramos marcou três vezes

  • Vitória portuguesa é o placar mais elástico das oitavas de final

  • Para igualar feitos de 1966 e 2006, portugueses enfrentam Marrocos no sábado

Portugal 6 x 1 Suíça

Gols: Gonçalo Ramos, aos 17 min do 1º tempo, aos 5 min e aos 22 min do 2º tempo, Pepe, aos 32 min do 1º tempo, Raphael Guerreiro, aos 10 min do 2º tempo, e Rafael Leão, aos 47 min do 2º tempo, para Portugal; Manuel Akanji, aos 12 min do 2º tempo, para Suíça.

Portugal surpreendeu três vezes na partida que o classificou para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022.

A primeira vez foi ainda antes do apito inicial, quando a escalação não trouxe o nome de Cristiano Ronaldo. Depois, quando o garoto Gonçalo Ramos, o escolhido para substituir CR7, meteu três gols e estabeleceu o primeiro hat-trick desta edição do torneio. E, por fim, quando construiu a vitória mais elástica dos oito jogos das oitavas.

Com a goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, uma adversária famosa por ter sistemas defensivos bem sólidos e que costuma vender caro o resultado quando se depara com adversários da prateleira de cima do futebol mundial, os portugueses se classificaram pela terceira vez na história para as quartas.

Antes do Qatar-2022, os lusos só ficaram entre oito melhores times da Copa na Inglaterra-1966 e na Alemanha-2006 (justamente a primeira disputada por Ronaldo). Nas duas ocasiões, eles foram além e também jogaram as semifinais.

Para manter essa tradição, Portugal terá de desbancar no sábado a seleção de Marrocos, responsável pela eliminação da campeã mundial Espanha. Já a Suíça igualou sua campanha de quatro das últimas cinco participações em Copas (na África do Sul-2010, caiu ainda na primeira fase).

2025 word1

Momento-chave

A torcida portuguesa certamente estava apreensiva e se perguntando se Gonçalo Ramos aguentaria o peso de substituir CR7 em uma partida tão importante. A resposta demorou apenas 17 minutos para ser dada. Em uma jogada que começou em um arremesso lateral, o centroavante do Benfica recebeu a bola de costas para o gol, girou usando o corpo, soltou um míssil no ângulo da meta adversária e abriu caminho para a vitória lusa.

Número

Com 39 anos e 283 dias, Pepe se transformou nesta terça-feira no segundo jogador a mais velho a balançar as redes em uma partida de Copa. Em toda a história do torneio, o zagueiro só está atrás do camaronês Roger Milla, que marcou aos 42 anos e 39 dias nos Estados Unidos-1994. Em tempo: o português também virou o atleta de maior idade a fazer um gol nos mata-matas decisivos de um Mundial.

Fonte: Agência Esporte

2025 word1

O goleiro pegou dois pênaltis e abriu caminho para a classificação do seu país às quartas de final da Copa do Mundo.

  • Jogo foi equilibrado durante os 120 minutos, com dois estilos opostos

  • Espanha terminou o 1º tempo sem acertar o gol, mas trocou quatro vezes mais passes

  • Mesmo cansados, Ziyech e Hakimi foram decisivos nos pênaltis para Marrocos

Marrocos 0 (3) x (0) 0 Espanha | Oitavas de final

Gols nos pênaltis: Sabbiri, Ziyech e Hakimi (Marrocos)

O primeiro tempo teve um cenário claro: bola nos pés da Espanha durante a maior parte do tempo, com várias trocas de passe. No curto espaço em que recuperava a posse, porém, Marrocos era rápido e levava perigo aos espanhóis. Em termos de chances, no entanto, ninguém pôde dizer que superou o adversário.

Houve um lance que balançou as estruturas defensivas do Marrocos, com grande defesa de Bono, mas o impedimento já havia sido marcado. Os espanhóis terminaram a primeira etapa sem acertar o gol adversário.

O segundo tempo manteve o tom, com as chegadas de perigo da Espanha restritas às bolas paradas. Luis Enrique tentou mudar o jeito da equipe acomodada Morata, mas o centroavante não teve espaço.

Na última oportunidade, já nos acréscimos, Bono fez boa defesa após batida de Pedri. Marrocos, bastante desgastado, conseguiu a igualdade para a prorrogação.

No tempo-extra, Marrocos manteve a postura e quase abriu o placar com Cheddira. O centroavante recebeu de Sabiri e, cara a cara com Unai Simón, parou no goleiro espanhol. O estádio quase abaixo veio em uma explosão de emoções.

No segundo tempo da prorrogação, coube à Espanha uma grande chance: cruzamento da esquerda, Sarabia finalizou na segunda trave, mas acabou mandando para fora do gol.

Nos pênaltis, Sabbiri, Ziyech e Haki converteram-se para os marroquinos, enquanto o goleiro Bono fez duas defesas, contra Soler e Busquets, para garantir a vaga nas quartas de final.

2025 word1

Momento-chave

Aos 17 minutos do segundo tempo da prorrogação, após cruzamento do lado esquerdo, Sarabia apareceu livre na segunda trave e finalizou, mas acabou mandando para fora a classificação espanhola.

2025 word1

Número

Marrocos chega pela primeira vez na sua história às quartas de final da Copa do Mundo em sua quinta participação no torneio. Já a Espanha, fica fora dessa fase pela terceira edição seguida.

Fonte: Agência Esporte

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.