Durante a pandemia, os espaços da casa foram todos repensados. Por ficar muito tempo na sala de estar, ela ganhou um novo objetivo: ser um cinema particular. Sendo assim, atualmente, arquitetos e designers de interiores tem criado uma experiência de descontração, reuniões em família e descanso por meio de uma sala de estar + cinema.
Essa imersão no espaço muitas vezes está acompanhada de uma televisão cada vez maior e aparelhos de som potentes, como o home theater. Para dar dicas de como decorar esse espaço, conversamos com as arquitetas Ana Cristina Emrich e Juliana Durando, donas do escritório JADE Arquitetura e Design.
Sala multifuncional
Independente do tamanho do imóvel, é possível criar uma sala de estar + cinema.
“Quando pensamos em um living com dupla função, precisamos levar em conta como a família gosta de receber. Assim, é possível fazer um projeto que preza pela funcionalidade, adequando-se às necessidades do cotidiano”, explicam as profissionais.
Portanto, na hora de escolher os móveis, o cuidado principal deve ser com o sofá.
Como escolher o melhor sofá para sala de estar + cinema
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o sofá será utilizado para acomodar as visitas e também nos dias comuns para maratonar uma série.
“Além de confortável e belo, ele deve ter um tecido prático para cuidar”, detalham.
Uma dica para quem quer praticidade na manutenção e um toque agradável é apostar no tecido de linho com poliéster na composição.
“Se possível, fazer a impermeabilização do estofado também é uma boa pedida, evitando preocupações quando algum acidente com bebidas ou comidas acontece”, apontam as arquitetas.
Qual o melhor modelo?
Além da textura e tecido confortável, outro quesito importante no planejamento da decoração é o modelo. Afinal, eles precisam ser versáteis para acompanhar a multifuncionalidade do cômodo.
Segundo Ana Cristina e Juliana, a melhor opção é o modelo retrátil ou reclinável.
“Muitas famílias optam por sofás que possam ampliar a chaise para apoiar os pés e esse recurso é bem útil para transformar a sala de estar em home theater rapidamente”, explicam.
Ademais, as profissionais indicam modelos com linhas retas e almofadas com costuras discretas e com boa espuma.
Posição da televisão
É claro que em uma sala de estar + cinema a televisão é um item fundamental. Mas, afinal, qual a melhor posição para colocá-la no cômodo?
“Existem algumas regras, mas é sempre necessário analisar o contexto de cada projeto. Tudo deve ser proporcional ao ambiente, deixando-o harmônico”, detalham as especialistas da JADE Arquitetura e Design.
Onde a televisão deve ficar?
Para um espaço confortável, o ideal é que a televisão fique na altura dos olhos de quem estiver sentado. Além disso, outro quesito importante é a distância entre o eletrodoméstico e o sofá.
Para isso, é preciso fazer um cálculo simples levando em consideração o tamanho da televisão. Como resultado, basta dividir o tamanho do aparelho, em polegadas, por 12, caso ele tenha uma resolução padrão.
Por outro lado, para as televisões com resolução HD, a divisão é feita por 18. Ademais, as full HD devem ser divididas por 21.
“Uma televisão HD de 36 polegadas, por exemplo, deve ficar a 2m do sofá” explicam.
Aposte em alta tecnologia
Atualmente, a automação dentro de casa está cada vez mais comum, tenha ela uma sala de estar + cinema ou não. Fato é que existem equipamentos tecnológicos que garante praticidade e conforto no dia a dia e são capazes de transformar um ambiente.
“É possível configurar todos os elementos para determinada situação. Para receber, o ar condicionado está em uma temperatura mais baixa, as luzes estão mais cenográficas e o volume dos equipamentos está pronto para criar um som ambiente. Se está apenas o casal, as cortinas fecham, a luz fica baixinha e as caixas de som do home theater são acionadas para um som mais potente”, detalham Ana Cristina e Juliana.
Cuidado com as cortinas
De acordo com as profissionais, a persiana é a cortina perfeita para decorar uma sala de estar.
“O blackout é essencial quando falamos de estares que fazem vez de home theater. Se for uma cortina de tecido, o ideal é instalar forro e tecido em trilhos separados. Dessa forma, pose-se utilizar a cortina fininha para receber e a cortina com forro para assistir TV”, apontam as arquitetas.
Como resultado, a melhor opção é uma persiana que ofereça essa dupla função. Portanto, ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz, ela também pode vedar.
Uma dica para quem não abra mão de uma cortina de tecidos e usá-la junto com a persiana.
“Cada uma cumpre uma função. A persiana serve como blackout, vedando toda a entrada de luminosidade, e a de tecido permite a entrada da luz filtrada, deixando o ambiente aconchegante, sem escurecer demais”, finalizam.
Sobre JADE Arquitetura e Design
As arquitetas e urbanistas Ana Cristina Emrich e a designer de interiores Juliana Durando lideram o escritório JADE Arquitetura e Design.
Em primeiro lugar, o projeto surgiu através da paixão e desenho das profissionais de entregar criatividade e praticidade para seus clientes. Sendo assim, após dez anos de experiências, Ana Cristina e Juliana são especialistas em projetos residenciais, comerciais, hoteleiro e corporativo.
Como resultado, elas oferecem projetos personalizados e com identidade. Por isso, acompanham todas as etapas da obra, planejam os detalhes e garantem a entrega do melhor projeto.
(64) 99618-0187 e (62) 98139-8718
Fonte: fashionbubbles