Qual a melhor forma de decorar uma fachada? São tantas cores e designes que fica difícil escolher qual usar. Na verdade, o que importa mesmo é que a decoração fique com a cara dos moradores. E, claro, seguindo as regras do que deve conter na entrada da casa.
Por isso, é importante conhecer isso e garantir uma entrada linda e funcional ao mesmo tempo. Afinal, já dizia o ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
Então, se você quiser ter uma noção do que precisará para criar este ambiente externo, continue lendo. Aqui você vai saber:
Quanto custa um projeto de fachada?
Em primeiro lugar, antes de sabermos qual o preço cobrado para fazer um projeto de fachada, é preciso esclarecer o que é esse trabalho.
O projeto de fachada é um serviço feito por um profissional especializado. Em uma reunião com os moradores, ele irá entender quais são as ideias para decorar a frente da casa.
Em seguida, ele criará algumas opções de arte em um software específico para isso e irá apresentar aos contratantes.
Após a aprovação do projeto, será dado início à obra.
Os valores cobrados por esse serviço pode variar bastante. Por exemplo, uma simples reunião com o profissional pode custar entre R$ 200 e R$ 1.000 a hora, a contar de acordo com a experiência e complexidade do trabalho.
Já o projeto em si pode custar também a hora gasta para fazer o projeto.
Mas, e a parte prática? A construção?
Quanto custa construir uma fachada?
Com a construção finalizada, será dada a largada para arrumar o detalhes. Por exemplo, o revestimento e a cor da parte externa da casa.
Para te ajudar a calcular os gastos dessa obra, pegamos alguns preços na Habitíssimo:
Então, é bom preparar o preço para fazer um projeto e colocá-lo em prática do jeito que você quer.
O que deve conter em um projeto de fachada?
Para a elaboração do projeto de fachada é necessário que haja exatamente tudo que há na visão externa da casa.
“Nas fachadas irão aparecer os elementos que são visualizados quando planificamos as vistas. Temos a real noção da hierarquia dos volumes do corpo da edificação. Bem como a representação de janelas, portas, sacadas, telhados e demais elementos externos que se fazem presente”, diz o Portal Educação.
Além disso, para que seja uma representação real de como ficará a obra finalizada é preciso ter todas as medidas da residência.
Quem faz projeto de fachada?
O projeto de fachada é feito por um arquiteto. Em conjunto com um engenheiro civil, o profissional deverá ter todas as informações relacionadas a estrutura da casa para avaliar quais são as melhores opções de decoração para a fachada.
Por isso, é extremamente importante a contratação de uma equipe especializada. Afinal, caso haja qualquer tipo de erro, poderá ocasionar em infiltrações na casa. E ninguém quer esse tipo de dor de cabeça, não é mesmo?
Como descrever fachadas?
A fachada não é, necessariamente, apenas a parte frontal da casa. Claro que pode ser a mais evidente, costuma ser a mais decorada.
Porém, toda a parte externa da casa é chamada de fachada. Mas, para que não haja confusão, elas são chamadas de fachadas laterais, posteriores, leste, oeste e sul.
Assim, cada profissional costuma usar uma nomenclatura. É importante saber onde ficada cada uma delas para que se possa ter uma noção melhor de como ficará a casa finalizada.
Fachada residencial
A fachada residencial pode ser feita de várias formas. Neste caso, por exemplo, houve uma mistura de revestimentos e cores. Porém, seguindo um estilo mais neutro e clássico.
O objetivo é que os itens fiquem harmônicos e representem a personalidade dos moradores. Assim, a área ganhará ainda mais destaque.
Projeto de fachada de casas simples
Não é preciso ter uma mansão para ter uma fachada decorada. Esta casa simples apostou em um pergolado com luzes embutidas e uma escada em meio ao gramado.
A técnica de deixar uma área verde na frente de casa é uma oportunidade de oferecer cor e ressaltar o contato com a natureza.
Por outro lado, na maioria das vezes, essa fachada é coberta por um portão. Desta forma, a atenção da decoração deve ser voltada a ele e ao muro.
Caso não haja muita entrada de luz na garagem, a melhor opção é apostar em um portão vazado e de cor clara.
De quebra, esse recurso também aumentará a circulação de ar no ambiente. Aqui, foi mechado o metal com a madeira para dar vida ao espaço.
O telhado aparente também é uma excelente opção de cobertura na fachada. Isso porque o próprio telhado da casa é estendido até o muro da frente. Como resultado, a economia é garantida.
Fachada de casas populares
Para dar contraste e textura à fachada foi utilizado revestimento 3D no muro e diferentes texturas no portão.
A fachada de uma casa popular precisa ser diferente. Afinal, como são muitas construções iguais, é importante ter um diferencial. Isso facilita para a visita e garante um olhar apreciativo para a casa.
Caso haja um espaço significativo entre o portão e a casa, é legal investir em um bom revestimento na residência. Afinal, a visita terá tempo suficiente para contemplar a vista.
Aqui, as duas cores neutras, mas em tons diferentes, serviram para quebrar a monotonia e dar a sensação de amplitude.
Você já deve ter percebido que um vaso de planta ou um pequeno jardim faz toda a diferença na fachada da casa. Assim, mesmo que haja muito espaço, aposte em um terrário entre o portão maior e o menor.
Fachada de casa térrea
Este é um projeto de uma casa térrea com pé direito alto. Na fachada, foi utilizado uma área com textura e, para trazer um toque de aconchego, uma porta alta de madeira.
Os tons neutros, amadeirados e o jardim frontal oferecem uma sensação de paz e tranquilidade aos moradores e às visitas.
Além disso, trouxemos ainda um projeto de fachada de luxo. Aqui, a volumetria limpa oferece equilíbrio e leveza.
As cores mais indicadas para fachada residencial são as neutras. Além de serem menos enjoativas, elas dão uma visão clean e são menos poluídas visualmente.
Fachada de sobrado
Para começar a sessão de sobrados, trouxemos uma fachada neoclássica.
A mistura de madeira, vidro e pedras naturais deixou a fachada deste sobrado um luxo só. Vale destacar ainda a garagem que fica abaixo do nível da rua.
Para combinar com a decoração da casa, o revestimento do portão foi o mesmo da fachada.
Por outro lado, mesmo que a casa não esteja no mesmo nível do muro, é importante combinar os elementos decorativos. Isso transmite continuidade na decoração.
Por fim, trouxemos um exemplo para mostrar como é preciso ter cautela ao misturar revestimentos. Aqui, ele foi pensado para que tivessem a mesma cor. Assim, ficaria mais agradável visualmente.
Conclusão
É preciso planejamento e criatividade para construir uma fachada linda e funcional. Por isso, a contratação de um profissional competente é indispensável.
Afinal, eles poderão dar ideias e mostrar qual a melhor opção de acordo com o tamanho do terreno e a localização da casa.
Fonte: fashionbubbles