Anualmente, marcas de tinta e empresas de arquitetura e decoração desenvolvem estudos para avaliar qual a cor tendência para o ano seguinte. Por isso, Viva Magenta é o tom escolhido pela Pantone 2023.
Embora seja bastante explorada pela moda, a cor também entra na paleta de tendências de designers de interiores a fim de garantir uma decoração moderna e atual. Quer saber como usá-la? Então continue lendo!
Qual a cor Pantone para 2023?
Segundo a marca, a tendência de cor para moda e decoração 2023 é o Viva Magenta 18-1750.
A escolha possui uma sombra da família do vermelho e trás um aspecto de natureza que representa energia e vigor.
Além disso, a cor também é um sinal de força, no qual resgata um sentimento destemido e corajoso que pulsa e celebra a vida de forma otimista e alegre. Desta forma, Viva Magenta promete escrever uma nova narrativa para o próximo ano.
“A Cor do Ano deste ano é poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque” explica a marca.
Como resultado, o espírito rebelde de Viva Magenta dá boas-vindas a 2023 de forma enérgica e rebelde. Afinal, a cor remete ao bom-humor, audácia e é inclusiva para todos.
“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto de Cor Pantone.
O que é Pantone 2023?
Em primeiro lugar, é preciso saber o que é o Pantone Color Institute. Basicamente, é uma instituição de negócios que pertence a Pantone.
Esse “departamento” é responsável por destacar cores sazonais que serão tendência. Por isso, a cor do ano prevê o que o mundo espera para roupas, produtos e identidade visual.
Como usar a cor Pantone 2023 na decoração?
Em 2022, a cor Pantone foi o Very Peri, uma cor bastante parecida com a tendência para 2023. Desta forma, do azul-violeta a cor passa para um tom mais voltado ao vermelho.
Afinal, segundo especialistas da área de arquitetura e decoração, os tons sóbrios do vermelho estarão em alta no próximo ano.
Assim, selecionamos algumas dicas de como adicionar o Viva Magenta na decoração a fim de criar um espaço moderno e aconchegante.
Para isso, o segredo é apostar nos detalhes. Seja em uma parede, objetos decorativos ou até mesmo uma janela colorida, basta usar a criatividade e apostar em um efeito que não seja enjoativo e que seja versátil o suficiente para combinar com vários estilos.
Em seguida, confira algumas inspirações de como usar a cor Pantone 2023 na decoração:
Como a cor do ano é escolhida?
A Pantone 2023 foi escolhida a partir de uma consultoria em cores e análise de psicologia.
“Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas em cores da Pantone no Panto Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, moda, todas as áreas do design, destinos de viagens populares, bem como novos estilos de vida, estilos de diversão e condição socioeconômica”, explica.
Além disso, a marca também avalia outros cenários como mídias sociais, eventos esportivos, tecnologia, materiais e texturas.
Qual a cor do ano de 2023?
Anualmente, empresas de diversos ramos como moda e decoração desenvolvem estudos a fim de identificar qual será a cor tendência 2023.
O estudo leva em consideração uma série de fatores como a rotina das pessoas e seus sentimentos. Portanto, nem sempre elas chegam em tons parecidos.
Portanto, listamos as cores de 2023:
Sobre a PANTONE
A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. em Carlstadt, nos Estados Unidos. Considerada a autoridade em cores no mundo, é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores.
O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor até o consumidor, em várias indústrias.
Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da PANTONE®, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados com produção precisa de combinações de cores na comunidade de artes gráficas.
Durante os últimos 50 anos, a marca PANTONE® desenvolveu e aprimorou o conceito do seu sistema de combinação de cores, adaptando-o para outras indústrias, onde a reprodução fiel das cores são críticas, incluindo tecnologia digital, têxteis, plásticos, arquitetura e interiores.
Fonte: fashionbubbles