Sophia @princesinhamt
Educação

Nico e Lau levam o projeto ‘Juventude Contra as Drogas’ para escola do bairro Pedra 90

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre os danos causados pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas, a dupla humorista Nico e Lau e o Instituto Sociológico de Mato Grosso (Isma) estão percorrendo escolas públicas de Mato Grosso com o projeto “Juventude Contra as Drogas”. 

De forma lúdica, o projeto, que completou um ano no mês de julho, reúne atividades culturais, como teatro, dança, oficinas e palestras voltadas para o público jovem.

Em julho, o projeto desenvolveu várias atividades presenciais e virtuais, uma delas foi o Arraiá do Castro e Juventude Contra as Drogas realizado na Escola Estadual Dr. Mário de Castro que fica no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Com muita música, quadrilha e apresentação de Cururu e Siriri, cerca de 500 jovens participaram das atividades do projeto e vão ser multiplicadores das informações, principalmente dos malefícios das drogas e o impacto negativo que elas causam no organismo e nas relações interpessoais. 

“Foi um sucesso o nosso arraiá consciente na Escola Estadual Dr. Mário de Castro. Nossa intenção com o projeto é conscientizar os jovens com uma abordagem leve e que possa formar, de fato, lideranças escolares e comunitárias para serem multiplicadores de um conteúdo que é de utilidade pública. Os jovens que participam do nosso projeto serão protagonistas e multiplicadores da importância do pleno exercício da cidadania, em especial na prevenção do uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas”, destaca o coordenador do projeto, o sociólogo Hélio Silva. 

Para Lioniê Vitório, que dá vida ao personagem cuiabano Nico, a conscientização sobre as drogas precisa ser constante, uma vez que o uso aumentou no Brasil durante a pandemia da covid-19. “Temos uma vasta experiência com campanhas educativas e percebemos que as atividades culturais, como o humor, são eficientes no processo de conscientização dos jovens”, comentou.

O humor também é utilizado pela dupla no material audiovisual. “Nas videoaulas que são apresentados de forma virtual ou presencial para os estudantes de escolas públicas e privadas de Mato Grosso, vão ser abordados vários temas com especialistas das áreas, mas a abertura da aula sempre é feita pelos humoristas Nico e Lau. A popularidade e o talento da dupla é um grande atrativo para o jovem. O mais gratificante é ver que o projeto vem dando resultados satisfatórios”, comemora Hélio Silva. 

As videoaulas do projeto têm oito minutos de duração e podem ser vistas pelas plataformas das escolas ou pelo canal do YouTube do Projeto Juventude Contra as Drogas.

As escolas interessadas em participar do projeto poderão entrar em contato com o Isma através do email: institutosociologicomt@gmail.com.

O arrariá educativo na escola estadual do Pedra 90 está disponível neste link.


 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.