Antigamente, ter um jardim em casa era um privilégio de quem morava em uma casa térrea e possuía espaço de sobra. Mas, hoje em dia, com ajuda de designer de interiores é possível ter um jardim vertical em qualquer lugar.
Seja na sala, na cozinha, no quintal, na varanda e até no banheiro. Por isso, confira 50 modelos inspiradores para acrescentar um pouco de frescor no seu lar, seja em uma casa ou apartamento.
Jardim vertical na sala
1. A primeira opção de como ter um espaço verde é adicionar as plantas como um adicional do painel da TV.
2. Uma segunda opção é colocar as plantas atrás do sofá. Entretanto, tome cuidado para escolher espécies que não sejam tóxicas.
3. Para combinar com o restante da decoração, invista em detalhes verdes como na capa da almofada.
4. Além das plantas nas estantes, foi feito um jardim vertical que cria uma ideia de quadro vivo na parede.
5. Por outro lado, neste caso o jardim vertical foi usado como ferramenta decorativa, onde serve de moldura para as prateleiras da sala. Com planejamento e cuidado, ele forma um desenho que dá destaque à área.
6. Neste modelo de jardim vertical, temos um mix de texturas diferentes: o contraste das folhagem assimétricas, com a estabilidade das linhas retas da madeira. O que traz um efeito muito interessante! Destacando que o universo das texturas, estão super em alta na decoração 2023.
Saiba mais em: Textura na decoração é tendência – Saiba como usar e aprenda a fazer com 11 vídeos incríveis!
7. Já uma outra dica, se você é daqueles que acha que plantas naturais podem dar trabalho, é que no site Elo 7, você encontra diversas opções de jardins verticais artificiais.
8. Um jardim vertical pode contar com diversas texturas e tamanho de plantas. E, para que ele fique chamativo, mesmo quando não há claridade natural, é possível acrescentar uma iluminação direcionada.
9. As vezes o estilo do jardim vertical está no fato de ele não preencher completamente uma parede, mas sim em dar destaque a ela. Mesmo tento plantas espalhadas, este local ganha atenção e remete o frescor.
10. Já nesta sala de jantar, o jardim encontra-se fixo em um pergolado que vai do chão ao teto do cômodo. A cominação entre artigos de madeira e as plantas causa uma sensação de proximidade com a natureza e, por isso, se torna um lugar relaxante.
Cozinha
11. Se você possui um cantinho do café ou uma adega, o jardim vertical pode ser uma ótima ideia de decoração, especialmente se ele for iluminado.
12. Por outro lado, se você prefere uma opção minimalista, utilize uma espécie única e baixa para uma parede destacada na cozinha.
13. Além disso, a sala de jantar também merece ser decorada.
14. A cozinha é um lugar estratégico para se ter um jardim vertical. Isso porque as espécies que compõem o ambiente servem também para o preparo dos alimentos.
15. O suporte utilizado para abrigar as plantas merece atenção na hora de planejar a decoração do ambiente. Neste caso, os vasos são da mesma cor da parede, oferecendo a sensação de um recurso 3D.
16. Está enganado quem acredita que um jardim vertical ocupa uma parede inteira. Seu único objetivo é cumprir uma função: decorar ou utilizar. Em alguns casos, os dois juntos.
17. Com a ajuda de um designer de interiores é possível criar diversas estruturas para sustentar seu jardim vertical, seja as que ficam expostas ou as escondidas atrás das plantas.
18. Os tons claros usados na decoração deste apartamento serviram de fundo para o pequeno jardim vertical. Como resultado, o verde fica destacado.
Banheiro
19. O banheiro é um ótimo lugar para adicionar plantas quando o morador não possui muito tempo de regá-las. Afinal, a umidade do cômodo auxilia na hidratação.
20. De forma discreta, este jardim foi posicionado acima do espelho do banheiro usando apenas um tipo de planta.
21. Quem é fã de flores também pode ter um jardim vertical. Uma dica, neste caso, é conhecer uma planta que sobreviva apenas com uma iluminação natural indireta.
22. Que tal fazer toda a decoração do banheiro com recursos naturais? O jardim, as madeiras formando uma trilha e as pedrinhas irão deixar seu banho muito mais relaxante.
23. Ter um jardim ao lado da área de banho exige alguns cuidados com a planta escolhida. Por exemplo: se ela gosta ou não de umidade e se a área onde ela ficará terá sol ou não.
24. A poda é uma atividade que deve ser feita regularmente em qualquer jardim, especialmente quando este fica dentro de casa e compromete a visão de alguma área, como o espelho.
Varanda
25. “Um jardim vertical traz cor, vida e aconchego ao seu ambiente”, explicam os profissionais da Verdart Paisagismo.
26. Para trazer frescor para a varanda gourmet desse projeto, Ieda e Carina Korman se valeram do jardim vertical de plantas naturais.
27. Se você mora em um apartamento, vale a pena utilizar a pequena sacada para ter um jardim. Como resultado, ele não comprometerá o espaço disponível.
Sonha com uma varanda gourmet? Confira: casa – 25 modelos dentro e fora de casa com inspirações de decoração.
28. Uma varanda fechada por vidro, também pode ser utilizada para abrigar um jardim. Por outro lado, é preciso estar atento na escolha das plantas para que elas se adaptem ao local.
29. As plantas mais escuras ajudam a realçar os móveis claros. Além disso, ter um jardim vertical não exclui a possibilidade de acrescentar outras plantas no local.
30. Com planejamento, é possível reunir diversas espécies em uma única parede, formando um espaço com diferentes modelos e texturas.
31. A parede de tamanho reduzido permite que se tenha um jardim que ocupe toda sua extensão sem precisar de muitas plantas.
Confira também: 17 dicas para comprar seu casa.
Jardim vertical no quintal
32. Que tal criar faixas com vários tons de plantas para um muro decorado?
33. Por outro lado, uma ótima ideia é mesclar um revestimento luxuoso com uma moldura de plantas.
34. Para quem tem piscina em casa com cascata na parede, pode incrementar a área adicionando um jardim vertical.
35. Entretanto, se a cascata for no chão, decore o muro de trás.
36. Além disso, para dar um toque luxuoso à decoração, aposte em vasos de plantas grandes.
37. Se você possui um cantinho exclusivo para cuidar das plantas, que tal unir seu jardim atual com uma versão na vertical?
38. A divisória dos espaços serviu para abrigar um jardim vertical que conta com diversas espécies.
39. Por outro lado, dizem que a entrada da casa deve ser a parte mais bonita, afinal, ela será a primeira impressão da visita. Por isso, neste exemplo existem colunas de jardim vertical separados em blocos por uma cerca de madeira.
Jardim vertical com piscina
40. Se o seu quintal é grande e o muro é muito cumprido para fazer um jardim vertical que o cubra por inteiro, aposte em faixas verticais espaçadas.
41. A pequena área de lazer possui um jardim inacessível por estar na beira da piscina. Como resultado, é preciso escolher espécies que não soltem muitas folhas e comprometam a limpeza da piscina.
Jardim vertical colorido
42. Há quem acredita que o jardim vertical é monocromático e só existe na cor verde. Porém, a escolha das cores certas formam um lindo jardim colorido na parede na sua casa.
43. Neste caso, são vários tons de verde e roxo que compõem o jardim vertical de modo que ele fique chamativo, alegre e descontraído.
44. Por outro lado, para quem prefere as cores mais escuras, aposte no roxo para formar uma linha diagonal no meio do verde.
45. Este jardim possui suculentas que estão dentro de uma moldura. Além disso, a vantagem destas plantas é que, além de serem pequenas, possuem várias cores e são fáceis de cuidar.
46. As listras coloridas formam um lindo e organizado jardim vertical. As espécies foram escolhidas separadamente a partir de seu tom, de modo que cada uma possua cor única.
Home office
47. Além disso, que tal deixar o local de trabalho mais bonito e leve?
48. No ângulo abaixo é possível ver a visão ao lado do home office com o jardim vertical.
49. Uma alternativa para grandes escritórios é usar o jardim vertical como divisória das mesas.
Por fim, veja ainda: 20 modelos criativos para organizar os calçados usando uma casa.
Fonte: fashionbubbles