Se você acessou esta matéria é porque você pretende adicionar o azul na decoração da casa, certo? Além disso, é possível também que você já tenha alguns elementos desta cor mas ainda não sabe muito bem como explorá-lo em um ambiente.
Fato é que o azul é uma das cores mais pedidas para decorar qualquer tipo de ambiente. Afinal, é uma cor que cai bem em todos os cômodos como sala, quarto, cozinha, banheiro e home office. Isso se deve ao fato de que a cor remete ao céu e a água, ou seja, simboliza o infinito.
Como resultado, é a cor perfeita para trazer harmonia, tranquilidade, espiritualidade e serenidade na decoração.
Porém, por ser uma cor fria, é preciso usá-la com cautela. Isso porque quando usada de forma errada pode transmitir frieza e monotonia. E com certeza não é esse o resultado que queremos, não é mesmo?
Então, para que você aprenda a usá-la com criatividade e personalidade, separamos 35 modelos para você se inspirar.
Azul na decoração da sala
Uma das tendências de decoração 2023 é inserir cores nos detalhes da casa. Assim, os moradores investiram em um tapete de formato geométrico combinando com as almofadas que se destacam em meio aos tons neutros.
A forma mais comum se usar uma cor de destaque na decoração é pintar a parede. Portanto, em um home office, vale a pena pintar também os nichos para criar um espaço harmônico.
Neste caso, como todas as paredes do cômodo são azuis, os moradores resolveram pintar a porta na mesma cor. Como resultado, houve continuidade entre as paredes.
Por outro lado, se o tom escolhido for um pouco mais escuro, o ideal é investir em quadros, relógios ou macramês claros. Assim, além de quebrar a monotonia, você fará pontos de claridade e destaque no cômodo.
Existem vários tons de azul na decoração. Dentre os mais conhecidos estão o azul marinho, azul turquesa, azul royal, azul Tiffany e azul bebê. Para escolher a tonalidade ideal para seu cômodo, avalie qual deles torna o ambiente mais tranquilo de acordo com o seu gosto.
Além disso, uma outra forma de adicionar azul na decoração é por meio de um móvel. Nesta sala de estar, o escolhido foi o sofá. Este tipo de toque colorido é ideal para quem enjoa com facilidade de cores chamativas.
Uma opção ainda mais discreta é colocar poltronas azuis na sala. No entanto, é preciso que o restante da decoração seja feito com cores que combinam com o azul. Por exemplo, o branco e a madeira são cores neutras que servem de base para itens coloridos.
Por outro lado, uma dica interessante é investir em um cômodo com base de cores claras e adicionar pontos de destaque zuis. Neste caso, o projeto da arquiteta Carina Dal Fabbro, a referência utilizada foi um universo praiano que integrou a sala de estar e jantar.
Além disso, que tal deixar os brinquedos em exposição? A ideia da arquiteta foi colocada em prática por meio de uma parede com nichos assimétricos em tons de azul.
Para dar destaque em uma única parede, aposte na que fica atrás do sofá ou a da televisão. Assim, a decoração azul não passará despercebida.
Sala de jantar
A madeira é um elemento que combina muito bem com o azul. Afinal, ambos os tons remetem a natureza. Como resultado, são muito utilizados na decoração de casa de praia.
Este projeto da arquiteta Marina Carvalho ganhou um cloffice integrado na área social do apartamento. Basicamente, se trata de um armário que hospeda o escritório de uma forma confortável e super estilosa. Assim, ao fechar as portas, no final do expediente, a bagunça ficará toda escondida.
Quarto azul
Uma das cores 2023 é o Vining Ivy, da Tintas Renner. Sendo assim, se o objetivo é seguir a tendência de decoração, aposte em um tom azul na parede do quarto.
Além disso, uma excelente combinação para quarto é o azul com a madeira. Assim, a cor oferece a tranquilidade do mar enquanto a madeira garante o aconchego.
Por outro lado, para dar um toque de vivacidade e instigar a criatividade e imaginação, insira toque de laranja.
Quer inovar na decoração? Então aposte em uma parede meio a meio. Para dar contraste sem ficar enjoativo, adicione um tom neutro.
O quarto é o cômodo preferido dos brasileiros para adicionar azul na decoração. Isso porque é o ambiente onde a tranquilidade é prioridade. Por isso, é mais comuns os detalhes coloridos do que uma parede inteira. Neste caso, a obra destacada é a cabeceira da cama.
Uma outra forma de dar um toque de vivacidade e cor é por meio da roupa de cama. A vantagem é que ela pode ser substituída por outra cor sempre que você enjoar. Além disso, agrega conforto à sensação de tranquilidade oferecida pela cor.
A regra do móvel colorido também é muito bem-vinda. Um dos mais simples de acrescentar na decoração é a mesinha de cabeceira. Afinal, você mesma pode usar um pouco de tinta um papel adesivo para fazer essa customização.
Porém, se você não abre mão de uma parede colorida, não se preocupe! A dica, porém, é usar um tom de azul na decoração que seja mais claro. Isso é importante, principalmente, para ambientes pequenos para não dar a impressão de que o espaço é ainda menor.
Este dormitório duplo mostra como a cor de uma parede pode substituir elementos, neste caso, serviu como uma cabeceira de cama visual. Este quarto foi projetado pela arquitete Carina Dal Fabbro.
Quarto infantil
É claro que não poderíamos deixar de falar sobre azul na decoração de quarto infantil. Afinal, é uma das cores mais pedidas.
Neste espaço, a criatividade é quem manda. Por isso, fazer desenhos com azul na parede é uma excelente ideia. Desta forma, além de dar personalidade ao ambiente, despertará a criatividade dos pequenos.
E por que não variar em tons de azul? Neste caso, as prateleiras, o nicho e a cômoda deram vida ao espaço.
O céu é uma temática versátil e unissex para usar na decoração infantil. Por isso, fazer uma parede estrelada pode ser o diferencial que estava faltando. Além disso, a cor é muito indicada para quartos de bebê por oferecer conforto e tranquilidade.
Que tal uma parede geométrica? Assim, é possível mesclar diferentes tons de azul na decoração. Como resultado, o quarto infantil ficará harmônico e cheio de personalidade.
Azul na decoração do banheiro
O banheiro ou lavabo precisa ser um espaço acolhedor. Por isso, que tal apostar em uma parede inteira com azulejos azuis? Além disso, para dar um charme, vale a pena brincar com a posição e o formato deles.
Neste banheiro, além dos armários azuis, os moradores tiveram uma ideia inovadora: pintar a grade do box no mesmo tom de azul. Como resultado, os elementos ficaram combinando de uma forma leve e super estilosa.
Depois de um dia cansativo, tudo que precisamos é um banho tranquilo e relaxante, não é mesmo? Por isso, apostar no azul na decoração do banheiro é uma ótima ideia!
O recurso de fazer meia parede de azulejo tem sido muito utilizada. Afinal, além de ser bem mais barata também permite usar a criatividade para adicionar com de uma forma muito mais simples.
Em banheiros pequenos é muito importante que haja a maior quantidade possível de elementos de cor neutra. Afinal, elas oferecem a sensação de amplitude. Por outro lado, nada te impede de dar vivacidade através de elementos decorativos, como a planta para banheiro, ou o gabinete.
Com a cuba de apoio e o gabinete em pedra formando estar combinação clássica de preto e branco, o que chama a atenção e fez toda a diferença foi o papel de parede. Os contrastes do azul com o padrão de círculos na estampa oferecem profundidade ao lavabo.
Azul na decoração da cozinha
O azul costuma ser uma cor democrática em qualquer ambiente. Isso porque é difícil quem não goste das diferentes tonalidades.
Nesta cozinha, por exemplo, os moradores apostaram em parte dos armários coloridos.
Além disso, diferente do quarto e do banheiro, o azul pode ser utilizado em grande parte da cozinha, independente de seu tamanho.
Por outro lado, também é viável ter armários brancos e azulejos azuis na parede. Como resultado, o espaço decorado será destacado.
A vantagem deste método é que por mais que o azul na decoração seja escuro, não há problemas. Afinal, outros elementos claros deixarão o ambiente mais leve.
Fonte: fashionbubbles