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Educação

Curso prepara pessoas surdas para ingresso em mestrado

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(UFMT), Câmpus de Cuiabá,  conta com um  projeto de extensão marcado pela inclusão. O “Libras no Mestrado”, curso preparatório para comunidade surda que usará a língua de sinais para instrução é desenvolvido pelo Instituto de Linguagens (IL) da Instituição, e conta com a participação de  mais de 40 graduados e professores que atuam com o ensino na educação básica. A ação tem o total de 50h, e conta também com a participação de -alunos e professores de outras instituições.

O coordenador e idealizador do projeto, professor Josué Shimabuko da Silveira Junior, explica que a ação vem ao encontro da necessidade de preparar os egressos do curso de licenciatura em Letras Libras da UFMT, bem como demais estudantes surdos, para a continuidade dos estudos nos cursos de pós-graduação. 

“Assim como professor, entendemos a importância da realização desse curso de preparação e organização necessárias para os estudantes surdos que desejam prestar os processos seletivos. É preciso compreender a importância da organização do currículo lattes, editais das provas, as bibliografias, provas de proficiências em línguas, da seleção mediados pela língua de sinais”, explica, complementando que o objetivo é fazer com que os participantes possam compreender todos os requisitos para disputar uma vaga nos mestrados, bem como esclarecer dúvidas.

O professor conta também que o projeto se inspira em um curso ofertado na UFMT. “Anualmente a Universidade realiza um curso que prepara os servidores para o ingresso em mestrados e doutorados. Achei interessante e percebi que precisávamos ter algo voltado aos surdos. Em muitos  processos de seleção dos candidatos há poucas informações em Libras sobre os programas e pouco acesso para entender e tirar dúvidas. A maioria são divulgados em português com prazos curtos”, conta sobre o projeto que apoia o egresso de pessoas surdas nos programas de mestrado da instituição.

Como convidados a atividade terá a participação do professor Marcos Alexandre Marquioto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a egressa e surda, Ana Carolina Raimundo Silva, mestranda no Instituto Federal de Goiás (IFG) e também da professora da UFMT, Reany de Oliveira Kogut. Também participam do projeto de extensão as professoras professoras do curso de Letras Libras da Universidade,  Tatianne Fernanda Lopes Hardoim e Rayane Thaynara Santos, e a graduanda e monitora, Fransuele Franca da Silva, também surda.

Acesso  e inclusão na Universidade

Para Josué Shimabuko da Silveira Júnior, muitos avanços no que diz respeito aos direitos da pessoa surda e em geral das demais deficiências têm sido desenvolvidos na UFMT, como o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) que tem atuado fortemente nas políticas institucionais. Ele conta ainda que desde a criação do curso de Letras Libras até o presente momento, essa comunidade vem conquistando espaço,  como reflete a normativa que trata de Políticas Linguísticas na instituição bem como a resolução que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade.

“Essa ano o curso de Letras Libras formará sua oitava turma de graduados e a preocupação agora é que a Instituição se prepare para estimular que esses egressos acessem a pós-graduação. Abrimos 42 vagas para esse curso que estamos tratando como um projeto piloto. Dessas, 30 são para pessoas surdas, 10 para ouvintes, uma  para quilombola e outra para indígena”, explica complementando que houve rápido preenchimento delas e que a maioria dos participantes são de fato egressos de cursos da UFMT.

O curso será acontece no laboratório de línguas do IL, as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21, termina no dia 23 de outubro. Mais informações podem ser obtidas via e-mail josue.junior@ufmt.br


 

Fonte: leiagora

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