A Volkswagen comprou quase 5% da fabricante chinesa de carros elétricos Xpeng. A montadora alemã investiu cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,3 bilhões) e fechou uma parceria estratégica para desenvolver dois novos modelos.
As empresas unirão forças para desenvolver dois carros elétricos de médio porte da marca Volkswagen para o mercado chinês. Os modelos devem ser lançados em 2026, segundo a montadora alemã.
Leia mais: Volkswagen foca os elétricos e anuncia investimentos no Brasil
O anúncio impulsionou as ações da Xpeng, que saltaram mais de 30% nesta quinta-feira, 27, em Hong Kong, liderando uma ampla alta nas ações chinesas de carros elétricos.
Mercado de veículos elétricos
A China é o maior mercado individual da Volkswagen, respondendo por cerca de 40% de suas vendas globais e metade de seus lucros.
A empresa alemã enfrenta vendas fracas e concorrência acirrada de rivais locais, como BYD e Tesla — líder global no mercado de carros totalmente elétricos.
“A Volkswagen está acelerando o ritmo de sua transformação na China, onde o grupo pretende permanecer entre as três maiores do mercado”, informou a empresa em comunicado.
A companhia reportou queda de 14,5% em suas vendas na China no primeiro trimestre do ano, com uma leve recuperação em abril e maio.
Leia também: Volkswagen troca suspensão de contratos por férias coletivas no Brasil
Fonte: revistaoeste