Sophia @princesinhamt
Economia

Tupperware entra em processo de recuperação após 82 anos de mercado: entenda o que aconteceu

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A entrou com pedido de recuperação judicial nos , devido ao acúmulo de dívidas provenientes da queda nas vendas e à intensificação da concorrência, situação que enfrentava havia anos. 

A empresa, que possui ações na bolsa, declarou ter entre US$ 500 e US$ 1 bilhão (R$ 2,75 bilhões a R$ 5,5 bilhões) em ativos, enquanto seus passivos variam de US$ 1 bilhão a US$ 10 bilhões (R$ 5,5 bilhões a R$ 55 bilhões), conforme o processo judicial.

Com o processo de recuperação judicial, previsto no capítulo 11 da Lei da Falência dos EUA, as podem resolver seus problemas financeiros por meio de reestruturação. “Este processo tem o objetivo de nos fornecer flexibilidade essencial à medida que buscamos alternativas estratégicas para dar suporte à nossa transformação em uma empresa digital-first, liderada por tecnologia”, disse Laurie Ann Goldman, CEO da Tupperware Brands Corporation.

Com mais de 80 anos de história, a empresa busca o aval do tribunal para manter suas operações durante o processo de recuperação judicial e facilitar a venda de seus ativos para pagar dívidas.

A Tupperware, que liderou o de armazenamento de alimentos por décadas, já havia demonstrado incertezas sobre sua capacidade de continuidade desde 2020. Em junho deste ano, cogitou encerrar as atividades de sua única fábrica nos EUA e dispensar cerca de 150 funcionários.

https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/tupperware.htmlhttps://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/09/tupperware.html
Https://Diadeajudar.com.br/Wp-Content/Uploads/2024/09/Tupperware.html

Por meses, a companhia negociou com credores para administrar uma dívida que ultrapassa US$ 700 milhões (R$ 3,85 bilhões). Embora os credores tenham aceitado aliviar parte desse montante, a situação financeira da empresa continuou a se agravar.

Tupperware é criada em 1946

Criada em 1946 por Earl Tupper, a marca alcançou grande popularidade ao lançar produtos plásticos com um inovador selo flexível hermético. Seus itens se tornaram presença constante nos lares dos EUA, principalmente graças a festas de vendas realizadas nos subúrbios.

No entanto, à medida que essas festas se tornaram raras e a concorrência cresceu, a demanda por seus produtos caiu. A empresa não conseguiu acompanhar as mudanças no varejo nem o novo comportamento dos consumidores, que passaram a preferir compras on-line.

Mesmo em 2022, a Tupperware ainda dependia de 300 mil vendedores diretos, mas os consumidores optavam cada vez mais por produtos similares, muitas vezes mais baratos, oferecidos em plataformas como Amazon e Walmart. Além disso, alternativas mais ecológicas começaram a ganhar força entre aqueles que queriam evitar o uso de plásticos.

Em 2023, a empresa foi afetada pela febre das ações de memes, o que elevou artificialmente o valor de suas ações, mascarando seus problemas internos.

Mesmo com a troca de CEO, a situação não apresentou melhoras significativas. Em junho, a Tupperware voltou a considerar o fechamento de sua fábrica nos EUA e as demissões, medidas que não conseguiram reverter a crise.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.