O método de transferência de dinheiro via Documento de Ordem de Crédito (DOC) será encerrado no país, a partir das 22 horas desta segunda-feira, 15. A anunciou que os bancos também vão descontinuar as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para o pagamentos de funcionários.
+ Leia mais notícias de Economia no site da Revista Oeste
O prazo para agendamento por meio do DOC é até o dia 29, quando a Federação encerra definitivamente o sistema. Na mesma data, acaba o prazo para os bancos processarem todos os agendamentos dos seus clientes.
De acordo com Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de pagamento ocorreu devido à falta de interesse dos usuários em utilizá-las.
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020. O mais recente modo de transferência monetária é instantâneo e gratuito, funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, sendo o mais popular meio de pagamento entre pessoas físicas e jurídicas.
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos”, explica Walter Faria. “Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”.
DOC é o serviço menos usado
Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que o número de transações no primeiro semestre de 2023:
- 37 bilhões de operações feitas no país em 2023;
- Pix: 17,6 bilhões;
- cartão de débito: 8,4 bilhões;
- cartão de crédito: 8,4 bilhões;
- boleto: 2,09 bilhões;
- TED: 448 milhões
- cheques: 125 milhões de operações; e DOC: 18,3 milhões de operações (0,05% do total).
Fique atento aos prazos
- 15/1/2024, às 22 horas: prazo limite para envio ou agendamentos de DOC e TEC, com data de até 29/2/204. A partir desta data, os bancos deixarão de ofertar os serviços de DOC e TEC aos clientes;
- 29/2/2024: data limite para o processamento dos agendamentos enviados pelos clientes pelas instituições financeiras. Também é o prazo final para o fechamento pelos bancos dos sistemas de recebimento e processamento do DOC/TEC.
Fonte: revistaoeste