O futuro é logo ali! A gigante automobilística Toyota testou pela primeira vez no Japão um carro voador. A ideia joga ainda mais luz sobre o mercado futurístico de táxis voadores!
Se uma viagem de Tóquio para Shizuoka leva até duas horas em um veículo rodoviário, com o eVTOL da Joby Aviation, em parceria com a Toyota, a mesma viagem seria reduzida para 25 minutos. Ao longo de uma semana, foram vários voos de exibição, todos com sucesso.
Em comunicado, a empresa disse que as operações comerciais de passageiros já estão planejadas para o ano que vem. “Nosso primeiro voo é um marco significativo em nossa jornada para tornar as viagens aéreas limpas uma realidade cotidiana”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.
Primeiro fora dos EUA
O voo do eVTOL no Japão é o primeiro fora dos Estados Unidos. O evento ocorreu nas instalações da Toyota, em Shizuoka.
Presente no local, Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da toyota motor Corporation, disse que pensar na mobilidade nesta área é também transformar a ‘sensação de distância e tempo’.
“É abriu um futuro com a nova opção de mobilidade aérea que enriquecerá ainda mais a vida de muitas pessoas.”
Leia mais notícia boa
Como funciona
O táxi aéreo elétrico da Joby foi projetado para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até aproximadamente 320 km/h.
Além de ser sustentável, o veículo produz bem menos barulho do que um helicóptero, reduz o impacto ambiental e pode reduzir congestionamentos do tráfego.
Projetado para operações de curto alcance, os eVTOL são veículos de decolagem e pouso vertical.
Ao redor do mundo, diversas empresas estão em uma verdadeira corrida para que, o mais rápido possível, a tecnologia esteja disponível para a sociedade.
Investimento astronomico
Desde o início da parceria da Toyota com a Joby, o investimento já passa de US$ 400 milhões.
Agora, uma nova injeção de US$ 500 milhões foi anunciada e será dividida em duas partes iguais: a primeira ainda em 2024, enquanto a segunda deverá ser paga no ano que vem.
“A Toyota já investiu na Joby em várias ocasiões, mas, mais importante, eles estiveram ao nosso lado em nossas instalações. Eles nos ajudaram a projetar ferramentas. Eles nos aconselharam sobre o layout de nossas fábricas. Eles até fornecem peças que vão na aeronave”, finalizou JoeBen.
Veja como foi o teste:
Fonte: sonoticiaboa