A rede de academias Smart Fit anunciou, nesta terça-feira, 16, a aquisição da , maior rede de estúdios de spinning do Brasil, por R$ 183 milhões.
A compra diversifica ainda mais os serviços oferecidos pela rede, que já inclui academias com especialização em treinos de alta intensidade, pilates e boxe.
Fundada em 2014, a Velocity conta com 82 unidades, das quais 77 são franquias. Nos últimos 12 meses, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 35,6 milhões e um lucro líquido de R$ 10,1 milhões.
Conforme o comunicado ao mercado, a compra vai permitir à Smart Fit expandir sua oferta no segmento de estúdios fitness.
detalhes da operação financeira da Smart Fit
Atualmente, a Smart Fit conta com 23 unidades nessa área. A rede de academias opera sob marcas como Race Bootcamp (treino de alta intensidade e funcionais), Tonus Gym (musculação), Vidya (yoga), Jab House (boxe e treino funcional) e One Pilates (pilates).
O pagamento dos R$ 183 milhões será dividido em etapas.
- R$ 163 milhões no fechamento da transação;
- R$ 10 milhões liberados a partir de três meses depois da conclusão do negócio até o sexto mês; e
- mais R$ 10 milhões condicionados ao cumprimento de metas contratuais, com pagamento não antes de 12 meses depois do fechamento.
O grupo Smart Fit fechou o primeiro trimestre com 4,8 milhões de matrículas nas academias ou nos estúdios de outras modalidades. O valor representa uma alta de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo os resultados financeiros da empresa.
O número de academias, ao considerar as redes Smart Fit, Bio Ritmo e O2, chegou a 1,4 mil. Cerca de metade dessas unidades fica no Brasil, enquanto 320 estão no México.
As demais se espalham por Argentina, Chile, colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai, peru, Uruguai, El Salvador, Equador, Guatemala, República Dominicana e Honduras. Os estúdios somavam 23 unidades, no fechamento do primeiro trimestre.
Estrutura da compra
A compra será realizada por meio das subsidiárias da Smart Fit, a Racebootcamp Academia de Ginástica e a Escola de natação e Ginástica Bioswim. O negócio não requer aprovação da assembleia-geral da empresa.
Segundo o diretor de operações da Smart Fit, Diogo Corona, a aquisição da Velocity é o último passo de uma estratégia de consolidar a empresa como um grupo do setor de atividades físicas, com marcas que reúnem diferentes modalidades esportivas.
Fonte: revistaoeste